Biologia 2 > Páginas > 2015 - Aulas contraturno - Ângelo Gusso - Pré-enem genética
Revisão de Genética pré-Enem
Por quê?
Esta atividade, realizada dia 17 de outubro de 2015, contou com a participação de 18 alunos do 3° ano do ensino médio e do professor supervisor. A idealização desta atividade partiu do professor supervisor que, sentindo as necessidades dos alunos com a proximidade do Enem, ofereceu-nos a oportunidade de ministrar uma aula sobre o tema Genética.
Planejamento
A atividade foi planejada por todos os bolsistas PIBID (PIBIDianos) que atuam no colégio, sob orientação do supervisor. Três pibidianos foram escalados para a atividade, porém apenas um ministrou a aula, que foi dialogada/interrogada. Pelo pouco tempo de planejamento e pelo conteúdo amplo, a opção por essa estratégia se deu por ser menos monótona que uma aula expositiva.
Execução
Para despertar o interesse dos alunos pela aula, foi realizado um experimento de extração de DNA de frutas, tais como manga e morando (acesse aqui o protocolo base de extração de DNA de frutas). A visualização do material genético despertou nos educandos mais interesse na genética do que o interesse que os motivou a ir para a aula.
Após o experimento, partiu-se dos conhecimentos prévios dos alunos para atingir a definição de conceitos básicos em genética, tais como gene, alelo, genótipo, fenótipo etc. Uma vez entendidos tais conceitos, foi explicada a correlação de tais conceitos com a conhecida genética deles: "Azão-azinho". Para isso, o processo de gametogênese foi representado para que facilitasse o entendimento da primeira lei de Mendel; além de diagramas desenhados no quadro, foi realizada uma dinâmica de simulação do sorteio de possíveis gametas oriundos de um determinado genótipo, trabalhando com isto a questão das probabilidades matemáticas da determinação de um alelo.
Os princípios matemáticos de probabilidade também foram trabalhados, para que os alunos entendessem as probabilidades de determinação genotípica vindas de um cruzamento qualquer; novamente fez-se a atividade de sorteio de possíveis “gametas”. Os conceitos de dominância completa, incompleta e ausência de dominância foram explicados e exemplificados.
Ao final da aula, alguns tópicos atuais em genética foram abordados, tais como clonagem e transgenia, abrindo espaço para discussões saudáveis.
Depoimento pessoal
Senti, pelo contato com os alunos, que a aula foi proveitosa e esclarecedora. Em momento algum tive problemas de controle da situação. Acredito que os imprevistos tenham ocorridos antes da aula tenham prejudicado um pouco minha atuação, pois tive que relembrar conceitos de ultima hora que não estavam sob minha responsabilidade; porém pela minha prática docente em cusinho pré-vestibular consegui contornar tal situação.
Ayrton Izaias de Oliveira