Observação - 05 de dezembro de 2017

Observação no CEP

6A – 23 alunos: A professora pediu que os alunos utilizassem apenas livro, caderno e penal, e avisou-os que, na próxima quinta-feira, teriam recuperação. Os alunos que precisassem da nota da recuperação seriam chamados, e os outros poderiam fazer caso desejassem. Na continuação da aula foi trabalhada a unidade 05 – “Mi casa, mi hogar” -, discutindo-se, primeiro, a diferença entre “casa” e “hogar”. O início da unidade foi com um texto sobre Sebastião Salgado. A leitura foi iniciada pelo aluno Eduardo (uma boa leitura), e, em seguida, a professora discutiu o termo “desposeidos del mundo”. Continuando o trabalho no livro, foi feita uma análise da foto “casa na árvore”, constante no livro. Um dos alunos disse que as pessoas estariam construindo a casa por necessidade e a turma, aos poucos, concordou. Depois foram mostradas mais 4 tipos de habitações, e os alunos deveriam falar sobre cada tipo. Em seguida foi vista uma tirinha do Gaturro, depois “partes da casa e móveis”.

6B – 27 alunos: A aula iniciou com o mesmo exercício de “partes da casa e móveis”, com alguns alunos fazendo outra atividade que ficou atrasada. Em seguida, a etapa auditiva da prova, com a devolução das provas para o preenchimento. O exercício de áudio era sobre prática esportiva, o CD demonstrou alguns problemas mas foi possível realizar o teste.

 

Observação - 28 de novembro de 2017

Observação no CEP

6A – 28 alunos: No primeiro horário a professora não pôde chegar no horário, então prestei auxílio buscando o material no xerox e aplicando, junto com o Paulo, o exercício proposto (sobre gerúndio), ajudando os alunos com as dúvidas – com certa balbúrdia por parte dos alunos. Com a chegada da professora fomos à biblioteca buscar alguns dicionários, e então houve silêncio. Os alunos trabalharam na atividade e a entregaram.

6B – 29 aluno: Mesma atividade da turma A. Antes da atividade, uma breve explicação sobre o gerúndio. A professora deu 25 minutos para a realização da tarefa, com o uso de dicionários. Enquanto faziam o exercício, fomos buscar as fotocópias das provas, que o Pedro ficou grampeando, enquanto a Milena auxiliava os alunos. Após 30 minutos de aula, a professora concedeu um tempo para que Seul falasse sobre os resultados da atividade sobre bullying realizada na outra aula. Houve a leitura de algumas respostas que selecionamos durante a reunião, e o sorteio do livro “Extraordinário”.

Observação - 21 de novembro de 2017

Realização da semana cultural do Colégio Paulo Leminski. Neste dia fomos convidados para realizar a oficina sobre o “Día de Los Muertos”, semelhante a que fizemos no CEP. A contação de história foi feita no auditório, para um público de cerca de cem pessoas de todas as turmas (incluindo, em sua maioria, não estudantes de espanhol). Pelo fato da contação ser em espanhol, muitos não compreenderam perfeitamente a história. Mesmo assim houve participação, e foi importante para marcar a presença do PIBID e do CELEM no colégio. A pós-leitura acabou sendo reduzida pelo pouco tempo disponível.

Observação - 31 de Outubro de 2017

Observação no CEP

6A – 26 alunos: A professora devolveu algumas atividades realizadas anteriormente pelos alunos, para que eles colassem no caderno. Depois foi realizada a leitura das frases produzidas para o exercício, relacionadas com esportes (obs.: a palavra “baloncesto” é imediatamente identificada pelas crianças como “basquete”, sendo que o mesmo não acontece com “balonmano” para “handebol”). Em seguida retornou-se ao livro, sendo observado o exercício da página 156, que seria para a casa. Poucos fizeram, então a professora fez com a classe.

