Relato 01 – 06/09/2013

Hoje foi meu primeiro dia no ensino fundamental do colégio Flavio Ferreira da Luz. Observamos as turmas de 7º anos, bem como a configuração do colégio como um todo: gostei da biblioteca de que os alunos dispõem e da sala de informática, pena saber que nem todos os comutadores funcionam. Também nos apresentamos para os alunos. Eles já conheciam o projeto e ficaram animados ao saberem que continuávamos na escola. E eu também!

 

Relato 02 – 13/09/2013

Nosso segundo dia de observação teve como foco o aluno. Achei-os muito mais novos do que esperava, também são muito agitados e com muita energia para gastar. É um desafio descobrir formas de canalizar toda essa energia e coordenar as atividades com essa galerinha da melhor forma. Por isso é ótima a oportunidade que o e o projeto nos dá de inserção na dinâmica escolar.

 

Relato 03 – 20/09/2013

Voltamos à escola pela 3º vez, agora para observação focada na relação dos alunos com a professora e como esta atua em sala de aula. Hoje pudemos entender melhor a dinâmica de sala de aula e alguns dos desafios da rotina de um professor. A aula de hoje rendeu muitas reflexões.

 

Relato 04 – 27/09/2013

Hoje corrigimos algumas das atividades produzidas pelos alunos. Pudemos conhecemos melhor os mecanismos que nossa supervisora usa para avaliar os alunos e debatemos formas de avaliar do rendimento da turma.

 

Relato 05 – 04/10/2013

Hoje foi nossa primeira regência e o tema foram as profissões. Nossa intenção era levar para sala dois gêneros: o vlog e os classificados. Como ainda não faz parte da rotina dos alunos procurarem emprego, trabalhamos os classificados de forma lúdica. Já para o vlog, tínhamos a intenção de levar aos alunos um material que lhes ajudasse a perceber sua autonomia, que eles podem encontrar muitas coisas na internet de acordo com que lhes interessasse mais. Mas, infelizmente, esbarramos na dificuldade do uso das tecnologias na escola, que nem sempre funcionam como queremos. No entanto, apensar desta dificuldade, os resultados foram bem positivos.

 

Relato 06 – 22/10/2013

Colégio novo! Agora estamos no Paulo Leminski com turmas de CELEM. Sentiremos saudade do Flávio Ferreira da Luz, mas a possibilidade de vivenciarmos o ensino em diversos contextos é uma das melhores experiências que o PIBID nos proporciona. Como esperávamos, há uma diversidade enorme nas turmas, o que é muito legal. Estamos muito animados com essa nova experiência.

 

Relato 07 – 29/10/2013

Hoje os alunos estavam bem mais a vontade com nossa presença. Uma hora a professora colocou todos nós, bolsistas e alunos, para fazer uma atividade juntos. Achei super produtivo e espero que cada vez mais possamos participar nas aulas.

 

Relato 08 – 05/11/2013

Hoje a aula começou com uma dinâmica para introduzir o pretérito perfecto compuesto. É muito legal observar como cada aluno se comporta durante a atividade, entender melhor a heterogeneidade da turma e já podermos identificar características individuais de cada aluno.

 

Relato 09 – 12/11/2012

Hoje os alunos fizeram uma avaliação. Observá-los me permitiu refletir e entender melhor sobre o espaço que o uso de dicionários e outros materiais de consulta devem ocupar nas aulas de línguas estrangeiras. Também conversamos sobre a nossa regência, que será na próxima semana. Já estou ansiosa.

 

Relato 10 – 19/11/2013

Hoje foi nossa primeira regência no CELEM e último dia de aula com essas turmas. A atividade consistia na escrita de memórias em um álbum de fotografia, o que possibilitou por em prática os tempos verbais que até então os alunos vinham aprendendo. Os alunos produziram textos interessantíssimos e essa atividade propiciou um ambiente de maior interação entre eles. Vou sentir saudades.

 

Relato 11 – 10/03/2014

Voltamos ao Paulo Leminski com duas turmas novas. Logo notamos que a configuração das turmas está bem diferente em relação a que vínhamos observando ano passado: desta vez as turmas são compostas mais por adolescentes e pré-adolescentes, também há mais alunos em cada uma delas.

 

Relato 12 – 17/03/2014

Hoje a professora treinou os numerais com os alunos de uma forma lúdica: jogando bingo - e nós também participamos do jogo! Os alunos gostaram muito, principalmente os alunos da segunda turma.

 

Relato 13 – 31/03/2014

Semana passado não houve aula, então nos reunimos para confeccionar o material para fazer uma intervenção na sala de aula. A professora Sonia iniciou as aulas com algumas atividades a partir da nossa intervenção. Muitos alunos ainda não possuem o material de aula, então as atividades hoje foram focadas na produção oral e compreensão auditiva.

 

Relato 14 – 07/04/2014

Hoje pudemos conhecer a biblioteca. Não encontramos obras em espanhol, nem dicionários, porém havia obras interessantíssimas de literatura hispânica traduzidas. Fizemos um levantamento desses livros e planejamos disponibilizar uma lista para os alunos. Também, a pedido da professora, falamos na primeira turma sobre o projeto tandem do Celim, os alunos mostraram-se muito interessados em participar! Sobre as aulas de hoje, é sempre um grande aprendizado ver nossa supervisora pondo em prática conteúdos que na graduação me pareciam tão complexos de se trazer para realidade escolar.

 

Relato 15 – 22/09/2014

Hoje fomos acompanhar os alunos do Ensino Médio na regência no Rio Branco sobre Frida Kahlo. Essa foi a hora de ficarmos atentos pra ver o que funcionaria - ou não - na nossa regência. Estávamos todos nervosos, pois essa foi uma regência que levamos bastante tempo preparando e que estivemos muito emprenhados por ser um tema do qual gostamos bastante. Aliás, por se tratar de uma figura tão emblemática das artes hispânicas, havia uma dose de insegurança quanto a que imagem nós transmitiríamos da artista aos alunos. As turmas do Rio Branco, brincadeirinhas à parte, foram participativas e estavam atentos à tudo o que os bolsistas falavam. A receptividade foi boa, isso ficou claro com os elogios que os bolsistas receberam ao final. No entanto, ficaram alguns pontos pra certarmos e o feedback dos alunos nos ajudará muito para as próximas regências.Fiquei ansiosa para que os alunos possam ir à exposição “Frida Kahlo – e suas fotografias” no MON. Tomara que dê tudo certo e que possamos acompanhá-los na visita.