Química 2 > Apresentação
História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química
Justificativa
A educação em nível médio vem historicamente enfrentando várias dificuldades e desafios, porém alguns destes são mais próprios do ensino de ciências naturais. Com grande frequência ouvem-se queixas sobre a dificuldade de aprendizagem nestas matérias, as quais são corroboradas por baixo desempenho dos alunos nas provas e avaliações. Esta situação tem criado uma imagem negativa acerca da Química enquanto conteúdo escolar, o que tem contribuído para diminur o interesse por esta ciência e, como consequência indesejável, impedindo a apropriação deste conhecimento importante para formar o cidadão crítico e autônomo.
Dentre os vários problemas levantados em pesquisas na área do ensino de química, tem sido diagnosticado a divulgação e o reforço de um visão irreal e deformada do trabalho do cientista e da atividade científica [GIL-PÉREZ, 2001]. Foram identificadas ideias ingênuas e de senso comum entre os alunos e professores, tais como:
- o conhecimento científico é fruto da observação (experimentação) isenta, neutra e livre de preconceitos (visão empírico-indutivista);
- o método científico é composto de procedimentos rígidos e exatos que garantem a obtenção do conhecimento verdadeiro;
- o conhecimento científico apresenta-se de forma pronta e acabada e justifica-se por si mesmo;
- a ciência é fragmentada em áreas e campos de conhecimentos autônomos;
- a ciência desenvolve-se de forma linear, através de acumulação progressiva de conhecimentos;
- a ciência é feita de forma individual, por sujeitos fora do normal ("gênios") ou excêntricas;
- a ciência é socialmente neutra e é independente de interferências externas.
A visão mistificada sobre a ciência como todo e Química em particular, não só dificulta o processo de ensino-aprendizagem, mas contribui para afastar ainda mais os alunos por a considerar o assunto demasiado difícil, acessível somente aos que são considerados os mais inteligentes.
Uma das propostas apresentadas para enfrentar os problemas apontados é a inclusão da História e da Filosofia da Ciência (HFC) na formação de professores. Em resumo, a Filosofia da Ciência seria encarregada de refletir sobre a natureza e a dinâmica da ciência, enquanto a História da Ciência descreveria a estruturação do conhecimento químico (enfoque internalista) e a sua inserção histórica no contexto social (enfoque externalista) [DEL PINO, 2006].
Proposta do subprojeto Química 2
A inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de química em nível médio encontra duas dificuladades principais. A primeira é a carência de material didático e de apoio para esta finalidade; a outra é o fato dos licenciandos e os professores do ensino médio terem tido contato insuficiente, quando não inexistente, com HFC durante o processo de sua formação inicial (curso de licenciatura). As atividades deste subprojeto do PIBID/UFPR procuram dedicar-se a estes dois problemas.
O primeiro objetivo refere-se à introdução da temática HFC na formação inicial dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) e na formação continuada dos professores supervisores. São feitas leituras de textos, discussões e apresentação de seminários sobre a temática para esta finalidade.
O segundo objetivo é a elaboração de materiais didáticos de Química contemplando temas envolvendo HFC. Os bolsistas ID, sob orientação do coordenador do subprojeto e dos professores supervisores, preparam uma Unidade Didática (UD) perinente a um tema previamente escolhido, com o devido embasamento teórico. As UD são testadas nas escolas e posteriormente compartilhadas no site.