Roda de debate sobre fósseis e evolução humana.

 

Afim de verificar o conhecimento dos alunos a respeito de conteúdos de paleontologia e evolução humana, foram preparadas perguntas cujas quais eles se separaram em dupla para responder. Após respondida uma das perguntas, a mesma  era passada para dupla ao lado e assim sucessivamente até que todas as perguntas fossem respondidas por todos.

Eles formaram uma roda e se dividiram em 4 duplas. Cada dupla respondeu à todas as perguntas referentes à fosseis e evolução. Assim que as perguntas eram respondidas, as respostas eram lidas para todos os presentes e discutidas, tanto em suas semelhanças quanto diferenças, destacando os diferentes pontos de vista sobre o assunto. Não havia certo e errado, apenas o conhecimento prévio dos alunos acerca de fósseis e dos ancestrais humanos e o embasamento científico dos pibidianos sobre tais assuntos.

As perguntas eram:

“ O que é um fóssil e como ele contribui para traçar a cronologia dos seres vivos na Terra?”
“O ser humano sempre foi como o conhecemos hoje? Justifique.”
“O que você entende por “ancestral” do homem?”
“Quando e como surgiram nossos primeiros ancestrais? Como se alimentavam e onde viviam?”

As respostas foram diversas, e podem ser observadas nos arquivos abaixo:

Com o objetivo de gerar curiosidade, a roda de discussão serviu de maneira a não pressionar os alunos a darem respostas "corretas", mas sim divagarem sobre o que conhecem a respeito de fósseis e evolução humana. Através de seus relatos, foi possível observar que o conhecimento sobre paleontologia não se restringe somente ao senso comum, apesar de possuirem traços deste, os alunos trazem consigo conhecimentos sobre biologia e evolução, mesmo eles ainda não tendo acesso a esse conteúdo em sala de aula, como ocorre no terceiro ano do ensino médio nas escolas públicas. Isso se deve, muito provavelmente, à facilidade que os interessados em biologia têm de ir atrás de conteúdos relevantes a respeito da evolução, assim como documentários e certas notícias veiculadas em sites de ciência, como também às abordagens prévias do Pibid a esses assuntos, como demonstrado no semestre passado, quando demos uma aula sobre os cientistas que revolucionaram a ciência.

O debate foi super produtivo, todos os presentes falaram e ouviram seus colegas, se mostraram bastante interessados, considerando que a ideia do conteúdo abordado partiu primariamente deles, deram suas opiniões e solucionaram dúvidas.