Biologia 2 > Páginas > 2015 - Aulas regulares - Ângelo Gusso - compostagem e solos
Compostagem e Solos
As aulas sobre compostagem e solos foram realizadas nos dias 18 e 25 de novembro de 2015, para duas turmas diferentes de 6° ano (uma em cada dia); foram ministradas por grupos diferentes de PIBIDanos em cada dia.
A dinâmica adotada foi a de uma aula dialogada/interrogada. Inicialmente, foi abordada a questão das divisões e classificação estratigráfica de solos, sempre provocando os alunos com questões como “onde se encontra a matéria orgânica do solo? Em que camada?”.
Buscou-se, depois, correlacionar a dinâmica trófica da vida, incluindo os processos de decomposição, produção, herbivoria e predação, porém dando enfoque especial à decomposição. Durante esse momento os alunos foram muito instigados a participar e contribuir para a aula com seus conhecimentos prévios do assunto. Para exemplificar os organismos decompositores presentes no ecossistema foi mostrado aos alunos material fixado de basidiomicetos. Foi apresentado, também, um vídeo do processo de decomposição dos vegetais em tempo acelerado (acesse o vídeo aqui).
Ao final da aula teórica foram mostrados os resultados obtidos com a decomposição assistida em composteiras montadas previamente com diferentes materiais. Aproveitou-se para discutir a variação do tempo de decomposição de diferentes materiais e a diversidade biológica associada ao processo.
Como atividade final, os alunos foram direcionados para o espaço ao redor das salas de aula (dentro do perímetro do colégio) para observação e exemplificação de alguns conceitos teóricos vistos anteriormente. Foi mostrado um perfil estratigráfico de solo, aproveitando um buraco escavado para construção de uma fossa, enfatizando as diferenças visuais e químicas entre as camadas. Aproveitando a questão dos solos, discutiu-se a importância da manutenção de cobertura vegetal original e as implicações de sua remoção tanto em nível de biodiversidade, quanto de degradação dos solos. Foi aproveitada a observação de uma grande quantidade de lixo jogado nesta área como tema gerador para discussões de reciclagem e poluição ambiental.
Acesse aqui o plano de aula utilizado nesta prática pedagógica.
Depoimentos pessoais
“De maneira geral, a intervenção realizada com as turmas do 6º ano gerou uma boa surpresa. Tenho certo receio em trabalhar com turmas do ensino fundamental, pois tenho uma certa dificuldade em transpor o conhecimento científico para uma linguagem mais acessível. Entretanto, mesmo com algumas pequenas confusões, consegui expor o conteúdo previsto no plano de aula (proposto pela bolsista Ana Waltrick), e acredito que os estudantes conseguiram construir um conhecimento sobre o tema que levantamos. Em especial, me senti feliz com o feedback da turma, que solicitou a nossa presença em mais aulas durante o ano letivo."
Fernando Jeronimo
“Esta aula representou mais uma oportunidade para aplicação das reflexões que fazemos semanalmente.
Na parte da aula em que ministrei, retomei alguns conceitos de cadeia trófica, para então relacioná-los com a importância dos decompositores e a formação da matéria orgânica, que volta para o solo, para que em seguida os conteúdos sobre compostagem pudessem ser apresentados. Ao longo desta explicação procurei utilizar o método da exposição dialogada e interrogada. Considero que minha desenvoltura foi importante para que os estudantes compreendessem o assunto.
Com relação a parte da aula desenvolvida na área externa da escola, curiosamente, encontramos uma ave morta, em processo de decomposição, e algumas orelhas-de-pau (fungos decompositores) crescendo em cadeiras velhas de madeira. Estas ocorrências foram importantes, pois os estudantes vivenciaram na prática o que foi discutido em sala de aula.”
Robertta Moryel Pellanda
“Esta aula me proporcionou mais uma vivência diferenciada em relação às aula que havia lecionado anteriormente, pois estava condicionado a trabalhar com ensino médio e precisei modificar minha postura e linguagem técnica ao entrar em contato com estes 6°s anos. Acredito que a metodologia dialogada/interrogada surtiu efeito nos educandos, uma vez que participaram ativamente da aula e conseguiram realizar diversas associações com suas vidas pessoais. A grande dificuldade desta atividade foi em sua parte final, ao ar livre: os alunos estavam muito elétricos, de forma que foi difícil prender a atenção deles por muito tempo, mesmo com um universo novo a muitos deles (o terreno da escola), tive que em diversos momentos elevar meu tom de voz e chamar a atenção deles, pedindo colaboração.
Apesar de tudo, a experiência foi muito gratificante, pois pude ver o real interesse dos alunos em aprender mais sobre o tema, repassar tais informações a terceiros (principalmente à família) e por em prática aquilo que aprenderam."
Ayrton Oliveira
“A aula foi regular. Satisfatória de conteúdo, mas com problemas de organização. Em grupo tivemos alguns problemas de interrupções e algumas falas inadequadas para o momento. A turma de 6º ano era agitada e a prática fora de sala nos obrigou a aumentar o tom de voz e exigir deles uma atenção extra. O saldo foi positivo, apesar de alguns problemas. Acredito que dar aula individualmente seja mais fácil por conta da manutenção do tempo e do controle que temos sobre nós mesmos. O conteúdo foi abordado de forma clara e, surpreendentemente, os alunos tinham bastante domínio sobre o que estávamos explicando; isso facilitou o processo. A prática na área externa foi um pouco agitada, mas funcionou, de maneira geral. Mostramos as composteiras feitas anteriormente, as camadas de solo, o lixo depositado de forma irregular, e os alunos se dispersaram um pouco durante a apresentação, mas sabiam nos dar retorno quando perguntávamos algo a eles."
Ana Paula Waltrick
"Participei da aula sobre decomposição e componentes do solo. Nunca havia dado uma aula antes e foi gratificante, principalmente por ver o interesse e a sabedoria dos alunos quanto ao assunto. Lembrei-me de quando eu tinha essa idade e ficava animada com as aulas de ciências. Foi uma ótima aula, todos prestaram atenção e muitos participaram."
Bruna Pierri