Além das atividades desenvolvidas nas escolas integrantes ao subprojeto Interdisciplinar 1, também participamos de palestras, oficinas na universidade sobre temas pertinentes à nossa formação tais como: inclusão, tecnologias em sala de aula entre outros. Essas atividades auxiliam no embasamento teórico de nossas propostas nas escolas.
 
Oficinas:
 
► Área, Perímetro e Fração: Parte 1 e Parte 2
Pibidiana: Sirley
Relatório
 
Pibidianos: Otávio e Sirley
Relatório
 
Pibidianas: Luana e Sirley
Relatório
 
Professor: Anderson Roges T. Góes. Departamento de Expressão Gráfica da UFPR e coordenador do SubProjeto PIBID Matemática 3 da UFPR
 
Pibidianas: Luana e Sirley
 
► Fractais
Professoras Supervisoras: Cleide e Ivanir
 
Palestras:
 
► EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: NOVOS DESAFIOS PARA A CIDADANIA
Professor Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora no Departamento de Matemática e Professor da Linha de Pesquisa 1 (Formação de Professores de Matemática), do Mestrado Profissional em Educação Matemática (UFJF) e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação (CAED/UFJF)
 
► ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE
Professora Dra. Flávia Dias de Souza do Departamento de Educação e Professora Dra. Maria Lucia Panossian do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
 
► PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E A INFLUÊNCIA NA AÇÃO DOCENTE
Professora Dra Marilda Aparecida Behrens do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
 
► LITERATURA E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA
Prof. Dr. Altair Pivovar. Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná
 
► FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PESQUISA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Professora Doutora Lourdes de La Rosa Onuchic. Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e (UNESP)
 
► AS METODOLOGIAS ATIVAS E A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DE ESTUDANTES: MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES
Professor Doutor Iran Abreu Mendes, professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
 
► LITERATURA E MATEMÁTICA
Professora Eliza Dalla Bona, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná
 
► EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: RECURSOS ASSISTIVOS PARA AS DIFERENTES DEFICIÊNCIAS EM SALA DE AULA E NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
Professora Doutora. Clelia Ignatius Nogueira, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Maringá
 
► TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Professora Doutora Claudia Lisete Oliveira Groenwald do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA