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Como a minha página está com problemas para ser atualizada, criei uma nova página para postar os meus relatos semanais.
RELATO 94 – 05/12//2017
Observação no CEP das 13h50 as 15h30:
1ª aula, 6º A: Começo da unidade "Mi casa, mi hogar." Os alunos tiveram que ver fotos de casas e analisá-las de acordo com perguntas que constavam no livro didático. Quatro alunos apontaram, cada um, as vantagens de morar num edifício, casa flutuante, casa popular e casa na árvore. Em seguida, eles tiveram que escolher um cômodo da casa e mobiliá-lo.
2ª aula, 6º B: A professora havia começado a atividade descrita acima na aula anterior com essa turma, de modo que ela deu continuidade a ela: alguns alunos escolhidos por ela disseram como mobiliaram seus cômodos. Em seguida, fizeram uma prova auditiva em espanhol - houve problemas técnicos com o CD, de modo que a professora precisou repetir alguns áudios mais vezes do que o previsto.
RELATO 93 – 28/11//2017
Observação no CEP das 13h50 as 15h30:
1ª aula, 6º A: A professora aplicou uma pequena prova com consulta sobre o uso do gerúndio em espanhol. Em seguida, o bolsista que aplicou a regência sobre bullying leu algumas das respostas que os alunos escreveram numa atividade sobre a regência supracitada e sorteou um exemplar do livro “Extraordinário,” romance que eu origem ao filme que estreará em dezembro.
2ª aula, 6º B: Os alunos fizeram uma prova mais extensa e sem consulta – a prova feita na turma anterior já havia sido aplicada nessa. Muitos alunos tiveram dúvidas sobre questões que a professora explicou antes deles começarem a prova, ou seja, não prestaram atenção na explicação dela.
RELATO 92 - 21/11/2017
Aplicamos a regência de contação de história sobre o Día de los muertos no Colégio Paulo Leminski. Como havia mais alunos do que o esperado, não foi possível trabalhar o dia dos mortos em diferentes países, de modo que apenas a contação de história foi feita.
RELATO 91 - 14/11/2017
Observei aulas do CEP das 13h as 14h40.
1ª aula: O bolsista que está fazendo seu estágio obrigatório no PIBID deu continuidade à regência feita na semana anterior: num primeiro momento, os alunos leram o conto “La noche de los feos,” de Mario Benedetti. Em seguida, os alunos discutiram, numa espécie de roda de leitura, suas impressões sobre o conto – um aluno fez uma interessante comparação entre o casal protagonista do conto e os personagens Shrek e Fiona, do filme da DreamWorks. O bolsista entregou para os alunos uma versão incompleta do conto, em que faltava o final, e os alunos tinham que criar um final alternativo para a história. Contudo, devido ao tempo curto (50 minutos) os alunos apenas iniciaram a atividade e a continuaram na aula seguinte
2ª aula: Mesma atividade em outra turma, mas como eles estavam mais agitados, não foi possível separar a turma em duplas para que eles criassem novos finais. Dessa forma, fizemos apenas uma discussão oral cogitando novos finais. Houve um problema pontual nesse momento: os alunos sugeriram finais muito violentos e mórbidos, com violência gratuita, era visível que eles tinham apenas o intuito de “chocar” e chamar atenção da professora e bolsistas.
RELATO 90 - 07/11/2017
Observei aulas do CEP das 13h as 13h50 e das 14h40 as 15h30. A professora-supervisora cumpriu uma hora-atividade entre as 13h50 e 14h40.
1ª aula: hoje os alunos tiveram aula com um bolsista que também está fazendo o seu estágio obrigatório no PIBID. Num primeiro momento, os alunos assistiram um vídeo em que uma garota sofria bullying por ser a única da sala que fez um trabalho. Em seguida, o bolsista e os alunos discutiram o teor do vídeo, por que a menina foi discriminada, se os alunos da sala já sofreram/cometeram bullying, o que eles pensam do assunto etc. Após essa discussão inicial, eles assistiram o trailer de um outro filme chamado “Extraordinário,” que trata de um garoto que sofre bullying na escola por ter o rosto deformado após ter feito muitas cirurgias. Os alunos puderam, então, comparar o primeiro vídeo com esse trailer e discutir sobre outros filmes e livros em que a temática do bullying também aparece.
