O subprojeto Português 2, alocado no curso de Letras, em 2015, tem como objetivo desenvolver análise lingüística em gêneros textuais escolares com sequência argumentativa de base. A partir desse recorte, a proposta desenvolve sequências didáticas que organizam atividades de escrita, reescrita coletiva e reescrita individual. As intervenções dos bolsistas apontam unidades lingüísticas reveladoras da organização argumentativa de gêneros correlatos, como texto de opinião, debate, etc. Os textos dos alunos foram elaborados na disciplina de Língua Portuguesa, no IEP (Instituto de Educação do Paraná), sob a supervisão da profa. Inês Astreia Marques. A partir da 2016, contamos com a parceria do Colégio Estadual do Paraná, sob a supervisão da profa. Gláucia Dziubate. As turmas em que os trabalhos foram desenvolvidos concentraram-se no 9º. ano da EF, 1º. ano do curso de Magistério e Ensino Médio e no 3o. ano do Ensino Médio.
Em linhas gerais, defendemos que há estruturas linguísticas específicas dos problemas argumentativos dos alunos, no “projeto de não dizer”: expressões genéricas, verbos no presente simples, estruturas transitivas com argumentos elididos, etc.. No entanto, na intervenção para reescrita, baseada nas articulações específicas da estrutura argumentativa, os alunos demonstraram engajamento na produção textual, agora no “projeto do dizer”.