O projeto PIBID Interdisciplinar Pedagogia e Matemática tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática a inserção em contexto real da sala de aula pela vivência de experiências docentes em matemática que envolva o processo de planejamento (diagnóstico da realidade, criação de recursos e de situações didáticas), a prática propriamente dita (desenvolvimento das situações didáticas em sala de aula) e avaliação (análise reflexiva das ações realizadas). Objetiva, também:
- Oportunizar a vivência de um processo de ação-reflexão-ação, promovendo um permanente movimento de construção da prática a partir de significações atribuídas pelos graduando em virtude de suas próprias experiências e estudos;
- Analisar os elementos que caracterizam a sala de aula e que interferem no processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos matemáticos;
O projeto visa que a atividade formativa vivenciada pelo graduando do Curso de Pedagogia e Matemática se traduza em aprendizagem da docência. Em termos gerais, no que se refere à formação do profissional da Educação, cuja finalidade é o de ensinar. Em termos do ensino da Matemática, no que se refere à identificação de obstáculos à aprendizagem da criança, melhoria no domínio do conteúdo específico, apropriação de referenciais teóricos metodológicos das tendências atuais presentes na Educação Matemática. Em termos da formação do pedagogo, a indissociabilidade entre a função docente e a de pedagogo escolar.
|