Artrópodes e Moluscos

Os PIBIDianos Angela e Mateus realizaram duas aulas sobre os temas Artrópodes e Moluscos, para alunos do 3º ano do Ensino Médio.

aula teve uma parte teórica e outra prática. A parte teórica foi iniciada com a parte de moluscos. Nesta parte foram apresentados vídeos sobre a lula colossal, que pode chegar à 22 metros de comprimento, ou seja, o maior invertebrado do mundo. Também foi apresentado um vídeo sobre a reprodução das lesmas, que são hermafroditas, portanto, o vídeo serviu para apresentar esse tipo de reprodução. Depois a aula passou a ser expositivo-dialogada, onde eu fazia perguntas sobre a morfologia e a importância econômica dos moluscos (“Onde ficam os olhos dos gastrópodes?”, Existem moluscos comestíveis, etc.). E no final foi feita a avaliação, onde os alunos tinham que dizer as diferenças entre um molusco de desenho animado e um da vida real. Já na parte sobre artrópodes, foi sugerido aos alunos uma lista de 10 animais que eles acreditam ser Artrópodes, e os respectivos possíveis habitats, para que fosse possível expicar a alta diversidade deste filo e suas características gerais destes animais. E no final da aula teórica, foram feitas perguntas sobre algumas curiosidades dos Artrópodes, como Aranha é um inseto?, Vocês sabiam que as joaninhas são carnívoras?, Vocês sabiam que a fêmea do Louva-deus tira a cabeça do seu parceiro após a cópula?, etc.

Após o intervalo, os estudantes foram levados para o Laboratório de Ciências do colégio, para uma aula prática na qual pudessem observar exemplares, tanto de moluscos, quanto de artrópodes conservados em álcool. Entre os exemplares de moluscos estavam um polvo, uma lula e algumas conchas de bivaves e gastrópodes. Entre os artrópodes tinham exemplares de siri, camarão, aranha, escorpião, além de uma coleção entomológica à seco. Os alunos podiam observar os exemplares e fazerem perguntas. No final, foi explicado o básico da fisiologia de moluscos e artrópodes.

 Eles demonstraram grande interesse pelos exemplares e novas perguntas foram surgindo ao longo da aula. Isso comprova que quando os estudantes têm acesso a materiais que vão além do livro didático, isso os estimula a questionar e participar mais das aulas.


Arquivos:

Atividade