Papel e objetivo das escolas no contexto contemporâneo ocidental

Bruna Giusmin Pierri

Com o objetivo de iniciar uma discussão acerca do papel das escolas no contexto atual da sociedade, sugeri dois documentários: Escolarizando o Mundo e Quando sinto que já sei.

Ambos discorrem sobre o papel que a escola desempenha na vida das crianças ao torna-las adultos como cidadãos bem inseridos na sociedade. O primeiro, “Escolarizando o Mundo” fala sobre a homogeneidade do conhecimento, uma vez que o modelo de escola vigente é o ocidental, herança ainda dos anos pré revolução industrial, que consiste em alunos sentados ordenadamente em fileiras focados em um professor, que na frente da sala, deposita conteúdos já estabelecidos na cabecinha de cada um, na esperança de formá-los para o mercado de trabalho. Este documentário, em especial, chama a atenção para culturas não ocidentais que tiveram inseridas em sua rotina o hábito de ir para a escola que antes não existia em sua região, mas devido ao financiamentode grandes empresas ocidentais, a inserção das escolas acaba gerando uma “descontinuidade” das culturas mais antigas, uma vez que os jovens abandonam a casa de seus pais, normalmente nas zonas rurais, deixando de lado uma rotina passada por gerações a fio, para estudar conteúdos que possam inseri-los no mercado de trabalho, muitas vezes subempregos que acabam gerando uma baixa qualidade de vida na cidade, em relação à vida em que viviam no campo.

Em contraponto ao primeiro documentário, o segundo, “Quando sinto que já sei” mostra exemplos brasileiros de escolas que abandonaram o método tradicional de ensino para ensinar de maneira prática às crianças como se relacionarem uns aos outros e ao meio em que estão inseridas, bem como estabelecendo a importância de um contato com a natureza e autonomia nas ações das crianças para que essas se desenvolvam adultos participativos na sociedade, por conseguinte, tornando-as cidadãos conscientes.

Entre os tópicos discutidos, os principais foram os seguintes:

  • Como "promessas sedutoras" levam à doutrinação e aos processos históricos de dominação de uma cultura por outra. "Eu penso que a cultura que está chegando é mais válida que a minha"
  • Qual a função da escola na globalização?
  • Relações de mão de obra e mercado consumidor na manutenção do poder econômico:
    Quem domina, domina por quê?
  • O dominador deve ter certezas e verdades para si, para que possa convencer os outros a "segui-lo".
  • O professor é gerador de dúvidas, não de verdades. Como resolver isso?
  • O professor é contraditório nesse sentido, pois sua verdade é a dúvida.

Todas as questões foram levantadas pelos pibidianos presentes, bem como pelo coordenador do projeto, gerando reflexões que permeavam pelas mais diversas visões dos alunos, que relataram suas experiências e motivações para estarem exercendo seu trabalho nas escolas.