Biologia 2 > Páginas > Relatos - reunião reflexiva - Mateus 2
Motivação
Mateus Peressuti Batista dos Santos
Eu coordenei a reunião reflexiva do dia 19 de maio de 2015 sobre o texto " Motivação na prática docente" de Suzane Schwartz. Escolhi esse texto por não ter aprendido bem esse tema tão importante na matéria de didática achei melhor discutir isso em um grupo de pessoas mais interessadas (pibidianos, supervisores e o coordenador).
O grande objetivo do texto é demonstrar o que o professor pode fazer para que o aluno fique motivado a aprender.O conhecimento prévio do aluno é uma das coisas mais importantes na motivação do aluno, porque é a partir do que ele conhece que ele pode aprender mais sobre aquilo. O que o aluno realmente aprende é o que ele já conhece previamente, algo que ele já conviveu e pode questionar. Se o que ele for aprender for muito distante do mundo dele é óbvio que ele não vai ter interesse. Por isso é importante apresentar algo que o aluno tenha contato, pois assim ele vai se interessar para que ele aprenda como o mundo dele realmente funciona.
Outras coisas importantes para motivar o aluno, é sair da rotina e da zona de conforto, pois se essas características estiverem bem fortes no professor, a aula se torna previsível e o aluno não se sente motivado a aprender (portanto, não aprendendo ou aprendendo mal). Esse é um grande mal das escolas atualmente e precisa ser combatido. Também é bom explicitar os objetivos da tarefa e como eles serão avaliados, para que eles possam compreender qual a importância do conhecimento também consigam otimizar esse conteúdo e não apenas saber porque tem que saber. Ou seja, o professor pode juntar todas essas características num bom planejamento de aula, para que esses objetivos sejam transmitidos de forma correta e que o aluno realmente aprenda. Enfim, essa aula motivadora não serve apenas para que os alunos aprendam, mas também para que os professores aprendam com os alunos, algo importante e o que faz um professor ser melhor.