Manifestação - 25 de Outubro de 2017

Dia do Pibid na Rua. Foi realizada uma manifestação em frente ao prédio histórico da UFPR, com a mobilização de diferentes Pibids. Os alunos do Pibid Espanhol montaram o altar do “Día de Los Muertos” e se maquiaram com a maquiagem típica da celebração. O ato pareceu chamar bastante atenção, angariando várias assinaturas. No entanto a manifestação foi abreviada pela chuva.

Observação - 24 de Outubro de 2017

Observação no CEP, das 15h30 às 17h30. 

Aplicamos uma regência sobre “Día de Los Muertos”. Iniciamos com uma pré-leitura sobre registros diários (especificamente o diário) e fizemos uma contação de história sobre uma menina que escreve em um diário. A garota relata a chegada de vizinhos estranhos que montavam um altar com caveiras no Dia de Finados. Para a contação montamos um altar inspirado pela história, o que prendeu bastante a atenção dos alunos. A leitura foi realizada pela pibidiana Simone, com participação de Caroline, Danilo e Leda, que leu um poema caracterizada como “calavera”. Depois realizamos uma pós-leitura, falando sobre as diferenças entre as culturas no que tange ao culto aos mortos.

A regência foi aplicada de maneira semelhante nas duas turmas.

Gravação - 18 de Outubro de 2017

De maneira semelhante realizamos a gravação das entrevistas com os alunos do CELEM do Colégio Paulo Leminski. Selecionamos, à vontade dos alunos, quatro alunos menores de idade e quatro maiores de 18 anos, e fizemos os mesmos questionamentos realizados junto ao CEP. Da mesma forma, no geral, o resultado foi satisfatório, com os alunos de maior idade demonstrando uma maior desenvoltura – o que é bastante natural. Os vídeos deverão virar um vídeo pela permanência do Pibid.

Gravação - 17 de Outubro de 2017

Foi realizada a gravação com alunos do CEP para o vídeo do movimento “Pibid na Rua”. Foram entrevistadas 4 crianças de cada um dos dois 6º anos, falando sobre o que elas achavam da importância do ensino de espanhol e da presença do Pibid nas escolas, e qual a posição dela com o iminente fim do projeto. No geral as crianças demonstraram bastante consciência com o valor do projeto, e se posicionaram favorável à continuidade do programa.

Observação - 10 de Outubro de 2017

Observação no CEP

6B – 27 alunos (com mais uma chegando no fim da aula): Iniciou-se a aula com a professora relembrando o que foi trabalhado, no entanto houve um contratempo por falta de livros para alguns alunos. Durante a correção das questões a professora notou que poucos alunos haviam feito as questões, então ordenou que fizessem em casa para a próxima aula. Em seguida, continuando no livro, foi analisado um cartaz de um evento esportivo, com os alunos identificando cada esporte – houve uma certa balbúrdia, que levou a professora a interromper a aula. Depois houve uma explicação de gramática abordando o gerúndio, com alguns exercícios falando sobre as diferentes terminações. Depois foi realizado um exrcício de áudio com o texto “Mente sana en corpo sano”. Primeiro houve a leitura da professora, depois o áudio. Por fim foi pedido aos alunos para destacar as palavras e buscar os significados para a próxima aula.

Observação - 03 de Outubro de 2017

Em função do SIEPE não tivemos reunião nem observações.

Observação - 26 de Setembro de 2017

Não houve observação no CEP em função de reuniões de planejamento.

Observação - 19 de Setembro de 2017

Observação no CEP. 

6B – 30 alunos: Foi trabalhada a unidade 7 do livro, falando sobre esportes. Iniciou-se com leituras sobre os benefícios do esporte, depois discussão sobre o texto. A professora Giselle ressaltou, sobre o texto, como o esporte pode ensinar sobre derrotas e sobre como lidar com frustrações. Depois 5 minutos para a realização de exercícios – alguns alunos não trouxeram o livro, e tiveram que levar bilhetes para os pais. Depois foram mostradas algumas expressões em espanhol, mais alguns exercícios sobre esportes e, por fim, uma rápida exposição sobre gerúndio.

