ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SUBPROJETOS

 

  1. Observar que os subprojetos estejam ARTICULADOS aos objetivos dos acadêmicos e do objetivo geral do Projeto – Tecnologias na Escola e o papel de mediador do Pedagogo;

 

  1. Conforme os nossos estudos realizados em 2013, o uso e a integração das tecnologias digitais na escola precisam estar sendo pensando a partir da permanente ARICULAÇÃO entre o técnico em relação ao pedagógico. Não podemos perder esta DIALÓGICA  do nosso horizonte de AÇÃO;

 

  1. Articular, então, os conhecimentos “técnicos” do recurso tecnológico digital com o CONTEÚDO que se pretende transmitir para o aluno, criando estratégias PEDAGÓGICAS;

 

  1. Utilizar os PLANOS DE ENSINO como referência de CONTEÚDOS que serão ou que vem sendo desenvolvido em sala de aula e/ou no Laboratório de Informática (PROINFO, NETs etc.);

 

  1. PRAZOS: os subprojetos deverão ser concebidos, pesquisados, organizados, implantados e avaliados até o dia 16.06.2014. Com isso, teremos material e dados suficientes para podermos elaborar uma produção acadêmica;

 

  1.  OBSERVÂNCIA na implantação dos subprojetos: a) Tudo o que forem desenvolver nos subprojetos deverão ter registro escrito na mídia impressa e/ou nas demais mídias. Exemplo: o material didático ou Tutorial deverá ser escrito em arquivo Word, contendo imagens, fotos, links de sites, desenhos, gráficos, enfim, orientações detalhadamente explicadas. O material deverá observar, então, a articulação entre os conhecimentos “técnicos” e as estratégias pedagógicas de uso.

 

  1. Uma vez implantado o processo de uso e integração do recurso tecnológicos digital, cada equipe deverá encaminhar o processo de avaliação deste uso, registrando a opinião do professor, dos educandos, bem como, procurando por meio dos exercícios e atividades, levantar dados que demonstrem as “positividades” e os “limites” que precisam ser aperfeiçoados;

 

  1. CALENDÁRIO:

 

Datas

Ações/Atividades

Material Utilizado

14.02.2014

1ª Reunião de planejamento dos subprojetos na escola.

 

19.02.2014

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21.02.2014

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26.02.2014

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28.02.2014

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07.03.2014

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12.03.2014

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14.03.2014

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19.03.2014

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21.03.2014

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26.03.2014

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28.03.2014

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02.04.2014

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04.04.2014

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09.04.2014

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11.042014

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16.04.2014

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23.04.2014

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25.04.2014

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30.04.2014

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02.05.2014

FERIADO EMENDADO

 

07.05.2014

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09.05.2014

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14.05.2014

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16.05.2014

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2105.2014

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23.05.2014

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28.05.2014

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30.05.2014

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04.06.2014

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06.06.2014

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11.06.2014

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13.06.2014

COPA

COPA

 

 

 

 

 

  1. Conhecimento técnico: conhecer em detalhes o recurso que pretende utilizar. Para isso, a pesquisa na Internet é o caminho para obtermos maiores e detalhadas informações “técnicas”, bem como poderemos elaborar o material de uso.
  2. Conhecimento do conteúdo: por meio dos Planos de Ensino e do Currículo Escolar definiremos os temas, tópicos, conteúdos ou assuntos que servirão de base para o processo de ensino e/ou acompanhamento pedagógico;
  3. O conhecimento pedagógico será o fruto da articulação que faremos entre o suporte tecnológico digital e os saberes que necessitamos trabalhar. O conhecimento pedagógico traduzirá as estratégias que vamos criar para viabilizar aquela articulação acima mencionada. Como faremos uso das TIC? Bem, precisamos de conhecimento técnico mínimo para poderemos pensar nas formas, nas estratégias, nas ações que iremos empreender para “transmitir” dado conteúdo que precisa ser “apropriado” pelo estudante.
  4. A idéia é que o professor compreenda o recurso tecnológico digital. Para isso é preciso que ele conheça-o detalhadamente, descritivamente, analiticamente. È preciso que o professor compreenda que as TICs não são simplesmente “ferramentas” para ele “dinamizar” suas aulas. Mas que elas representam um novo paradigma no qual estamos todos imersos... As tecnologias da informação e da comunicação que fluem pelos computadores, pelos tablets, pelos smartphones, pelos celulares, pelos NETs ou Notebooks, fazem parte de uma REDE. É a cibercultura.

 

Curitiba, 23 de fevereiro de 2014.

Prof. Ricardo