Observação 03/04/2017 - Colégio Paulo Leminski

Esta foi minha primeira observação pelo projeto PIBID Espanhol, a escola parece ser muito grande, com amplo espaço externo, e o prédio tem dois andares, a escola parece limpa e organizada. A turma do CELEM, a qual os bolsistas do projeto acompanham, é uma turma bastante heterogênea, com alunos da própria escola, pessoas da comunidade e até mesmo uma professora de português da escola. Os alunos parecem muito interessados e curiosos pela aula e pelo idioma estudado. 

Nesta aula, a professora regente fez algumas atividades de revisão, e depois atividades para que os alunos se conhecessem e pudessem interegir um pouco mais.

 

Observação 10/04/2017- Colégio Paulo Leminski

Notei que a professora regente utiliza muito o método "gramática-tradução", pois a grande maioria dos exercícios e atividades propostas é baseada no artificio da tradução e gramática estrutural.  turma se manteve muito participativa e curiosa, fazendo perguntas e respondendo o que era solicitado. Apesar do uso frequente do método gramática-tradução, a professora promove um grande incentivo a oralidade, sempre muito atenciosa com seus alunos e tentando fazê-los falar na língua alvo.

 

Observação 17/04/2017- Colégio Paulo Leminski

Hoje a professora fez uma atividade muito interessante e divertida para trabalhar com os alunos a árvore genealógica, para desenvolver e trabalhar o vocabulário referente à família. A turma foi bastante participativa durante toda a atividade, com um grande incentivo da professora a produção oral. No fim da aula, foi trabalho elementos descritivos, e proposto a elaboração de um texto utilizando estes elemento.

 

Observação 24/04/2017- Colégio Paulo Leminski

Na aula de hoje foi trabalhado com um texto, uma carta, e a partir deste texto foi extraído um elemento linguístico para a apreensão. O uso de “muy e mucho”, um sendo adjetivo e o outro um adverbio. Foi realizada uma prática escrita com alguns exercícios de fixação. Depois, foi a vez de trabalhar com o verbo “gustar”, e como proposta de atividade foram feitos exercícios orais e escritos.

 

Observação 02/05/2017- Colégio Paulo Leminski

Na aula de hoje, foi aplicada a regência elaborada pelos bolsistas do PIBID (Tuany, Leda, Maxinie, Ademir), com o tema “Mujeres y dictaduras”. Para esta regência foi elaborado uma unidade temática, que foi entregue a todos os alunos, com textos e atividades. A turma foi bastante participativa e responderam bem a temática proposta pelas bolsistas. Houve uma participação efetiva dos alunos, principalmente na atividade final, a qual foi a produção de um cartaz.

 

Observação 15/05/2017- Colégio Paulo Leminski

Através de uma música foi realizado um trabalho de compreensão oral. Houve um pedido dos alunos para que as aulas tivessem um enfoque em temas culturais. Nós bolsistas nos questionamos a respeito, de como solucionar e atender este pedido dos alunos. A professora regente colocou o tema como pertencente a uma aula “especial”, destinada apenas para isso. Esta atitude da professora vai de encontro com as discussões realizadas sobre o multiculturalismo, e o lugar da cultura como algo exótico e não algo natural de cada cultura visto com respeito à diferença.

 

Observação 22/05/2017- Colégio Paulo Leminski

Iniciada com prática oral, com uma canção, em que todos cantaram juntos. Depois disso a professora regente propôs ouvir um áudio gravado, um diálogo, para então fazer atividades de compreensão propostas na apostila. Atividades estas que também envolviam o verbo “gustar”, que já havia sido trabalhado, porém foi feito um momento de repasso.

 

Observação 05/06/2017- Colégio Paulo Leminski

A professora regente iniciou a aula com uma explicação do verbo “ir”, a conjugação e uso, foi quando uma aluna (que também é professora na escola, da disciplina de português) fez uma pergunta bem pontual e elaborada sobre um elemento gramatical, então iniciou-se uma discussão entre as duas professoras sobre elementos gramaticais do português e do espanhol. A discussão ficou centrada nas duas professoras e o restante dos alunos como expectadores; talvez a professora regente pudesse ter trazido a discussão para toda a turma, descentralizando do eixo professor-professor.

Depois de algum tempo a professora conseguiu retomar as rédeas da aula, porém novamente a aluna (professora) iniciou outra discussão com conteúdo linguístico teórico (uma questão sociolinguística, pensando na história, na variação e a marcação de gênero na língua).

