Metodologia

As atividades do subprojeto Química 2 estão organizados em ciclo com duração de um ano. Durante o período são realizados reuniões semanais com todos os bolsitas - ID, supervisores e coordenador - na Universidade, com objetivos que dependem da etapa do desenvolvimento do plano de trabalho. As referidas reuniões são realizados às sextas-feiras à tarde, com duração de quatro horas. Paralelamente, os bolsistas ID vão às escolas com periodicidade semanal também e, sob a orientação do respectivo professor supervisor, desenvolvem as atividades planejadas.

O ciclo de atividades é desenvolvido sequencialmente em cinco etapas que, resumidamente, são:

  • etapa 1 com reuniões semanais nas quais são tratados os temas de pesquisa da área;
  • etapa 2 de elaboração das Unidades Didáticas (UD) sobre as temáticas estudadas;
  • etapa 3 de desenvolvimento das UD nas escolas conveniadas ao PIBID/UFPR;
  • etapa 4 de elaboração de artigos e trabalhos científicos relacionados às etapas anteriores;
  • etapa 5 em que se divulga os resultados das etapas anteriores por meio da participação em eventos da área de pesquisa em educação em química, bem como em encontros do PIBID.

Considera-se que o bolsista ID teve uma participação completa no subprojeto Química 2 se participou de um ciclo completo.

Descrição das etapas

A Etapa 1 emprega as reuniões semanais de todos os bolsistas na Universidade para promover discussões de textos de livros ou artigos que foram previamente selecionados e lidos. O objetivo desta atividade é promover a instrumentalização com os referenciais teóricos necessários para a construção das UD.

A Etapa 2 constitui-se da elaboração da UD, a qual tem por objetivo a inserção de uma das temáticas de pesquisa em ensino de química na escola. O desenvolvimento desta fase do trabalho inicia-se com a busca e estudo de um artigo que forneça a base teórica. Em seguida é elaborada uma seqüência de aulas que objetivam tratar tanto dos conteúdos químicos específicos presentes no artigo, bem como possibilitar reflexões suscitadas pela temática escolhida.

A Etapa 3 consiste na aplicação das UD nas escolas conveniadas do PIBID/UFPR, a saber: Colégio Estadual Profª. Maria Aguiar Teixeira e Colégio Estadual Prieto Martinez. Os alunos bolsistas ID são distribuídos em cada escola, na qual há um professor supervisor responsável por orientar as atividades desenvolvidas, inclusive a intervenção em sala de aula.

A Etapa 4 consiste na elaboração de um artigo científico que contemple as etapas anteriores, o qual deve ser submetido a um evento ou revista da área de Ensino de Ciências ou de Química.

Na Etapa 5 é realizada a divulgação de trabalho em eventos científicos e encontros do PIBID.