SUB PROJETO PEDAGOGIA/2011.



A proposta básica para o desenvolvimento deste subprojeto é o reconhecimento e a problematização de práticas cristalizadas na cultura escolar pelos bolsistas de iniciação à docência e também pelos professores das escolas parceiras, para que não sejam repetidas de forma inconsciente quando inadequadas a uma concepção de educação emancipatória.


Desta forma, pretende-se contribuir para a melhoria da formação inicial de nossos alunos, e também, para a formação continuada dos professores, podendo converter-se na melhoria da Educação Básica.


Este sub projeto objetiva o desenvolvenvimento de ações formativas, investigativas, dialógicas e interdisciplinares junto aos licenciandos em Pedagogia e aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de Curitiba, no que se refere aos processos de alfabetização e à consolidação da leitura e escrita.


Para tanto, as atividades são organizadas em torno de dois eixos. O primeiro eixo diz respeito à análise das atuais práticas de alfabetização e de consolidação da leitura e escrita para identificar quais são as práticas que podem ser reafirmadas porque ainda são significativas para o aprendizado dos alunos, e quais são as práticas que devem ser revistas, pois permanecem cristalizadas na cultura escolar como tradição acumulada, mas não respondem mais às atuais necessidades dos alunos.


O segundo eixo refere-se à construção de novas práticas fundamentadas nas necessidades das escolas e numa perspectiva interacionista de linguagem. Ressalta-se, por fim, que esse movimento é dinâmico e tem as escolas como parceiras na formação dos licenciandos em Pedagogia, num processo de respeito por sua trajetória já construída.


Pretende-se, ao final da vigência deste subprojeto, que os licenciandos em Pedagogia adquiram maiores informações a respeito da realidade escolar e dos aspectos constitutivos da docência e tenham um aprofundamento teórico-prático maior em relação aos processos de alfabetização e consolidação da leitura e escrita, contribuindo para a melhoria de sua formação. Paralelo a isso, espera-se que a parceria firmada entre a Universidade e as escolas, por meio do PIBID, melhore a qualidade do ensino de todas as instituições envolvidas.