Biologia 2 > Páginas > 2014 - Aulas regulares - Santa Gemma - Retículo endoplasmático
PIBID 2014/2015
Projeto de aula na Escola Santa Gemma
Data da aula: 28/05/2014.
Conteúdo da aula: Organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso; o uso do álcool e suas consequências.
Acadêmicos: Evandro Claro, André Wrubleski e Mateus Peressuti.
EMENTA DO CONTEÚDO
Retículo endoplasmático liso: discurtiremos sobre a morfologia da organela, como a identificamos na célula, quais são as suas principais funções dentro da célula (degração de álcool e outros compostos tóxicos e síntese de lipídeos/hormônios) e alguns órgãos nos quais elas estão presentes em quantidade (gônadas, fígado).
Retículo endoplasmático rugoso: apresentaremos a morfologia dessa organela, como identificá-la na célula, falaremos de sua membrana contínua à do envoltório nuclear, dos ribossomos aderidos e da síntese de proteínas que nela acontece e os destinos possíveis delas (secreção, membrana e outras organelas celulares).
Álcool: Discutiremos o que esse composto orgânico pode causar nas células, os problemas que trazem e por que não devemos bebê-lo.
O último conteúdo é meramente informativo, para que possamos alertar o aluno sobre os perigos do uso de álcool. Esse conteúdo será desenvolvido através de uma pergunta feita no início da aula, para os alunos, que eles deverão responder ao término da mesma, em sala.
DINÂMICA DA AULA
A ideia gerada foi criar uma aula onde o aluno participe bastante, ativamente, e não fique apenas ouvindo.
De início, começaremos dando uma explicação bastante precisa sobre os conteúdos abordados (retículo liso e rugoso). Logo após, formaremos duas grandes equipes (ou mais) na sala para que façamos uma disputa entre elas, com um prêmio no final (na verdade, no final, todos ganharão), meramente para provocar interesse. Teremos três atividades que contam pontos na "competição", todas direcionadas à aprendizagem e fixação do conteúdo.
1ª ATIVIDADE: Quebra-cabeça: criaremos um quebra-cabeça com cartolina, e o colocaremos no quadro (estilo batalha naval). Cada equipe poderá virar uma peça; quando souber a organela (ou proteína, composto) que está desenhada, diz o nome e função e, se correto estiver, a equipe ganha pontos.
2ª ATIVIDADE: Jogo da memória: fazemos um jogo da memória na parede, onde os alunos têm que relacionar a organela/estrutura com a função dentro da célula. Exemplo: Retículo endoplasmático / Organela que sintetiza proteínas que serão secretadas. Ao encontrar essas duas, a equipe tem que dizer se tem ligação; caso acerte, conta pontos.
3ª ATIVIDADE: Pergunta-resposta: Os professores dizem uma frase e as equipes têm que afirmar se está correta ou não. Caso não esteja, se uma equipe queira reformular a frase da forma correta, ela recebe pontos.
No final, a equipe que acumular mais pontos será a vencedora. Mas todos podem ganhar um prêmio, caso ele exista.
Estas três dinâmicas ajudam o aluno a organizar o conteúdo, bem como debater e analisar isso em equipe, compartilhando conhecimento construído durante a aula, aprendendo e dividindo com os seus colegas. Essa falsa competição é uma forma de motivação para o aluno, mantendo-o interessado nos jogos educativos que a aula oferece, fazendo-o aprender.
PROGRAMAÇÃO:
30 minutos: conteúdo de aula. |
15 minutos: atividade 1 |
15 minutos: atividade 2 |
20 minutos: atividade 3 |
15 minutos: Resposta da pergunta que foi feita no começo da aula sobre álcool. |
Tempo de aula: 1h35min |
Cada atividade terá pontuação de 50 pontos, exceto a resposta da pergunta (100 pontos), e as equipes que reformularem as frases incorretas, ganharão 20 pontos. Cada equipe se auto-nomeará no começo da aula!