Relato de observação de aula (05/12/17) – CEP

6ºA

Os alunos iniciaram um novo capítulo do livro didático chamado “Desposeídos del mundo” analisaram a imagem da abertura da seção e discutiram sobre o que poderia estar representando. Na imagem continha várias casas de diferentes tipos, diferentes materiais em diferentes lugares e os alunos classificaram por si mesmos o nível social das famílias pelas casas apresentadas. Aproveitando a temática a professora Gisele aproveitou para fazer junto com os alunos um exercício de revisão sobre as partes da casa.

6ºB

Os alunos já haviam começado a unidade nova na aula anterior, neste dia fizeram o exercício de revisão sobre as partes da casa e os móveis. Também refizeram um exercício da prova escutando os áudios para realizar as questões. A turma teve um pouco de dificuldade para compreender os áudios mas com o auxílio da professora eles puderam realizar a atividade.

 

Relato de observação de aula (28/11/17) – CEP

6ºB

A professora Gisele entregou o trabalho que os alunos haviam realizado e começou a correção. Muitos alunos estavam empolgados para saber seu desempenho. Durante a correção surgiram algumas dúvidas e os alunos fizeram muitas perguntas, pareceram bem interessados no tema.

6ºA

A professora Gisele aplicou o mesmo trabalho sobre o gerúndio, a turma estava mais tranquila e quieta, também pude ajudar alguns alunos que tinham dúvidas. No fim da aula o professor deu o feedback sobre o questionário e fez o sorteio do livro “extraordinário”, o qual fala sobre o bullying. Os alunos ficaram muito felizes e perceberam a necessidade de recriminar qualquer tipo de preconceito.

Oficina na semana cultural - Leminski (21/11/17)

A mesma aula que foi dada no CEP sobre o día de los muertos, foi aplicada no Colégio Estadual Paulo Leminski em forma de oficina. Foi uma experiência um pouco diferente da sala de aula, primeiramente porque o público estava repleto de alunos com variadas faixas etárias além de misturar turmas, o que fez aumentar o número de alunos que estávamos habituados a dar aula, isso causou certo nervosismo, mas não nos impediu de realizar uma oficina satisfatória e interessante. A equipe pode interagir melhor com os alunos nos momentos de pré-leitura e pós-leitura, inclusive um aluno nesse momento foi até a frente do auditório e narrou sua experiência própria acerca de uma situação curiosa que passou, assim como na trama da história lida. Pudemos também abrir a oportunidade para pessoas que não conheciam o projeto poderem se informar melhor e saber do que se trata. Foi um momento muito enriquecedor para nossa experiência de vida... Tivemos que lidar com alguns imprevistos, mas nada nos desanimou ou impediu. Foi claro perceber a satisfação e felicidade de toda a equipe a fim dessa oficina. 

Relato de observação de aula (21/11/17) – CEP

6ºB

O professor Seul retomou a aula fazendo a correção dos exercícios que continham na unidade didática. Depois a professora Gisele deu aos alunos um trabalho avaliativo que continha exercícios do gerúndio a fim de revisar o conteúdo trabalhado em aula.

6ºA

O aluno Seul fez a aplicação de um questionário que ele próprio realizou para verificar o por quê da reação contrária àquilo que era esperado sobre o final da narrativa que os alunos fizeram. Conforme os alunos foram terminando os questionários eu pude ler alguns. As perguntas consistiam no geral sobre o que os alunos pensavam sobre o bullying e se algo que o professor Seul havia apresentado foi irrelevante. Os alunos responderam de forma surpreendente ao questionário, sendo completamente contrários ao próprio comportamento que haviam tido.

Relato de observação de aula (13/11/17) – CEP

6ºB

Foi dada continuação na sequência didática apresentada pelo bolsista Seul. Um aluno se voluntariou para fazer a leitura do conto “la noche de los feos”. Após a leitura o professor perguntou aos alunos como eles se sentiram depois de ler o conto, muitos relataram que se sentiram tristes pelos personagens serem desprezados por conta de sua aparência física. Fizeram comparações com o Shrek e a Fiona. Depois se juntaram em duplas para poderem fazer a parte final do conto. Os outros bolsistas passaram pelas carteiras ajudando aos alunos em eventuais dúvidas.

