Minifeira Para Turmas do 6ºano

 

Foi realizada, no dia 21 de agosto de 2015, uma minifeira de Ciências para os estudantes do 6º ano do ensino fundamental, a qual contou com a apresentação de materiais em 4 bancadas que continham experimentos ou observação de animais ou vegetais e visualização de estruturas ao microscópio.

Densidade

Na primeira bancada o assunto era densidade, e a exposição ficou a cargo dos PIBIDianos Angela, Sofia e Pedro.

Para uma provocação inicial, foi perguntado aos estudantes se a fumaça sobe ou desce. Após isso, ocorreu a demonstração de um experimento que consistia em um furo na lateral de uma garrafa PET, onde se colocou um pedaço de papel enrolado e a ponta desse foi acendida, como observada na Figura abaixo.

Com o decorrer do experimento, os estudantes fizeram indagação ao observar o que estava acontecendo com a fumaça.

Os próprios estudantes levantaram hipóteses para explicar o fenômeno.

 

Mas, enfim, por que a fumaça desce?

            Estamos habituados a ver que fumaça sobe, e isso acontece porque as partículas da fumaça estão envoltas pelo ar quente da combustão. O ar quente se expande, sendo assim fica menos denso que o ar ambiente e sobe, levando a fumaça junto. Entretanto, no experimento, o tubinho de papel funciona como um resfriador. A fumaça vai passando pelo tubo, perdendo calor, fica resfriada, sendo assim mais densa, por isso a fumaça desce. A garrafa permite que o ar desça em forma de cachoeira, sem interferência do calor da combustão.

Um segundo experimento foi realizado para tentar deixar mais claro o conceito de densidade. Uma proveta foi preenchida com 1/3 de água misturada a um corante vermelho e 1/3 de óleo. A discussão iniciou-se com quais seriam os materiais dentro da proveta e por que eles não se misturavam. Após isso, adicionaram-se pedaços de pastilhas efervescentes, para observar a efervescência. Como o CO2, que é o produto da reação da água com a pastilha, é menos denso, a tendência é de o gás subir e, como a água era tingida de vermelho, apareciam as bolhas subindo nessa coloração, o que chamou muito a atenção dos estudantes.

Conservação de material biológico 

Na última bancada, o pibidiano Mateus foi o responsável pela parte de animais e vegetais conservados. Entre os animais, foram apresentados um polvo, uma lula, uma cobra não-peçonhenta, uma aranha caranguejeira, uma aranha armadeira e dois gatos gêmeos siameses, todos conservados em álcool 70%. Entre os vegetais, uma suculenta em um vaso e uma excicata. Foram apresentados aos alunos as técnicas de conservação, curiosidades sobre a anatomia e fisiologia dos exemplares e quais os perigos de alguns dos exemplares. 

Entre as curiosidades faladas estão a da lula colossal que podem atingir 22 metros (muito maior do que a lula conservada no colégio), do porque existem gêmeos siameses, qual aranha que é venenosa (neste caso a armadeira) e porque ela é, porque a cobra da bancada não é venenosa, e que uma mordida dela pode causar uma infecção mesmo ela não sendo venenosa, como as suculentas armazenam a água (que é através de um tecido de armazenamento de água). Também foram abordadas as técnicas de conservação e qual a sua importância, que é registrar a diversidade das espécies em um local ou por objetivos didáticos.

 

 


            Relato pessoal PIBIDiana Angela: Para mim, a feira ocorreu muito bem. Foi maravilhoso observar a curiosidade no olhar dos estudantes. O que achei interessante foi a frase da professora Carol que disse: “Temos que descobrir o que estamos fazendo que as crianças entrem nas escolas tão curiosas, e à medida que vão avançando no ensino, vão perdendo esse interesse”.


            Relato pessoal PIBIDianaSofia: Esta foi a primeira atividade na qual participei ao entrar no PIBID e gostei muito do interesse dos alunos nos experimentos e no laboratório. Entretanto, por ser iniciante, eu não participei do planejamento e discussão teórica das atividades. Logo no primeiro dia já pude observar a importância do PIBID para a formação dos alunos pois, provavelmente, se o projeto não estivesse presente esses alunos não teriam tido uma visita ao laboratório com tantos experimentos e abrangendo diversas áreas da ciência em uma aula.