GAMETOGÊNESE E TRABALHOS DE MENDEL

Ariadne Vasconcellos Bauer Farias

Robertta Moryel Pellanda

Recursos

  • Projetor Multimídia;
  • Quadro e Giz;
  • Jogo didático cromossômico da gametogênese;
  • Massa de modelar.

Desenvolvimento

Primeira parte

A aula iniciou com a explicação da gametogênese feminina (ovulogênese) e masculina (espermatogênese), utilizando projeção multimídia de organogramas. Para acessar este material, clique aqui.

Concomitantemente, os alunos receberam bastões de massa de modelar coloridas. Cada trio de alunos (aproximadamente 11) utilizou a massa de modelar para promover as divisões celulares. Tudo iniciou com uma massa única que se divide de acordo com ovulogênese e a espermatogênese, ao mesmo tempo, em que a explicação sobre o tema foi ministrada. (Duração de aproximadamente 20-25 minutos)

Em seguida, aplicou-se o jogo cromossômico da gametogênese, que é constituído de "cartas células" com representações dos cromossomos, de acordo com cada fase de divisão e maturação dos gametas. Para acessar este material, clique aqui (em construção). A atividade, realizada em trios, tinha como obejtivo a organização das cartas células na ordem correta, de acordo com as sucessivas divisões celulares. Em seguida, os estudantes tiveram que caracterizar cada fase da gametogênse, de acordo com os processos de divisão celular envolvidos (meiose e mitose), além de definir os tipos celulares.

Em uma folha sulfite, os estudantes colocaram as cartas células em ordem sucessiva, explicando a ordem escolhida. A atividade acabou sendo realizada em casa, pois não houve tempo em sala de aula.

Segunda parte

A segunda parte da aula é destinada a explanação dos trabalhos de Mendel.

Em um primeiro momento, utilizou-se um vídeo sobre os trabalhos de Mendel com ervilhas. Para acessar o vídeo, clique aqui. (Duração de aproximadamente 10 minutos)

Em seguida, os alunos protagonizaram um teatro improvisado, seguindo um roteiro de conversação, preparado previamente pelas PIBIDianas. Para acessar o mateiral, clique aqui.

Os personagens serão figuras marcantes do trabalho de Mendel como as ervilhas, os quais desenvolvem um diálogo entre si e que esclarecem as suas diferenças morfológicas e sua implicação na genética, bem como as funções e desencadeamentos da gametogênese e a variabilidade genética. (Duração de aproximadamente 15 minutos)

A aula terminou com uma explicação que relaciona a gametogênese, os trabalhos de Mendel e a 1ª Lei da genética sobre a segregação dos gametas. Utilizou-se o mesmo material multimídia citado anteriormente. (Duração de aproximadamente 15-20 minutos)

Como atividades sobre o tema da aula, foram aplicados alguns exercícios que contemplam as discussões da aula. São exercícios reflexivos e que comparam a 1ª lei de Mendel, ovulogênese e espermatogênese. Estas atividades foram destinadas para casa.

Exercícios

  1. Na ovulogênese, os gametas não são maturados continuamente, diferentemente do que ocorre na espermatogênese. Os ovócitos II ficam estacionados na meiose II, aguardando a fecundação. Qual a importância disto? O que influencia a ovulogênese no organismo feminino?
  2. Estabeleça, através de um quadro comparativo, as diferenças e semelhanças entre as gametogêneses feminina e masculina.
  3. Escolha o processo de gametogênese que mais compreendeu e descreva-o. Esclareça processos e resultados, bem como de que forma os cromossomos se distribuem ao longo da formação dos gametas.
  4. Em que processo dos seres vivos a 1ª Lei de Mendel se aplica? Leve em consideração o que é imprescindível que ocorra, para a perpetuação das espécies no planeta Terra. Disserte sobre isso.
  5. Sobre a 1ª Lei de Mendel, que trata da segregação de gametas, responda: Que processos ocorrem durante a segregação que garantem a variabilidade genética do zigoto, após a fecundação?