6ºA

Diferentemente da turma anterior o sexto “a” correspondeu às expectativas da aula de maneira que nos surpreendeu negativamente, pois muitos deles fizeram brincadeiras de mau gosto, sugerindo um possível final trágico e até perverso para a narrativa. Embora o objetivo fosse que os alunos usassem sua criatividade sem restrições, o sentido da aula e dessa sequência didática em específico era combater práticas comportamentais que perpetuassem o bullying e o desrespeito aos colegas. Por esse motivo, o professor interrompeu a sequência que havia previsto e na aula posterior fez uma atividade específica com o 6ºA para entender a razão pela qual os alunos fizeram aqueles finais horríveis. No fim ocorreu tudo muito bem, foi perceptível que os alunos fizeram aquelas histórias apenas por “zuera” e assumiram que não achavam os finais trágicos como solução para o embate que os personagens apresentaram na narrativa original.

Relato de observação de aula (07/11/17) – CEP

6ºB

Neste dia o pibidiano Seul aplicou seu trabalho individual para a turma, primeiramente fez anotações no quadro com o intuito de explicar aos alunos as diferenças entre um romance, um conto e um poema. O professor distribuiu alguns livros que havia levado para que os aluns pudessem comparar de forma lúdica e descobrir por si mesmos essas diferenças. De maneira interessante os alunos discutiram suas percepções individuais e sem erros classificaram cada um dos gêneros. Algumas dúvidas pequenas surgiram mas os outros bolsistas puderam ajudá-los. Essas pequenas participações nossas, inclusive assistir a aula de um companheiro, torna esse momento numa experiência gratificante e inspiradora.

6ºA

A turma, que já havia iniciado a sequência didática montada pelo Seul, respondeu à pergunta: “o que é literatura?” e assim seguiram a comparação entre os gêneros textuais apresentados anteriormente. Foi uma aula muito participativa, inclusive um aluno, o Arthur se candidatou para ler um pedaço do livro “O grande Sertão Veredas” de Guimarães Rosa. Ele praticamente fez uma leitura dramática, foi muito emocionante para nós, futuros professores e também alunos, percebermos como podemos influenciar positivamente nossos alunos através da educação e do ensino do Espanhol com o auxílio da ferramenta poderosa que é a literatura.

 

Relato de observação de aula (24/10/17) – CEP

Como discutido e organizado nas reuniões anteriores do grupo do PIBID, fizemos duas intervenções em sala de aula nos dias 24/10 e 31/10 levando aos alunos informações sobre os dia dos mortos comemorado no México, também com a finalidade de levar a eles uma aula diferenciada. Primeiramente foi feita uma leitura dramatizada de uma narrativa em forma de diário na qual uma menina estranha e desconfia dos hábitos de seus vizinhos que são mexicanos. Na compreensão e interpretação o bolsista Pedro fez a explicação e apresentação aos alunos, que em ambas as turmas corresponderam de maneira satisfatória e descontraída. Posteriormente, na pós-leitura eu realizei a abordagem com os alunos, a fim de levar o contexto daquela narrativa para perto da realidade deles e também para ouvir as experiências individuais de cada um. Por fim realizamos a distribuição de doces aos alunos, que ficaram muito animados com a surpresa.

Relato de observação de aula (17/10/17) – CEP

6ºB

Retomaram a mesma atividade do sexto A, aprenderam a conjugar o verbo “gustar”. Também analisaram o curta-metragem “Baghdad Messi” através das descrições na sinopse, e fizeram comentários das experiências pessoais que tiveram. A professora perguntou o que eles  entendam por sinopse, um aluno disse que “sinopse é um spoiler”, outro “sinopse conta um pouco sobre o filme”. Depois os alunos realizaram sua própria sinopse, por meio de uma sentença, do curta.

