Gincana Colégio Ângelo Gusso

Ana Paula Farias Waltrick

            A gincana preparada para os alunos do colégio Ângelo Gusso foi realizada no dia 11 de setembro de 2015 no parque São Lourenço, Curitiba. Estiveram presentes 30 alunos de 3ºs anos do Ensino Médio e 6 participantes do PIBID/UFPR Biologia 2. Cada integrante do PIBID formou uma equipe com 5 alunos e cada equipe ficou com uma cor que a caracterizou durante a gincana. Cada cor era representada por faixas de TNT para os participantes e envelopes que continham as atividades da gincana. A minha equipe ficou com a cor amarela.

            Antes do início da gincana, foi feito um exercício de observação no caminho da escola até o parque. Foi solicitado aos alunos que tirassem fotos do que considerassem interessante, de formas boas e ruins do ambiente, como lixo, ou flores que chamassem a atenção. Ao chegar ao parque, as equipes receberam os envelopes com as tarefas e a gincana começou de fato. Cada envelope levava a um ponto do parque no qual seria necessário observar o ambiente e responder perguntas, como por exemplo: quais interferências antrópicas podiam ser observadas no local; onde estava o abrigo de filhotes próximo ao local; onde encontrar fungos; e outras perguntas e atividades. Cada atividade concluída dava permissão para o próximo envelope, prosseguindo assim até a chegada ao último deles. A última atividade era um enigma que os alunos deveriam desvendar a partir de um alfabeto em código.

            O grupo cooperou muito com a gincana, todos foram muito atentos e gostaram muito do que foi feito. Não incorporaram o espírito de competitividade, mas resolveram cada pista de uma vez, com paciência e prestando atenção, discutindo cada parte da gincana. A princípio o grupo ficou animado com o convite para participar do projeto Biologia 2 no contra turno, mas de acordo com eles, situações como trabalho e distância de casa os impediriam de participar efetivamente do projeto.

 

Relato pessoal

Sinto que consegui me aproximar de forma muito amigável do grupo; tentei ao máximo conversar com eles sobre todos os aspectos que a gincana abordava e até mais. Conseguimos criar uma relação muito legal durante a gincana. Em relação às minhas limitações, sei que tenho alguma dificuldade em improviso e, quando precisei resolver questões de última hora com os alunos senti alguma dificuldade, como por exemplo, quando eles resolveram tomar um “atalho” e acabamos dando uma volta desnecessária no parque. O nervosismo e uma certa falta de voz ativa certamente me atrapalham um pouco.

Chegamos em último lugar no fim das contas, mas foi proveitoso de qualquer maneira, afinal, todos ganhamos paçoquinhas como prêmio de participação pela gincana incrível e super proveitosa daquele dia!