CAMARGO, Sérgio¹

Nas últimas décadas países têm promovido reformas em seus sistemas educativos buscando acompanhar o desenvolvimento da sociedade em seus diversos domínios. A formação de professores em suas diferentes modalidades de ensino tem sido uma das maiores prioridades desses governos. Principalmente, devido ao fato de que o desenvolvimento da Ciência e tecnologia tem ocorrido de maneira tão acelerada que a grande maioria dos indivíduos de nossa sociedade tem sentido dificuldades em acompanhar esse processo e, sobretudo, entendê-lo. 

Essa nova sociedade em constante transformação exige continuamente o desenvolvimento de profissionais, aptos e com uma visão ampla dos acontecimentos, que tenham capacidade para acompanhar e entender o progresso científico. Além disso, espera que assumam uma postura crítica com relação às mudanças e que sejam capazes de dialogar com a sociedade avisando sobre riscos e benefícios que decorrem dos avanços científico-tecnológicos.

Portanto, é necessário nesse período histórico em que estamos vivendo, que o professor de Física seja um profissional atento às demandas da sociedade. Ele precisa possuir atitudes investigativas e deve estar sempre preparado para compartilhar e disseminar essa prática, além de possuir um amplo domínio do saber científico, qualidades estas necessárias a um profissional que venha atuar como agente transformador da sociedade. Além do mais, faz-se necessário que este compreenda o ensino em novas bases, constituindo uma nova atitude pedagógica para que possa dar conta dessa nova demanda social.


1 - Professor Doutor CAMARGO, Sérgio - Professor adjunto do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DETPEN) - e PPGE - Coordenador do PIBID - FÍSICA -  UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil.

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