6ºA

Foi feita a correção da atividade avaliativa que os alunos fizeram relacionada aos esportes, também montaram frases com verbos que se associavam com o que se faz em determinados esportes. Ex: “yo giro em el atletismo”. Percebi que os alunos têm dificuldade de conjugar os verbos em tempos verbais que não o presente e também utilizam sempre a primeira pessoa do singular ao elaborar suas sentenças, o que revela um nível básico da língua. De qualquer forma, fazem isso muito bem por ser o primeiro ano que estudam espanhol. A turma comentou as impressões que tiveram sobre as descrições do curta-metragem “Baghdad Messi”, falaram sobre preconceitos, intolerância e deram depoimentos pessoais de acontecimentos de discriminação que presenciaram. Foi uma aula muito proveitosa.

Relato de observação de aula (19/09/17) – CEP

6ºA

Os alunos iniciaram a unidade sobre esportes e fizeram uma leitura dinâmica do texto inicial do capítulo e tiveram uma boa fluidez na leitura. Depois realizaram os exercícios do livro, nesse momento a turma teve dúvida do significado de “darse cuenta” e “pasarlo bien”, após a explicação da professora, ela introduziu o gerúndio, perguntando aos alunos qual ideia os verbos “defendendo”, “nadando” e “subiendo”.

Relato de observação de aula (12/09/17) – CEP

6ºA/ 6ºB

A professora explicou as regras de pronominalização dos verbos despertar, levantar, cepillar e peinar (yo – me; tú – te; él,ella.usted – se). A turma também escutou um áudio que descrevia a rotina de uma pessoa. Nessa aula pude perceber uma evolução notável dos alunos no momento da leitura.

Relato de observação de aula (29/08/17) – CEP

6ºB

A professora fez uma revisão sobre as horas, os dias da semana, os meses do ano e os verbos de rotina. Depois, foi corrigido os exercícios, no qual a professora atentou para os verbos que sofriam ditongação quando conjugados. Por fim, os alunos receberam uma folha com atividades sobre as horas, que foram sendo feitos durante o restante da aula.

6ºA

Foi feita uma revisão sobre as horas e a correção dos exercícios complementares que havíamos passado na última aula. A professora Gisele deu uma folha, com exercícios sobre as horas, aos alunos na qual eles tiveram que (voluntariamente) fazer a leitura de suas respostas. A turma também ouviu a canção “La semana” de Amparanoia, o que deixou a explicação mais lúdica.

Relato de observação de aula (15/08/17) – CEP

Nesse dia demos aula para os dois sextos anos, eu permaneci nas quatro aulas para poder repor o dia 08/08 que faltei. Preparamos um material sobre as ações rotineiras, para poder trabalhar a temática abordada pelo material didático da turma, utilizando alguns verbos reflexivos, como ducharse, peinarse, arreglarse, para montar o exercício. Além disso, seguimos a ordem do livro e também explicamos aos alunos as horas, os dias da semana e os verbos de rotina. Foi uma experiência muito gratificante e também acrescentou muito para mim, o fato de ter dado aula com mais um colega dinamizou a aula e me deixou mais confortável, pois a responsabilidade não estava apenas sobre mim.

Relato de observação de aula (01/08/17) – CEP

6ºA

Foi entregue as atividades avaliativas que os alunos haviam feito e também corregido os exercícios gramaticais do material didático, que estavam baseados na leitura do texto da aula anterior. Trabalharam com pronomes de tratamento. A turma também expressou curiosidade e foram receptivos com um novo colega que havia vindo de Portugal.

