Biologia 2 > Páginas > Gincana - Parque São Lourenço - Colégio Santa Gemma
No dia 25 de março de 2015 foi realizada, no período da manhã, uma gincana no Parque São Lourenço (um parque da cidade de Curitiba, próximo ao colégio), com três turmas de 1º e uma de 2º ano do ensino médio, totalizando aproximadamente 120 estudantes.
Imagem do Parque São Lourenço.
Os PIBIDianos que participaram da organização e execução da gincana foram: Angela, Roberta, Mateus, Jéssica, Evandro, Miguel, além da professora supervisora Claudia e mais duas outras professoras do colégio.
Duas duplas de PIBIDianos (Angela e Evandro; Jessica e Roberta) ficaram responsáveis, cada uma, por uma turma (1ºA e 1ºB respectivamente). O PIBIDiano Mateus orientou a turma do 1ºC e o PIBIDiano Miguel a turma do 2ºA, sendo que a professora supervisora tentou atender e ajudar todas as duplas, auxiliando nas situações diversas que poderiam ocorrer.
Foram propostos desafios relacionados a conteúdos de Biologia, além de coleta de lixo e observação das paisagens com impacto humano negativo e positivo ao longo do caminho, registradas em fotografias tiradas pelos estudantes.
Estudantes realizando a coleta de lixo ao longo do caminho.
Os estudantes tinham em torno de 1h para a execução das tarefas.
Ao final da gincana, houve a contagem de pontos, sendo que a equipe vencedora foi premiada com medalhas e lupas com o intuito de incentivar o desenvolvimento do pensamento científico.
Equipe vencedora da Gincana de Caça ao Tesouro.
Arquivos:
Relato pessoal PIBIDiana Angela: Para mim a experiência contribuiu nos dois sentidos, bom e ruim. Sai de lá pensando: como ser uma boa professora se os alunos não tiverem respeito por mim? Como lidar com 30 alunos sendo que cada um tem sua história? Como saber identificar e que medidas tomar em relação a isso? Apesar de ter o lado negativo da falta de respeito e comprometimentos de alguns estudantes, fiquei feliz quando vi que era uma atividade diferente e que alguns gostaram disso, que viam aquilo como uma oportunidade de aprender de forma divertida. Outro ponto negativo seria que um dos objetivos gerais da realização da gincana era de estimular os estudantes a irem ao contra turno participar do projeto intitulado Ciência Maluca, o que não ocorreu como o esperado. Como podemos notar, alguns estudantes trabalham e realmente não pode ir ao período proposto, o que dificulta a execução de um projeto dessa natureza.