 

Observação 12/06/2017- Colégio Paulo Leminski

A aula se iniciou com a apresentação do personagem Gaturro, pela professora regente, através de tirinhas, mostrando além do humor, alguns elementos gramaticais como “ir + a + infinitivo”. Logo depois foi trabalhado o vocabulário de comidas com atividades de compreensão auditiva. E também foram trabalhadas perífrases verbais.

 

Observação 19/06/2017- Colégio Paulo Leminski

Esta aula foi regida pelos bolsistas do PIBID (Kessiane, Seul, Danilo, Micaela). A aula foi planejada e montada através da elaboração de uma unidade temática. O tema para esta unidade foi “Heroínas del Cine”. A turma foi participativa atendendo as expectativas do grupo.

 

Observação 26/06/2017- Colégio Paulo Leminski

No dia de hoje a aula foi regida por outro grupo de bolsistas (Milena, Paulo, ), o tema da aula foi desenvolvido através de uma unidade temática desenvolvida pelo grupo, com o título de “Mujeres de Atenas”, trabalhando a temática do papel da mulher na sociedade na época da Grécia antiga, e na modernidade. A unidade foi bem desenvolvida pelos bolsistas, através de textos, música e imagens. A turma foi participativa e se manteve interessada pela aula.

 

Observação 07/08/2017- Colégio Paulo Leminski

Com o retorno do semestre, após o período de férias, a professora iria começar hoje uma nova apostila, porém grande parte dos alunos ainda não haviam adquirido. Portanto teve que improvisar outras atividades. Foi então que optou por entregar uma redação feita por eles, e trabalhar o vocabulário que não havia ficado claro para eles. Depois propôs a criação de um “crucigrama”, pedindo aos alunos que criassem as perguntas norteadoras a partir de seu próprio nome, e entregassem para que outros colegas resolvessem.

 

Observação 14/08/2017- Colégio Paulo Leminski

Houve uma revisão dos artigos, pois alguns alunos relataram duvidas e confusões, e depois disso, mais uma vez, uma revisão do verbo “gustar”, pois os alunos ainda confundem muito o uso deste verbo.

A professora também usou uma música para que os alunos  a comparassem com uma versão traduzida para o espanhol, contudo, a canção (muito popular e amplamente conhecida) era um tanto imprópria para uma sala de aula, por se tratar de uma música com conteúdo erótico.

 

Observação 21/08/2017- Colégio Paulo Leminski

A professora iniciou a aula com a leitura de algumas tirinhas que falavam sobre comidas que ficavam na geladeira. Houve uma boa participação dos alunos, porém com certa dispersão de alguns. A professora regente é bastante atenciosa e procura sempre envolver todos os alunos nas aulas, porém seu foco não está em manter os alunos calados ou disciplinados, o que de modo algum pode ser considerado ruim, mas pode gerar alguma dispersão.

No fim da aula, a professora trouxe mais tirinhas, desta vez da Mafalda, porém não as explorou de nenhuma forma, apenas as mostrou aos alunos e em seguida continuou com o vocabulário sobre comidas, no caso frutas.

 

Observação 28/08/2017- Colégio Paulo Leminski

A professora introduziu o verbo “doler” e os pronomes que o acompanham, então propôs alguns exercícios para praticar e fixar o conteúdo. Os alunos, como sempre muito participativos e curiosos, resolveram os exercícios e fizeram várias perguntas à professora, proporcionando uma discussão sobre os falsos cognatos, e em seguida a professora trouxe uma ampla lista de vocabulário dos heterosemânticos.

 

Observação 04/09/2017- Colégio Paulo Leminski

Na aula de hoje a professora regente trabalhou com o verbo “tener”, que é utilizado para conselhos e posse, e o verbo “hay”, como existir. Com as atividades propostas surgiram muitas duvidas sobre a real diferença e uso dos dois verbos. No dia de hoje os alunos pareciam muito dispersos, com bastante conversa e desatenção, mas surpreendentemente, não estavam, pois sabiam responder a tudo que foram questionados.