Na segunda aula, que foi aplicada em outra turma, o bolsista aplicou essa mesma aula. Contudo, após discussões feitas durante o horário da hora-atividade, ele conectou o teor dessa aula com aulas anteriores, criando assim uma espécie de pré-leitura. Os alunos estavam um pouco menos agitados que os da turma anterior, mas, ainda assim, houve alguns pequenos problemas de disciplina. Eu assisti apenas as primeiras aulas, por isso não vi a sequência dessas atividades nessas turmas.
RELATO 89 - 31/10/2017
Observei aulas do CEP das 13h as 13h50 e das 14h40 as 15h30. A professora-supervisora cumpriu uma hora-atividade entre as 13h50 e 14h40.
Hoje nós aplicamos, nas duas turmas, uma regência que tinha por intuito discutir com os alunos como o dia dos mortos é celebrado em vários países – inclusive nações não-hispanofalantes. Num primeiro momento, passamos para os alunos uma animação de aproximadamente dois minutos sobre o día de los muertos e então dividimos a sala em vários grupos, de modo que cada um discutiu esse dia num país diferente e, ao final da aula, um aluno de cada grupo expôs o que cada grupo conversou. É interessante observar como os alunos sempre se comportam de uma forma diferente quando a dinâmica da sala de aula é modificada – nesse caso, a divisão em grupos e a aula não sendo toda centrada na figura do professor. Também fiquei surpreso em ver a maturidade com que eles já lidam com o assunto – um aluno chegou a dizer: “nós (do Brasil) temos uma concepção de morte diferente.”
RELATO 88 - 24/10/2017
Observação no CEP das 15h50 as 17h30:
Aplicamos, nas duas turmas, uma regência que consistia numa contação de história sobre o Día de los muertos. Como o texto tinha o formato de um diário escrito por uma garota, a fase da pré-leitura foi feita com perguntas sobre o que é um diário e como os alunos registravam ideias e acontecimentos importantes – muitos citaram, além de diários, as principais redes sociais usadas por brasileiros, e eles conseguiram entender como as redes sociais têm também a função de um diário. Os alunos ficaram muito atentos durante a contação. Para a cena em que a garota-protagonista e seus amigos viam o altar na casa de seus vizinhos, criamos um altar típico dessa festividade, baseado em exemplos que encontramos na internet. Após a contação, conversamos com os alunos sobre a história e eles puderam traçar paralelos entre o nosso dia de finados e o día de los muertos mexicanos, observando semelhanças e diferenças. Para a pós-leitura, pedimos para os alunos escreverem textos curtos sobre essa conversa que tivemos em sala. Além disso uma bolsista se maquiou como uma caveira e distribuiu doces – balas e pirulitos – para os alunos.
Creio que foi uma atividade muito produtiva, pois a maioria dos alunos de ambas as turmas se mostraram interessados e participativos.
RELATO 87 - 17/10/2017
Observação no CEP das 13h as 14h40:
1ª aula: A professora permitiu que os alunos que estavam com nota baixa numa determinada atividade a fizessem de novo, pois quem a aplicou foi um professor que não é da área de espanhol, então ele não pôde sanar algumas dúvidas que os alunos tiveram no dia. Além disso, a professora deu continuidade à temática dos esportes, assunto trabalhado em aulas anteriores. Os alunos estavam muito dispersos, mas o volume das conversas não eram tão alto.
2ª aula: a professora aplicou, em outra turma, a mesma aula descrita acima. Contudo, a turma estava mais calma e participativa, o que fez com que a aula fluísse mais tranquilamente.
