ESTILOS PARENTAIS

Claudia Lago

Ter ouvido a Dra. Lidia Weber, em um encontro sobre saúde dos adolescentes, discursando sobre estilos parentais contribuiu como uma análise das relações entre professores e estudantes. Daí a proposta de leitura e reflexão sobre o tema, por entender a relação educador/educando como um fator de grande importância para o sucesso no processo de ensino/aprendizagem e por ter vivenciado a possibilidade de aplicar alguns conceitos utilizados em sua fala na interpretação de algumas relações no espaço escolar.

O texto “Estilos e Práticas Parentais e Determinantes para o Desenvolvimento e Socialização de Crianças e Adolescentes”, de Lidia Weber e colabores, foi enviado para que os PIBIDianos fizessem uma leitura prévia e o analisassem num paralelo com a relação professor/aluno. No encontro semanal a análise foi novamente proposta e as observações particulares foram socializadas com o grupo.

Foi-se perguntando e pensando sobre a possibilidade de identificar e praticar relações entre professor e aluno nos estilos participativo, negligente, autoritário e permissivo. Também se pensou nas possíveis respostas e consequências esperadas dos alunos diante de tais posturas exercidas pelos docentes.

Minha conclusão é de que grande parte do que se observa no comportamento dos estudantes é resultado da postura do educador. A ideia foi compartilhar com os BIBIDianos essa particular experiência e, quem sabe, auxiliá-los na construção de suas relações pedagógicas. Considero o primeiro objetivo atingido com sucesso; já o segundo, dependeria de uma avaliação mais complexa ou mesmo improvável.