Biologia 2 > Páginas > Relato Pessoal sobre Gincana - Grupo Vermelho
Grupo Vermelho
Ao longo do caminho, até o parque, foi solicitado que os estudantes fotografassem situações denunciadoras e situações inspiradoras.
Fotografia de uma situação denunciadora, identificada pelo grupo vermelho.
Fotografia de uma situação inspiradora, identificada pelo grupo vermelho.
A gincana realizada com estudantes do Colégio Estadual Ângelo Gusso, já explanada anteriormente, foi considerada um sucesso. O grupo vermelho, conduzido por mim, foi bastante participativo, mas também competitivo. No momento inicial, que antecedeu a gincana, os estudantes foram incitados a questionar o ambiente que os circundava (o Parque São Lourenço). As questões que surgiram foram: “porque tem musgos?”, em referência a presença nas árvores do parque; “porque a árvores está inclinada e não em linha reta?”; quanto ao terreno do parque, “porque tem colinas?”; “porque determinadas árvores não têm folhas?”; “porque o lago [do parque] tem essa cor?”; “porque a árvore tem ‘mato’ nela?”, em referência as espécies epífitas presentes nas árvores do parque; e, “porque a árvore tem outra cor?”. Em seguida, as discussões com o grupo caminharam para as relações entre ciência e religião, sendo um assunto de interesse dos estudantes. Desta forma, foi um momento bastante proveitoso, com potencial para ser executado em outros momentos, como nas atividades no contra turno propostas pelo grupo Biologia 2 do PIBID-UFPR.
Com relação a minha experiência individual, considero-a com saldo positivo nesta atividade. Sempre é produtivo estar em contato direto com os estudantes, de modo que, eles não se sentem inibidos quando questionados. Ao longo da resolução das pistas da gincana, consegui conectar vários assuntos. Entretanto, esta parte poderia ter sido melhor explorada. Além disso, os estudantes assumiram o espírito competitivo, dificultando algumas discussões. Neste quesito, considero que minha mediação não foi adequada. Poderia, talvez, ter explicado melhor os objetivos da gincana (que não eram, apenas, vencer!) ou tentado manter, com mais “autoridade”, o grupo plenamente unido, revelando que a união do grupo era um critério de avaliação.
Em linhas gerais, a gincana pôde ser bem aproveitada. O grupo vermelho obteve o segundo lugar. Com certeza, criarei oportunidades no futuro para atividades deste porte. Trata-se de um evento único de aprendizagem!
As reuniões reflexivas, realizadas entre os bolsistas do subprojeto Biologia 2, e as práticas inovadoras realizadas têm representado a oportunidade de conectar a teoria à prática. Além disso, tendo em vistas as discussões com relação as posturas do professor, é nestas atividades que podemos treinar ou inovar a comunicação com os estudantes.
Fotografias de ações antrópicas, identificadas pelo grupo vermelho, de acordo com o solicitado por determinada pista.
Fotografia comparando o ramo vegetal de determinada pista, com a planta original, uma espécie exótica presente no site.