Biologia 2 > Páginas > Relatos de experiência - Portfólios do Colégio Santa Gemma
Portfólios do Colégio Santa Gemma
Sofia Foladori Invernizzi
Normalmente os alunos são avaliados através provas, que nem sempre são a forma mais completa, nem mais atrativa, de avaliação. Assim, portfólios foram realizados como um modo alternativo de avaliação para os alunos do primeiro ano do ensino médio. Neles, além de ser avaliado o conteúdo de botânica tratado em sala de aula e nas saídas de campo, também foi levada em conta a criatividade, a organização e a dedicação por parte dos alunos.
No portfólio, os alunos tinham que explicar saídas de campo realizadas, os grupos de plantas, a estrutura da flor, a histologia vegetal e a exsicata que montaram durante uma das saídas de campo. Os alunos, ao fazer o portfólio, tiveram um aprendizado relevante, não só do conteúdo, mas também sobre as formas de estudar e sistematizar informação. Contudo, houve diversos graus de envolvimento e dedicação por parte dos alunos. Ao comparar os portfólios pode-se observar a diferente organização da informação que cada aluno possui e traduz fazendo esquemas, tabelas, desenhos ou utilizando cores. Essas diferenças destacam a necessidade de o professor tentar abranger diversos meios de ensino para conseguir expor a informação de forma clara para todos os estudantes. Além disso, mostram a vantagem de um método de avaliação diferente, mediante o qual cada aluno pode se expressar de modo individual.
Quem participou?
Os portfólios foram propostos como forma de avaliação pela professora Claudia, que trabalha com o primeiro ano do Ensino Médio. Depois que os alunos terminaram os trabalhos e a professora os avaliou, foi feita uma comparação de todos os portfólios em uma tabela para destacar as diferenças no método de organização e raciocínio dos alunos. Foram 18 os alunos que entregaram o portfólio.
Como foram desenvolvidas as atividades?
Os alunos, no decorrer das aulas, tinham que fazer as diversas partes do portfólio para, no final, ter um portfólio completo sobre todo o assunto visto em sala de aula sobre botânica.
Como as discussões teóricas que fazemos às segundas-feiras influenciaram nessas atividades?
Eu não estava no PIBID durante o período de discussões que levaram à sugestão de usar o portfólio como forma de avaliação. Contudo, no relato sobre a reunião reflexiva sobre Avaliação estão presentes a descrição da reunião e o texto que levaram à realização do portfólio.