Metodologias alternativas na Educação

Stephanie Caroline Schubert

O tema que levei para discussão foi: as alternativas utilizadas por outras instituições de ensino presentes no Brasil. Este tema é apresentado pelo documentário “Quando sinto que já sei”.

Para orientar a discussão das situações mostradas no documentário, foram elaboradas algumas perguntas, sem prender-se ao roteiro, deixou-se que as dúvidas que surgissem ao longo da discussão, a próprio alimentasse. Os principais tópicos lançados foram: Essas práticas, mostradas no vídeo, são realmente possíveis? Como podemos trazer para a nossa realidade? O que falta para o docente, para a escola, para os próprios alunos, tornar o conhecimento algo atraente? Por que impor tantas regras nos estudantes? A noção política/social é relevante para a construção como indivíduo e cidadão?

Durante a conversa a maior preocupação que surgiu era de como utilizar as alternativas mostradas no documentário no cenário presente nos colégios. O desinteresse dos estudantes, a indisciplina, a falta de tempo para contemplar o conteúdo de maneira satisfatória e, a estrutura precária foram alguns dos problemas levantados no intuito de se encontrar alguma solução para o quadro educacional da maioria dos casos relatados pelos indivíduos presentes na reunião. Diante de tantas falas, chegou-se a conclusão de que é de grande importância que o estudante esteja no centro do processo ensino-aprendizagem, já que a partir do momento em que o aluno percebe que seu aprendizado é diretamente dependente da sua autonomia em aprender, os momentos junto de seus colegas e professor tornam-se muito mais prazerosos e proveitosos na sua formação cidadã.

Figura 1. Documentário "Quando sinto que já sei”