RELATO 86 - 10/10/2017
Observação no CEP das 13h as 14h40:
1ª aula: A professora fez a correção, junto com os alunos de uma prova feita anteriormente. Além disso, a professora escreveu no quadro um modelo de bilhete para que os alunos copiassem em seus cadernos e pedirem para os seus pais assinarem - esse bilhete informava todas as notas que os alunos já tinham nesse nesse bimestre. Foi uma aula complicada por que os alunos ficaram bem agitados após o recebimento de seus resultados, então a professora precisava pedir com frequência para que eles se calassem.
2ª aula: A professora aplicou, em outra turma, a mesma aula descrita acima. Os alunos também ficaram muito agitados após receberem as suas notas e ela também precisou pedir várias vezes por silêncio.
RELATO 85 - 03/10/2017
Não fomos às escolas e também não fizemos a nossa reunião regular nessa semana, pois todos fomos na SIEPE.
RELATO 84 - 28/09/2017
Eu e mais duas bolsistas aplicamos, hoje, a regência “Heroínas de hispanoamérica” numa turma de CELEM do CEP, a pedido de uma das professoras-supervisoras do projeto. Como nós já aplicamos essa regência em outra ocasião – no começo do ano no Colégio Paulo Leminski , creio que todos nos sentimos mais confiantes e seguros em fazê-lo. Os alunos pareceram um pouco tímidos no começo da aula, mas creio que isso aconteceu por que hoje foi o dia em que eles nos viram pela primeira vez e, portanto, nunca tiveram aulas conosco antes. Contudo, a medida em que a aula progredia, eles se soltavam e se mostravam mais à vontade. Como eles não tiveram tempo de escrever o texto final em sala, pedimos para que eles o escrevessem, entregassem às professoras na aula seguinte e elas ficariam então responsáveis por repassá-los para que nós, bolsistas, possamos corrigi-los.
PS: Como essa semana as professoras do ensino fundamental fizeram planejamento pedagógico na terça-feira, nós não observamos as aulas do sexto ano, conforme fazemos normalmente.
RELATO 83 - 19/09/2017
Observação no CEP das 13h50 as 15h30:
1ª aula, 6ºB: cinco alunos que faltaram na aula anterior fizeram a prova hoje. Para começar a aula, a professora fez uma dinâmica em que os alunos falaram sobre os esportes que praticam, depois eles tinham que falar sobre os benefícios de fazê-lo e quais características uma pessoa que pratica esportes deve ter – a medida que eles falavam, a professora escrevia na lousa, em português, as respostas deles. A sala como um todo estava muito participativa durante essa atividade. Em seguida, ela pediu para eles lessem um texto no livro didático sobre esse assunto e marcassem as palavras que, por não entenderem o que ela significava, eles não conseguiam compreender o restante da frase.
2ª aula, 6ºA: Os alunos responderam, em seus cadernos, questões relacionadas ao texto sobre esportes – em seguida, falaram em voz alta e a professora anotou as principais respostas na lousa. Em seguida, eles fizeram um exercício do livro didático que consistia em relacionar imagens de pessoas praticando um determinado esporte com razões pelas quais alguém deve praticar esportes. A professora pediu que eu e uma outra bolsista fôssemos à biblioteca pegar dicionários de espanhol para os alunos, mas não pudemos fazê-lo por razões burocráticas, pois o sistema de empréstimo de dicionários para professores mudou. Creio que é interessante vivenciar esses momentos para que nós, enquanto professores em formação, possamos ter uma noção maior de como é a rotina de uma escola. Também houve outro momento atípico nessa aula: uma professora de outra disciplina entrou na sala para passar um recado à turma e as duas professoras conversaram sobre o ensalamento da sala, que uma terceira professora mudou. Elas disseram para a sala que esse ensalamento seria somente na aula da professora em questão e percebi que esse assunto deixou os alunos chateados, pois alguns deles não gostaram dessa mudança.
