Pedagogia 2 > Páginas > Visão final - PIBID Pedagogia 2011
Visão final - PIBID Pedagogia 2011
O PIBID Pedagogia 2011 iniciou suas atividades em julho daquele ano. Agora, em julho de 2013, ele chegou ao fim.
A fim de saber de que forma o projeto contribuiu para a nossa formação, construímos algumas reflexões pautadas a partir das práticas desenvolvidas durante o projeto. Confira!
Participação no Projeto PIBID Pedagogia 2011
Franciele de Fatima Kososki
Participar do PIBID foi muito gratificante para mim. Ajudou-me a compreender um pouco mais do que é ser professor, que as pesquisas são muito importantes para uma formação mais completa e realizadora. O projeto ocorreu em duas escolas de Curitiba.
Com orientação da professora Adriane e a pedagoga Ivanir, fui destinada a participar de um projeto na escola CEI do Expedicionário (no bairro Água Verde). Lá era para trabalhar leitura e escrita na matemática, fiquei como bolsista de um 3° ano, onde a professora Alessandra é regente. Nessa escola desenvolvi várias atividades e as que marcaram foram dois jogos que foram dados para essa turma, que tinha relação com centena. Um jogo foi o “Nunca dez” feito com material dourado, onde os alunos puderam explorar desde a unidade até a centena, de forma dinâmica e prazerosa. Outro jogo foi “Triminó” (domino com Três lados), que também tinha relação com a centena, foi feito vários triângulos, alguns com figuras do material dourado em vez de números e outros com números. Os alunos gostaram desse jogo também, e o principal, aprenderam muito, ambos os jogos forma feitos em equipe, sempre com a ajuda da professora Alessandra, que me apoiou muito, e me deixou bem à vontade para trabalhar com os alunos.
No PIBID participei de uma oficina, em um Worshop que foi realizado para bolsistas do PIBID de qualquer área. Foi muito boa essa oficina que foi sobre: Corpo e Voz na Teleaula, foi bem interessante para aprender mais sobre como acontecem as aulas em frente das câmeras.
Mais uma vez quero dizer, que foi muito bom participar desse projeto e quero agradecer às colegas que me ajudaram com idéias e sugestões, à professora Alessandra e à pedagoga Ivanir pela confiança e ajuda e agradecer é claro coordenadora Adriane pelo grande empenho que teve nesse projeto, pela oportunidade da bolsa, pela ajuda e compressão. Pena que acabou, mas valeu muito a pena.
Relatos ao PIBID
Jaqueline Maas
Na escola em que efetivei o subprojeto pedagogia/2011 a proposta era voltada para a Alfabetização Matemática, no sentido de interpretação de uma diferente linguagem, com seus significados e vocabulários próprios. Tendo sempre em mente que na escola, todos são responsáveis pela formação de bons leitores, inclusive nas aulas de matemática, as atividades e observações realizadas focaram-se nesse aspecto.
A linguagem no seu sentido amplo deve proporcionar aos alunos a autonomia, o buscar informações, o entender criticamente, questionamentos, reflexões e não simplesmente responder perguntas equivocadas do esquema “arme e efetue”.
Percebo que os objetivos no projeto foram alcançados, proporcionando a articulação da teoria discutida com a prática. Nesse sentido, a escola sentiu-se parte da Universidade, assim como a Universidade, da realidade vivenciada diariamente pelos professores das séries iniciais.Proporcionou um momento de troca muito significante, sendo a escola um campo de experiência para a formação consistente. Conhecer diferentes realidades, práticas diversas, ter uma nova perspectiva.
A professora regente da turma que acompanhei foi muito sensível às propostas, envolvendo-se e auxiliando, apontando sugestões e soluções. Dialogávamos constantemente sobre a aprendizagem das crianças, suas dificuldades e progressos, os sabores e dissabores da docência.
O PIBID proporcionou-me uma visão diferenciada, que nem sempre vivenciamos com o estágio obrigatório, ampliando o repertório de práticas e metodologias inovadoras, como um novo espaço para discussão, com diferentes olhares.