Relato de observação de aula (26/06/17) – Leminski

Nesse dia eu e meus colegas Paulo Renato e Danilo Hatori apresentamos a regência reorganizada por nós e inicialmente pensada por Camila Nater, Lia Feiges, Milena Arruda e Pollyanna Corrêa. Nossa regência tinha como tema “Mujeres de Atenas ¿Quienes son?”. Inicialmente demos aos alunos a sequência didática impressa juntamente com a letra da canção que abria nossa unidade. Tinhamos a finalidade de trabalhar com os alunos o relato ficcional, assim, trouxemos um texto de mesmo tipo textual a fim de fazê-los perceber como se estrutura esse tipo tipo de texto. Fizemos exercícios de gramática e também abrimos uma breve discussão sobre o papel da mulher na atualidade compara às mulheres da Grécia Antiga. Por fim, solicitamos que os estudantes fizessem um relato ficcional sobre uma das mulheres nas imagens que continham na unidade didática. Era preciso criar um nome, fatos sobre essa personagem e inseri-la num contexto contemporâneo. Foi muito gratificante poder dar essa aula após quase um ano de preparação e intempéries para finalmente apresenta-la. Os alunos demonstraram interesse pela temática e também foram bem participativos, o que deixou a aula mais dinâmica e interessante

OBSERVAÇÃO: O site do sigpibid, no qual postamos nossos relatos e outras atividades do projeto, ficou fora do ar. Coincidiu também nesse período as férias dos alunos de graduação da UFPR, que durou, segundo o calendário acadêmico de 2017 de 01/07 a 31/07, nesse intervalo de tempo eu fiquei impossibilitada de realizar as observações no CEP, inclusive também porque nesse mesmo período os alunos do Colégio Estadual tiveram férias. Por conta do site ter ficado fora do ar, eu acabei perdendo os relatos de 04/07 e 11/07 por isso não os registrei aqui.

Relato de observação de aula (13/06/17) – CEP

6ºA

A turma estava mais quieta. Fizeram o mesmo trabalho do sexto B,com a diferença que o terminaram na mesma aula (utilizaram apenas 10 min), nessa turma ajudamos os alunos a fazerem a atividade.

6ºB

O bolsista Paulo assumiu os primeiros minutos da aula, porque a professora não pôde chegar na hora. Ele fez um jogo da forca, estabelecendo assim uma comunicação lúdica com os alunos. Depois que a professora Gisele chegou, ela passou aos alunos um trabalho avaliativo que eles deveriam fazer sobre “el árbol genealógico” de suas famílias, posteriormente também foi explicado como a turma deveria realizar essa tarefa, que eles começaram na mesma aula.

OBSERVAÇÃO: No segundo semestre precisei parar as observações no colégio Paulo Leminski porque coincidiram com o horário das minhas aulas. Permaneci apenas no CEP

Relato de observação de aula (30/05/17) – CEP

6ºA

Diferentemente da outra turma, o sexto A estava bem agitado, entretanto depois de alguns minutos de aula se acalmaram. Acredito que a didática utilizada pela professora Gisele também ajudou a turma a se acalmar. Eles cantaram cumpleaños feliz para uma coleguinha que estava de aniversário, depois realizaram as atividades do livro e aprenderam os graus de parentesco em espanhol. Para fechar a aula, a professora passou a canção “De amor y casualidad” de Jorge Drexler, que também aborda aspectos sobre a família.

6ºB

Os alunos trabalharam com a unidade 3 do livro didático, que aborda a temática “família”, com isso analisaram as imagens que abriam essa seção, evidenciando as características presentes nas diferentes famílias que estavam representadas nas imagens. A turma fez a leitura das questões da unidade, e como os alunos estavam bem participativos e calmos também a aula pode se desenvolver de maneira proveitosa. Para que as explicações pudessem ficar mais acessíveis, a professora Gisele as fez em português, retomando depois o espanhol. Os bolsistas do PIBID também fizeram intervenções no momento da realização das atividades, ajudando os alunos a responderem os exercícios.

Relato de observação de aula (29/05/17) – Leminski

A turma fez a leitura do material didático utilizado, que abordava a descrição física e de personalidade. Trabalharam com o verbo “gustar” e durante a leitura dos enunciados, surgiram dúvidas de vocabulário, que foram esclarecidas pela professora Sônia. Também fizeram alguns exercícios de compreensão auditiva sobre o tema, e por fim corrigiram juntamente com a professora a atividade avaliativa que havia sido aplicada na aula anterior.

