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INFECTADOS:ENTÃO, QUEM IRÁ NOS SALVAR?
O jogo INFECTADOS, criado pelo subprojeto Biologia 2, do PIBID/Biologia UFPR 2014/2015, visa promover a aprendizagem facilitada dos conteúdos programáticos da grade curricular do ensino médio na educação pública do país, principalmente os que permanecem na interseção da Biologia Celular, Tecidual e Imonologia básica. Primariamente, o jogo trabalha de forma colaborativa entre os players, de tal modo que, ao término do mesmo, todos os jogadores ganhem, tanto na confrontabilidade do jogo quanto no enriquecimento de conteúdo na biologia.
O conteúdo trabalhado, Biologia Celular, imprime conceitos básicos sobre esta área biológica, sendo, portanto, quaisquer jogadores passiveis de jogar INFECTADOS sem que haja nenhuma restrição. O jogo conta com inúmeras possibilidades de chegar a vitória, tanto salvando os outros jogadores quanto recebendo ajuda dos mesmo para a vitória (explicações adiante).
Portanto, por ser um jogo interativo, promove no jogador não apenas a aprendizagem, mas o desenvolvimento do seu cognitivo, a aprimoração das suas relações interpessoais, e seu desenvolvimento cooperativo, cumprindo, assim, o papel de um recurso pedagógico: auxiliar na formação de cidadãos atenados com a sociedade, com a ciência e com si mesmos.
A ESTRUTURA DO JOGO
Resumo da história do jogo: A cidade foi INFECTADA por inúmeros vírus, provocando doenças na população! Os médicos estão com dificuldades para identificá-los, mas através de exames é possível reconhecer quais as organelas prejudicadas e quais são os sintomas que os habitantes apresentam; se assim fizermos, conseguiremos vencer os vírus! Descubra ao máximo de doenças que conseguir e salve os habitantes da cidade, precisamos de você! A cada habitante salvo por você, seu grupo de pesquisa aumenta com a presença dele, agora curado, na busca da cura dos outros cidadãos.
REGRAS DO JOGO
Nº de jogadores: o número mínimo de jogadores para que o jogo incie é de dois, o número máximo é oito. Componentes: o jogo conta com dois dados, um tabuleiro, oito pinos para os jogadores, inúmeras cartas do conhecimento, as moedas ATP (com valores de cinco, dez, vinte e cinco e cem). Objetivo: Descobrir a doença que afeta os demais players. O jogador que vier a ter sua doença revelada entra para a equipe do jogador que a descobriu, ajudando a salvar mais jogadores.
AS DOENÇAS
A seguir, uma lista das doenças (como no esquema), que auxilia os players no desenvolvimento do jogo: I. Muscular: Afeta o citoesqueleto, inibindo e consumindo moléculas de actina. Esse defeito impedirá a mobilidade de organelas e vesículas; II. Respiratória: Afeta a mitocôndria, inibindo a atividade da ATPsintase; III.Tóxica: Afeta o retículo endoplasmático liso, inibindo sua atividade; IV. Estrutural: Afeta o citoesqueleto e a membrana plasmática, degradando lipídios e proteínas; V. Hereditária: Afeta o núcleo, causando mutações ao se ligar na ribonuclease; VI. Digestória: Afeta o lisossomo, alterando os receptores ligados, impedindo que eles se desliguem da membrana; VII. Nervosa: Afeta a membrana plasmática, bloqueando os canais de Sódio e Potássio, impedindo a transmissão de impulsos nervosos; VIII. Imunidade: Afeta a membrana plasmática, degradando o colesterol e aumentando a permeabilidade da membrana.
COMO JOGAR
Início do jogo:
Cada jogador escolhe um pino para andar no tabuleiro e ganha uma carta de doença. A carta não deve ser mostrada aos outros jogadores. Todos os pinos são colocados na casa início do tabuleiro. Ordem dos jogadores: Cada jogador lança os dois dados. Aquele que obtiver a maior soma será o primeiro a jogar, seguido pelo jogador a sua direita. Em caso de empate entre dois ou mais jogadores, estes devem relançar os dados para desempatar.
Jogando:
Cada jogador, na sua vez, lança os dois dados e movimenta o pino pelo número de casas correspondente ao valor obtido. Ao completar uma volta no tabuleiro, ou seja, passar pela casa ‘início’, o jogador ganha 100 ATPs. Na sua vez de jogar, antes de lançar os dados, o jogador pode tentar adivinhar a doença de outro jogador (apenas uma chance por rodada). Esta tentativa custa 50 ATPs. Para um jogador ser salvo (quando tem sua doença descoberta por outro) ele terá que explicar de que forma seus componentes celulares foram afetados, de forma a explicar como isso acarretou na sua doença.
Casas do tabuleiro:
Término do jogo:
O jogo será finalizado quando todas as doenças forem desvendadas, assim, portanto, todos estarão em uma equipe necessarimanete. A equipe que tiver mais integrandes salvo sai como vitoriosa do jogo, pois conseguiu salvar o maior número de pessoas em colaboração.
Links do Jogo:
I. Para acessar as Cartas do Jogo: Clique Aqui
II. Para acessar o Tabuleiro do Jogo: Clique Aqui
III. Para acessar as Moedas do Jogo: Clique Aqui