Sobre a 1ª edição
O Encontro de PIBIDs Interdisciplinares do Paraná foi pensado e organizado pelos integrantes deste projeto. Realizado em 08 de outubro de 2016, contou com a participação da Professora Dra. Joanez Aires, coordenadora institucional do PIBID na Universidade Federal do Paraná; Professora Dra. Tania Bruns Zimer, coordenadora de gestão do PIBID na Universidade Federal do Paraná; Professora Dra. Ettiène Guérios, coordenadora do SubProjeto PIBID interdisciplinar I: Pedagogia e Matemática; Professora Dra. Flávia Dias de Souza, coordenadora do SubPorjeto PIBID Interdisciplinar da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Professora Cristina Teixeira, coordenadora do SubProjeto Interdisciplinar III: A temática ambiental na escola: uma proposta interdisciplinar; bem como pibidianos, professores supervisores desses projetos e convidados.
Teve por objetivo geral promover uma discussão a respeito da dinâmica de trabalho desenvolvida por diferentes subprojetos interdisciplinares no âmbito do PIBID do Estado do Paraná. Os objetivos específicos foram:
-
Conhecer a dinâmica de trabalho dos projetos interdisciplinares participantes
-
Expor os resultados obtidos durante a atuação nas escolas
-
Desenvolver oficinas entre pibidianos de diferentes projetos para “trocar experiências”
-
Sistematizar concepções de interdisciplinaridade presente nos diferentes projetos.
-
Elaborar um documento síntese sobre Interdisciplinaridade presente nos diferentes subprojetos.
Justificativa: Diferentes concepções acerca do trabalho pedagógico interdisciplinar permeiam a prática docente dos professores na Educação Básica. Nesse caso, referem-se à elaboração de atividades que integram diferentes áreas do conhecimento..Nesse caso, a Interdisciplinaridade possui um status conceitual dinamizador da ação docente, devido a que, converte-se em conteúdo a ser estudado nos Cursos de Pedagogia e Matemática. Parece razoável afirmar que uma ação didática interdisciplinar prescinde de um conhecimento teórico que a sustente, tendo clara a defesa de que são relações permanentes e contínuas entre teoria e prática que constituem o eixo de aprendizagem significativa dos conteúdos da docência, em todos os níveis de escolarização, incluindo o da formação inicial.
Em outra vertente, pela prática desenvolvida desde 2012 no SubProjeto Interdisciplinar Pedagogia e Matemática da UFPR, apostamos que a própria formação inicial pode se dar pela vivência interdisciplinar no percurso dos Cursos de Licenciatura e Pedagogia. Ao vivenciarmos um processo em que a formação específica de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática se dá em conjunto com os de Pedagogia, observamos que o próprio processo formativo torna-se interdisciplinar, em sua essência. Conhecimentos específicos e pedagógicos são inter-relacionados na estrutura cognitiva e prática dos alunos, oportunizando-lhes a construção de fundamentos para a ação docente.
Os alunos do SubProjeto Interdisciplinar Pedagogia e Matemática da UFPR participaram de eventos em diferentes instituições do Paraná e em outros estados brasileiros. Entre eles, participaram do EPREM e do I Seminário do PIBID da Região Sul, o PIBID/Sul, na Universidade do Planalto Catarinense, em Lages, SC, em 2015. Foi durante este evento que sentiram a necessidade de conhecer e discutir a dinâmica que os projetos PIBID interdisciplinares apresentam, pois, envolvem alunos de mais de um curso de graduação, o que demanda uma organização específica, diferente dos projetos unidisciplinares.
Público Alvo: Alunos bolsistas ou voluntários; supervisores e coordenadores de projetos PIBID Interdisciplinares; professores de Instituições de Ensino Superior e da Educação Básica; alunos de cursos de Pedagogia e de Licenciaturas.
|