Relato de observação de aula (16/05/17) - CEP

6ºA

Essa turma estava bem mais calma que a anterior, o que é curioso de se perceber. Eles também leram o texto sobre a cultura indígena e realizaram os exercícios muito rapidamente por sinal, pois pegaram muito rápido o tema e as questões estavam bem elucidadas. A professora Giselle corrigiu as atividades depois atentando para dúvidas gramaticais que surgiram, explicando as diferenças da conjugação verbal entre "tu" e "usted".

6ºB

Cheguei mais cedo no colégio, porque nessa semana a professora Giselle alterou o seu horário de aula para as 13h, entrei na sala e fiquei esperando os alunos chegarem. Naquele dia iria acontecer a brigada de incêndio, então a professora explicou para os alunos qual seria o procedimento. Por ocasião, um colega estava de aniversário na turma e então a profe decidiu interrromper o conteúdo, e dar continuidade na segunda aula, para poder passar para eles a canção de "cumpleaños". Eu achei essa uma atitude muito compreensiva e inteligente da parte da professora Giselle, pois é muito importante ensianr para os alunos questões culturais e de uso cotidiano. Depois de passar a canção para os alunos, ela os ensinou a cantar e todos cantamos juntos. Também achei muito engraçado todos eles falando que não tinham visto "pastel" nos aniversários, posteriormente, nós pibidianos explicamos para eles o significado de "pastel" em espanhol. Além disso, também foi trabalhado com eles um áudio que falava da cultura índigena e esclarecia questões culturais e históricas do período de colonização latina, feita pelos espanhois. 

 

Relato de observação de aula (08/05/17) - Paulo Leminski

Nesse dia, minhas colegas pibidianas apresentaram a regência "Mujeres y dictaduras", abordando um panorama geral das mulheres que foram praticamente heroínas da sua época, lutando por suas ideologias e mostrando que não existe sexo frágil. Os alunos receberam muito bem a aula, acredito que a dinâmica de quatro pessoas apresentando a aula deixa o ambiente mais interativo e isso os chama a atenção, ajudando na compreensão. Além disso, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas durante a regência, por fim eles se reuniram para fazer a atividade final. Todos estavam ansiosos para isso, então após a explicação do exercício, os alunos reproduziram um cartaz contendo informações sobre mulheres reais que sumiram durante a ditadura no país delas. Esse exercício além de trabalhar o vocabulário, também despertou o lado criativo dos alunos, pois eles tiveram de criar o nome, idade, entre outras informações dessas mulheres para colocar no cartaz.

Relato de observação de aula (02/05/17) - CEP

6ºA

Os alunos já haviam avançado no conteúdo da apostila, e também feito as atividades sozinhos, por isso a dinâmica foi um pouco diferente. A professora Giselle corrigiu os exercícios, esclarecendo dúvidas de vocabulário e também dando maior profundida no assunto abordado. Os alunos estavam bem tranquilo então a aula rendeu bastante. No fim, eles cantaram a canção "Querido Tommy" junto com o áudio que a professora colocou no rádio. 

6ºB

Nesse dia eu estava com dificuldade de concentração, primeiro porque tinha dormido mal e porque minhas aulas de manhã foram puxadas,então ir pro colégio a tarde me fez perceber que pensar no horário que eu vou escolher pra dar aula, depois que me formar é essencial, pois isso influencia muito no meu rendimento em sala de aula. Na aula, a professora continuou a atividade que havia começado, os alunos estudaram o gênero carta através de uma canção chamada "Querido Tommy", depois de ouvirem a música eles fizeram os exercícios da apostila e então fizeram perguntas sobre a temática que o autor abordava, além de aprenderem mais vocábulos. A professora Giselle fez uma expicação mais detalhadda sobre os artículos em espanhol e também deu liberdade pros alunos falaram mais em espanhol, o que é muito bom para eles, pois no período de desenvolvimento da alfabetização que eles estão, adquirir outro idioma além de tentar falar nessa língua estrangeira é uma necessidade. 

Relato de observação de aula (24/04/17) - Paulo Leminski

Nessa aula a professora deu continuidade ao tema de partes físicas. Os alunos ouviram um áudio depois fizeram anotações das características e montaram no quadro, com o auxílio da professora, um esquema visível (que ajuda muito a fixar melhor o conhecimento) e indicaram cada característica que pertencia aos personagens narrados no áudio. Depois disso os alunos montaram um texto sobre as características físicas dele, utilizando o vocabulário aprendido na aula. O que é muito importante porque ter vocabulário básico é essencial.

 

Relato de observação de aula (18/04/17) - CEP

6ºA

Dessa vez a turma A estava mais agitada e nos receberam com menos estranhamento que da primeira vez. Foi interessante observar o comportamento da professora em relação à agitação dos alunos, foi como se a professora fosse um camaleão que se molda às  condições estabelecidas durante o contato com os alunos (acho genial essa capacidade). 

Assim como a turma B, a turma A leu o mesmo texto, e responderam às mesma questões. Surgiram poucas dúvidas de vocabulário, elém de boa interpretação textual. Além disso, a explicação da professora Gisele teve uma complexidade maior que a explicação na outra turma. Ela falou de "presente do indicativo" enquanto pra outra turma apenas "presente", utilizou mais o quadro e a abordagem do conteúdo foi mais direta.

Todas os ocorridos ao longo desse dia de contato com duas turma diferentes, me fizeram lembrar das reuniãos do PIBID, nas quais falamos das competências, baseados no livro do Perrenoud. Além disso as aulas me fizeram atentar para o tipo de abordagem que eu, como profissional, vou precisar ter. Foi um dia muito proveitoso.

 

6ºB

Após 15 dias do primeiro contato que tivemos com a turma, pude sentir mais tranquilidade quanto a nós, os "invasores da privacidade alheia". A turma estava cheia, cerca de 25 alunos. Dessa vez a preocupação não era com os estrangeiros na sala, mas sim com a prova que eles haviam feito na semana anterior, estavam completamente curiosos para saber seus resultados. A curiosidade foi tanta que até me tocou, e me fez perceber o contraste entre a Milena, professora do PIBID ali fazendo observação, e a Milena aluna de Letras na Federal que fica ansiosa tanto quanto os alunos do sexto ano, para saber seu desempenho na prova. 

Eles continuaram nas atividades do livro, dessa vez, como estavam mais calmos, foi possível a professora fazer uma aula com maior interação dos próprios alunos na didática utilizada. Cada um lia um parágrafo do texto, cuidando da pronúncia e se atentando às correções da professora Gisele. Durante a leitura, dúvidas de vocabulário foram surgindo, sendo esclarecidas também ao longo da aula. Foi muito interessante um momento, no qual a profe os deixou fazendo as atividades sozinhos e pediu que eles fossem até nós para tirar dúvidas, se caso elas aparecessem. Eu me senti muito feliz quando uma menininha veio até mim e me pediu pra explicar a ela a questão seis. Fui mais que um objeto aquém da realidade dos alunos. Fiquei surpresa e orgulhosa da atitude da professora.

 

Relato de observação de aula (10/04/17) - Colégio Paulo Leminski

Nessa semana, voltamos às atividades no colégio que estávamos antes. A turma tem faixa etária bem diversificada, por ser CELEM. Os alunos são bem dedicados e prestam bastante atenção na aula. Quando chegamos na sala, eu e minha colega (pouco depois outro colega se uniu a nós) fomos oferecer ajuda pra professora se caso ela precisasse e achasse interessante nos inteirar como membros participantes da aula, e não somente como meros observadores.

Diferentemente dos alunos do CEP, não senti no Leminski um estranhamento, e surpresa com a novidade dos alunos, e também não senti empolgação por parte da professora Sônia. O conteúdo da aula foi basicamente o mesmo das aulas do CEP, como é uma turma de espanhol básico, eles abordaram questões de descrição das características físicas, cores, nacionalidade e afins. Foi interessante porque pude relembrar coisas que já havia esquecido.