RELATO 82 - 12/09/2017
Observação no CEP das 13h as 14h40:
1ª aula: outra prova sobre todo o conteúdo visto até agora. A professora pediu para que os alunos colocassem aspas e em português as palavras que eles não conheciam. Alguns estudantes tiveram dificuldade em compreender o que era dito no exercício auditivo e a professora o repetiu três vezes: as duas primeiras com pausas; a segunda, sem.
2ª aula: mesma prova na outra turma. Os alunos manifestaram mais dúvidas em relação aos enunciados do que na turma anterior. O áudio foi passado seguindo o mesmo esquema da turma anterior, os estudantes ficaram mais agitados durante esse exercício, pois tinham mais dúvidas.
RELATO 81 - 05/09/2017
Não fui a escola, pois estive no Seminário de Teoria Literária da Uniandrade. Para compensar a falta desse dia, observei aulas a mais antecipadamente e elas constam registradas no relato.
RELATO 80 - 29/08/2017
Fiz minha observação no CEP das 13h as 17h30*:
1ª aula, 6ºA: Como a professora pretendia aplicar uma prova na aula seguinte, ela fez uma revisão com os alunos sobre os dias da semana, meses do ano, horas e verbos vistos até então – para trabalhar parte desse conteúdo, a professora usou a música La semana, da banda Amperanoia. Houve poucas interrupções e problemas aleatórios nessa aula, apenas alguns pedidos para ir no banheiro e/ou beber água.
2ª aula, 6ºB: Mesmo conteúdo gramatical da aula e turma anterior. Os alunos estavam menos agitados, no entanto, o que fez com a aula terminasse mais rapidamente.
3ª aula, 6ºA: A avaliação foi aplicada, sendo ela uma prova com consulta e individual. Os alunos tiveram dificuldades para entender os ponteiros numa questão sobre as horas e a professora pediu para que lessem as opções – nós, bolsistas, também ajudamos a sanar dúvidas nesse sentido. Os alunos também tiveram algumas dúvidas pontuais quanto ao vocabulário, pois não sabiam o significado de algumas palavras, como navidad, ayer etc.
4ª aula, 6ºB: Mesma prova da turma anterior. A professora já começou a aula sanando dúvidas que surgiram na turma anterior, e esse talvez tenha sido um dos fatores para que essa turma terminasse a prova mais rápido. A turma ficou mais agitada depois da prova, apenas alguns alunos queriam participar oralmente de uma atividade que a professora desenvolveu depois que eles terminaram e ela tinha que, constantemente, tentar fazê-los voltar ao foco da aula.
* Como eu precisarei faltar na semana seguinte, já antecipei a minha reposição e observei aulas a mais nesse dia.
RELATO 79 - 22/08/2017
Nessa semana o CEP estava em meio à Semana de Integração, evento anual em que, em vez de ter aulas, as turmas se dividem e cada uma fica responsável por organizar uma exposição científica ou cultural diferente. Como se trata de uma semana atípica na escola, a professora-supervisora permitiu que circulássemos livremente pela escola e fôssemos onde quiséssemos ir. Desse modo, eu fui em quatro salas diferentes: a primeira foi o 6ºB, turma que acompanhamos normalmente. Com a ajuda da professora de geografia, eles fizeram uma exposição sobre a história do pão, contando sua trajetória ao longo da história e outras curiosidades, como suas diferenças de um país para outro etc. Também fui em outras três exposições: a do 9ºB, que contava a história do Cinema e Graphic novels, e como elas se misturam, a do 8ºB, que traçava as principais diferenças entre o capitalismo e socialismo e suas vantagens e desvantagens, e a do 1ºB (ensino médio), que contava a história da Guerra de Troia, com ênfase no descrito na Ilíada. O 6ºA fez uma apresentação com a professora de inglês as 16h, e eu não pude ir, pois fiquei na escola das 13h50 as 15h30.