Observação - 18 de Setembro de 2017

Observação no Colégio Paulo Leminski – 16 alunos

Aula começou aproximadamante às 18h22. Primeiramente foram trabalhados exercícios para completar com a temática de “período do dia”, “roupas”, “tempo”, com respostas de acordo com áudio. Enquanto os alunos copiavam as frases, falamos sobre a gravação de alguns vídeos com os alunos do CELEM, conseguindo assim alguns voluntários para a gravação (quatro menores de idade, quatro maiores de 18 anos). Voltando à aula, trabalhou-se com os alunos a temática de fábula e conto, trabalhando com um material que abordava principalmente verbos. Em seguida, leitura do conto “Pedrinho e a Galinha dos Ovos de Ouro”, e, após, uma música de Ricardo Arjona.

Observação - 11 de Setembro de 2017

Observação no Colégio Paulo Leminski – 12 alunos

Começou com leitura de contos: Branca de Neve, Cinderela, Os Três Porquinhos, Patinho Feio e Chapeuzinho Vermelho. A leitura de contos serviu como introdução para a abordagem do tempo pretérito imperfeito, sendo descrito como o tempo que conta o passado em determinado período. Em seguida foi trabalhado um exercício de áudio, depois leitura. Por fim trabalhou-se mais gramática sobre o pretérito imperfeito, e atividades lúdicas com as crianças até o fim da aula.

Observação - 04 de Setembro de 2017

Observação no Colégio Paulo Leminski – 15 alunos

A aula começou com um diálogo sobre preenchimento de um formulário, depois leitura e alguns áudios e compreensão de texto. Aproveitando a ocorrência da palavra “nivel”, a professora abordou alguns heterotônicos. Em seguida, diferenciação entre “tener que” e “hay que”, com mais exercícios e discussão sobre a diferença de cada uso. Em seguida os alunos fizeram frases com “hay” e “tener”, e a professora completou falando sobre a colocação do pronome do caso oblíquo depois de infinitivo.

Observação - 29 de Agosto de 2017

Observação no CEP

6A – 28 alunos: A professora trabalhou a matéria sobre horas, dias e meses. Foram corrigidos alguns exercícios, e aprofessora passou mais uma folha com outros exercícios, constando perguntas sobre horas utilizando figuras de relógios. A professora ressaltou a diferença entre “es la una...” e “son las...”. Depois mais uma folha de atividades, e, por fim, trabalho com a música “La Semana”, de Amparanoia, com discussão sobre cada verso.

6B – 29 alunos: Revisão dos dias da semana, meses, horas e verbos de rotina. Nas horas, a professora ressaltou a expressão “cuarto de hora”. Em seguida a mesma folha de atividades trabalhada na turma A, novamente salientando a diferença entre “es la una...” e “son las...”. Para finalizar, novamente o trabalho com a música “La Semana”, com nova discussão sobre os versos da canção.

Observação - 15 de Agosto de 2017

Observação no CEP

6A – Aula realizada pelos pibidianos Milena e Seul. Seul está um pouco recuperado da garganta, apesar de ainda não estar em plenas condições. Milena começou a aula, e Seul passou a revisar o conteúdo de horas com um relógio no quadro. Durante a atividade os alunos participavam falando de atividades do cotidiano. Existia muita agitação quando os pibidianos escolhiam os alunos para participarem. Em seguida foram revisadas as expressões “...menos cuarto” e “...menos veinte”. Depois foi entregue a atividade sobre rotina idealizada pelos pibidianos e, no fim, um exercício para escrever os verbos com horas.

6B – Aula semelhante à da turma B, com a realização da atividade do relógio no quadro. Desta vez participei junto com Seul e, da mesma forma, os alunos se agitaram e se empolgaram para responder às questões.