Unidades Didáticas
Unidade Didática (UD) é uma proposta de acão didático-pedagógica na escola que visa atingir um ou mais objetivos definidos previamente. No caso do subprojeto Química 2, o objetivo principal é a inserção da História e Filosofia das Ciências (HCF) no processo de ensino-aprendizagem da química em nível médio, em resposta à constatação de que há vários problemas relacionados com o ensino de ciências como vem sendo evidencidado por pesquisas da área. Além desta prática oferecer uma oportunidade de formação de caráter inovador para os licenciandos, constitui-se aprendizado também para os professores supervisores da escola de Educação Básica.
O produto final desta atividade é um conjunto de documentos sobre a UD contendo o tema abordado, os objetivos, uma descrição para contextualizar o material do ponto de vista teórico e de sua aplicação, planos de aulas e descrições sobre as estratégias metodológicas a serem aplicadas. No caso de aulas experimentais, são fornecidos os roteiros e outros subsídios para a sua implementação.
Devido ao fato do projeto estar em andamento, muitas das UD estão em processo de elaboração pelos bolsistas. Uma vez finalizadas, poderão ser aplicadas por qualquer professor de Química numa escola de Ensino Médio.
Unidades didáticas em elaboração
- Nagatomy, G.; Carraro, V. Potencial Hidrogeniônico sob a Abordagem dos Três Momentos Pedagógicos.
Unidades didáticas finalizadas
- Kozima, C.K.; Ferri, M.S. Tabela periódica: uma proposta didática a partir da história e filosofia da ciência.
- Knüpfer, G.H. Modelos como representações do real, não como a própria realidade.
- Vercesi, D.F.R. Medicalização da Educação.
- Oliveira, M.C. Abordagem da experimentação problematizadora para o ensino de química: o questionamento e a investigação em sala de aula.
- Calazans, H.C. Ácido, base, pH e pOH.
- Bieda, J.C. Aplicação do tema Química Forense em contexto de Ensino Médio.
- Kundslatch, A. Aulas experimentais e uso de TIC no ensino sobre hidrocarbonetos e funções orgânicas.
- Santos, J.C.S. Aulas experimentais em Química Forense e Drogas.
- Pires, D. Introdução à Química Orgânica.
- Leal, J.V.C. História dos modelos atômicos e seus idealizadores.
- Zeitz, K.M. Introdução à Nomenclatura de Hidrocarbonetos.
- Beneton, G. A. Ligações químicas: Iônicas, Covalentes e Regra do Octeto.
- Alves, M. R. Química Orgânica e alimentos.