Pedagogia 2 > Posts > Apropriação, integração e uso das Tecnologias na Escola e o papel de mediação do Pedagogo - Setembro - 2013
Objetivos em relação aos pedagogos da escola:
Realizar estudos e pesquisas sobre a utilização dos recursos tecnológicos a partir de uma fundamentação teórica que identifique algumas categorias de análises necessárias para a integração e utilização das tecnologias (digitais) na escola (tecnologia, conhecimento, informação, ciência, cultura, cultura das mídias, mediação, convergência das mídias, ciberespaço, cibercultura, comunidades colaborativas de aprendizagem, internet entre outras);
- Explorar, conhecer e compreender a natureza, as características e as linguagens dos recursos tecnológicos existentes no laboratório de informática da escola com vistas a desenvolver procedimentos técnico-metodológicos de utilização das diferentes mídias veiculadas pelo suporte digital, disponibilizadas pela internet nas atividades didáticas e pedagógicas;
- Adquirir o domínio/familiaridade com a informática (básica), conhecendo o sistema operacional (Windows e Linux), softwares e aplicativos disponíveis no laboratório de informática da escola no sentido da aquisição de conhecimentos para ter condições de orientar os professores na elaboração do planejamento, fazendo a "ponte pedagógica" para o uso desses recursos;
- Saber utilizar os diferentes aplicativos disponibilizados no laboratório de informática da escola como o: paint brush, word, excel, power point, movie maker de tal forma que o professor possa compreender a sua “lógica” e a sua “funcionalidade” nas atividades didático-pedagógicas;
- Implantar sequências didáticas e tutoriais para o uso das ferramentas digitais de comunicação (síncrona e assíncrona) como os e-mails, chats, redes sociais, blogs, ambientes virtuais de aprendizagem e outras para que possam servir como ferramentas de produção do conhecimento pela turma;
- Explorar, conhecer, descrever e analisar sites e softwares educacionais que possam auxiliar os educandos no aprendizado: seja para pesquisa ou para a aprendizagem da leitura e escrita, matemática, ciências e etc.;
- Elaborar reflexões críticas e propor estratégias para a implantação de uma cultura digital na escola, superando os (pré) conceitos e (in) compreensões na concepção, integração e uso das tecnologias digitais entre os pedagogos.