 

 

Relato de observação de aula (04/04/17) - CEP 

6ºA 

Diferentemente da primeira turma, o sexto A estava mais calmo. Primeiramente a professora entrou sozinha na sala e os explicou o que era o PIBID  e o que iríamos fazer ali. Eles nos receberam com uma empolgação mais contida. Ao longo da aula, poucas vezes a professora precisou fazer intervenções para chamar a atenção dos alunos, além disso a abordagem dela para essa turma foi diferente. Isso me fez pensar como o professor precisa ter a habilidade de percepção bem desenvolvida e o quanto isso se torna um desafio para o docente.

A turma fez uma atividade diferente. Não seguiram o livro, mas fizeram uma cruzadinha que abordava o mesmo tema da aula da turma anterior (cores, vocabulário, questões culturais). Depois que a professora explicou eles começaram a realizar a tarefa e no geral não tiveram muitas dúvidas. Eu precisei sair da aula mais cedo, por isso não sei como terminou a abordagem da professora, nem o comportamento dos alunos.

6ºB

Nesse dia eu cheguei um pouco atrasada na aula. Como foi o primeiro contato que a equipe do PIBID teve com os alunos do sexto ano (realidade diferente da que tínhamos antes, em relação às idades dos alunos), a sensação de novidade e um certo estranhamento surgiu entre nós e eles. Quando entre na sala, meus colegas já haviam se apresentado. Naquele dia, suponho que por conta da novidade maior que os alunos receberam da professora Gisele, eles ficaram ainda mais ouriçados. Logo que pedi licença para entrar na aula, aquelas criancinhas cheias de energia me olharam com surpresa dizendo: "nossa, mais uma", "agora são sete pessoas". Uma delas me olhou e perguntou em tom de atrevimento : "você não vai se apresentar, não ?!" enquanto outra complementou "mas tem que ser espanhol".

Depois da minha apresentação e do primeiro momento de contato com a turma, a professora retomou a atividade. Eles estavam lendo um texto do livro didático e respondendo à perguntas. O comportamento da professora nessa turma foi de total atenção aos alunos. Em alguns momentos era quase impossível controlar os pequenos pois cada um falava de um lado e perdiam a concentração muito fácil. Contudo a professora os trazia de volta para o assunto da aula de maneira bem estratégica. Antes de bater o sinal eles cantaram uma música em espanhol pra gente, a canção basicamente era uma descrição de algumas pessoas; seu nome, nacionalidade, cor preferida. Foi bem divertido

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBSERVAÇÃO: o mês de outubro foi repleto de acontecimentos inesperados. Primeiramente a ocupação dos colégios estaduais e posteriormente a ocupação da UFPR, que se iniciou na Reitoria. Por esses motivos é que tivemos que suspender as observações no Paulo Leminski, entretanto os bolsistas do PIBID foram até os colégios para mostrar aos alunos nosso apoio a favor da resistência contra os abusos cortes e descaso do Governo para com a situação educacional. Levamos aos alunos o posicionamento do PIBID sobre a PEC 241 e  os outros corte na Educação, além disso realizamos uma oficina de cartazes e discussão com os estudantes.

As observações foram retomadas em abril de 2017 porque muita coisa mudou desde outubro. A professora supervisora do Tiradentes saiu do colégio e por isso as observações lá não foram mais realizadas, tentamos contato com outros colégios e conseguimos estabelecer comunicação com o Colégio Estadual do Paraná, no qual iniciamos as observações nas turmas  de sextos anos, experiência nova para os pibidianos, que até então só haviam feito observações em turmas de ensino médio.

No mês de abril também, houve a troca de coordenador do projeto, a professora Josele Bucco Coelho precisou sair por motivos profissionais e então a professora Deise Cristina de Lima Picanço assumiu o pibid espanhol da UFPR.

Relato de observação de aula (06/10/16) - Colégio Paulo Leminski

Haviam três alunas na turma, a professora colocou na lousa algumas cruzadinhas que os próprios alunos tinham feito em outras aulas, a fim de aprimorar o vocabulário. Com o desenvolver da aula, alguns assuntos surgiram, por conta das palavras das cruzadinhas. Um deles foi sobre as profissões. A professora então, perguntou aos alunos suas aspirações em relação à carreira profissional, essa interação serviu para deixar os alunos mais à vontade e assim desenvolver uma comunicação eficaz.