 

Observação 11/09/2017- Colégio Paulo Leminski

Hoje foram feitas leituras de fragmentos de contos de fadas, a leitura foi feita pelos alunos, e ficaram muito curiosos e interessados pelo vocabulário. A partir destas leituras a professora regente introduziu um verbo no passado, “estaba”. Houve um exercício de compreensão auditiva e depois a resolução de alguns exercícios sobre o pretérito perfeito e imperfeito. A professora promoveu uma conversa com os alunos sobre “hechos pasados”, estimulando assim a habilidade de produção oral dos alunos.

 

Observação 09/10/2017- Colégio Paulo Leminski

Uma vez mais a professora começou a aula com uma atividade musical. Os alunos chegaram à aula, aparentemente calmos e realizaram a leitura e correção de uma tarefa realizada na ultima aula. Finalizado isto a professora regente iniciou explicações sobre o uso do verbo “haber” e o tempo verbal do pretérito perfeito composto. Depois foram realizados exercícios de fixação.

 

Observação 17/10/2017- Colégio Estadual do Paraná

Esta foi minha primeira observação no Colégio Estadual, na turma do 6ºA, os alunos estavam bastante agitados, porque a aula era depois do intervalo. A professora regente havia planejado uma atividade utilizando um vídeo, mas a televisão estava estragada, então ela seguiu a aula corrigindo tarefas do livro. Os alunos gostam de participar da aula, querem ler, responder as perguntas e falar, eles gostam muito de interagir com a professora e os assuntos abordados.

 

Observação 24/10/2017- Colégio Estadual do Paraná

Pela proximidade com o “Dia de los muertos”, os bolsistas do PIBID prepararam uma atividade um pouco diferente para a aula de hoje, uma contação de história, uma história que fala sobre as diferenças culturais e como muitas vezes julga-se o outro mal, por suas diferenças. Foi uma atividade em que todos os bolsistas do projeto se envolveram, montamos um altar com os elementos utilizados pelos mexicanos em seus altares, assim com descrevia a história. A atividade foi muito bem desenvolvida e os alunos gostaram muito e corresponderam as expectativas do grupo de bolsistas envolvidos.

 

Observação 30/10/2017- Colégio Paulo Leminski

A professora chegou muito animada para a aula de hoje, porque na semana anterior havia participado de cursos de formação para professores, portanto ela veio sentindo-se como que renovada, em seus métodos e pensamentos. Isto foi ótimo, pois fez com que ela mudasse sua postura em relação ao ensino de língua estrangeira, noticiando aos alunos que iniciaria uma nova forma de ensino, a partir da abordagem comunicativa. Penso que esta postura da professora regente foi fabulosa, uma vez que suas aulas estavam sempre pautadas no método tradicional de ensino, e ela mostrar-se disposta a mudar seu método é algo realmente muito bom.

 

Observação 13/11/2017- Colégio Paulo Leminski

Na aula de hoje os alunos pareciam um pouco agitados, pois estão na semana de provas, portanto estavam um tanto dispersos durante a aula. A professora regente levou uma atividade para os alunos praticarem as estruturas e vocabulário de descrição, como roupas, características físicas, cores. E no fim da aula ela pediu que os alunos fizessem uma produção textual com aqueles elementos.

 

Observação 21/11/2017- Colégio Paulo Leminski

Esta data nos foi reservada por conta da semana cultural da escola, e a pedido da professora regente faríamos a contação de histórias sobre o “Dia de los muertos”, como foi feito no Colégio Estadual. O mesmo grupo de bolsistas do PIBID que havia desenvolvido a atividade no Colégio Estadual se preparou para esta atividade. Porém quando chegamos à escola, haviam colocado cinco turmas no auditório. Foi uma situação um tanto quanto embaraçosa e amedrontadora, pois havíamos nos preparado como também preparado material para uma atividade com 30 alunos, e este numero foi repassado à direção da escola. Nós precisamos improvisar para fazer a atividade, no fim deu certo, porém não pude sentir que os alunos foram atingidos pelo que havíamos nos proposto, e nosso objetivo não pode ser cumprido.

 

Observação 27/11/2017- Colégio Paulo Leminski

Encaminhando para o final de ano, a professora regente fez junto com os alunos a correção de algumas questões da prova, as quais a grande maioria havia errado. Desenvolveu durante a aula uma espécie de revisão da matéria e depois introduziu o tema “Navidad”, pela proximidade com a data festiva. Falou sobre o natal em alguns países hispânicos, e pediu para que os alunos trouxessem elementos sobre as festas de fim de ano em outros países, para compartilhar com os colegas.