Avaliação

Ayrton Izaias de Oliveira

A reunião reflexiva ocorrida no dia 09/06/2015 teve como tema principal o processo de avaliação. Como ponto de partida para as discussões foi utilizada a discussão associada à leitura de capítulo 20 do livro A história do pequeno reino: Guia prático de pedagogia elementar, de Luca Rischbieter (acesse aqui esta discussão).

Após a leitura do texto a discussão permeou os seguintes pontos: ineficiência da maioria dos sistemas de avaliação adotados pelos docentes, que muitas vezes baseia-se apenas em um processo de repetição contínua das informações aprendidas (ou decoradas) pelos estudantes; possíveis alternativas de avaliações diferenciadas, que permitam um reflexo fidedigno do aprendizado do educando; e as dificuldades de se adotar/implantar um sistema diferenciado de avaliação no modelo atual de escola, com disciplinas compartimentalizadas em cargas horárias tidas como insuficientes.

Chegou-se ao consenso de que, no atual cenário da educação brasileira, é necessária a mudança das metodologias avaliativas; uma prova pontual onde simplesmente o aluno transcreve determinadas informações e é comparado com os demais alunos não reflete o desenvolvimento individual e o crescimento intelectual do indivíduo, além de comparar seres completamente independentes e que partiram de pontos totalmente diferentes em relação ao conhecimento prévio.

As metodologias avaliativas que se acredita serem as mais eficazes são aquelas em que o desenvolvimento do aluno é acompanhado ao longo do tempo, e avaliado de forma independente dos resultados dos demais alunos. Uma das metodologias citadas durante a reunião em que diversos “PIBIDianos” demonstraram interesse particular foi a avaliação via portfólio; tal processo de avaliação foi utilizado com cunho experimental em atividades de contraturno do projeto Ciência Maluca, desenvolvido no C. E. Santa Gemma Galgani (acesse aqui a discussão e resultados desta metodologia).

As grandes limitações deste tipo de avaliação são o tempo e o elevado número de alunos sob responsabilidade de um professor; este tipo de avaliação requer tempo do professor para além da preparação das aulas e atividades, tempo este para ser destinado ao acompanhamento do desenvolvimento de cada estudante. Hoje, na maioria dos sistemas educacionais brasileiros, a superlotação em sala de aula e falta de tempo pra o professor limitam o uso de tais práticas.

A educação é um processo complexo que tem como fim o crescimento do educando. A avaliação é, a meu ver, um meio diagnóstico da funcionalidade ou não-funcionalidade das metodologias aplicadas ao ensino. Desta forma, esta deve ser processual e considerar as mudanças no indivíduo. Como parte fundamental do processo, ela deve ser muito bem pensada e planejada, a fim de cumprir bem suas funções.