Pokémons e introdução aos métodos filogenéticos

 

Carolina Dolci & Ayrton Oliveira

Essa intervenção teve como objetivo principal estimular algumas habilidades dos estudantes, como por exemplo a observação com atenção a detalhes, capacidade de compartimentalização de informações, e trabalho em equipe.

O recurso atrativo principal foi o uso de personagens do anime Pokémon como unidades a serem categorizadas filogeneticamente a partir de critérios escolhidos pelos estudantes, o que objetivou inserir os alunos no contexto da sistemática filogenética.

A aula foi dividida em dois momentos, conforme planejamento:

 

1. Exposição de slides

A partir de breve apresentação de imagens no Laboratório de Informática, discutiu-se as semelhanças morfológicas entre Pokémons e os seres vivos que serviram de inspiração para a criação de alguns destes. A partir dessa dinâmica, que objetivou sedimentar a noção de diversidade biológica, os estudantes se mostraram confortáveis com a interação com os PIBIDianos e receptivos aos próximos passos da intervenção.

anexo: apresentação de slides – pdf

 

2. Atividade teórico-prática

No Laboratório de Ciências, os estudantes formaram duplas e receberam 15 cards contendo nome e imagem de diferentes Pokémons. A atividade consistiu em agrupar os cards dois a dois com base em critérios de escolha de cada dupla de estudantes, de modo que cada dupla criou uma hipótese filogenética diferente para um mesmo grupo de 15 unidades. Os critérios para separação de cada nó filogenético foram anotados em folha sulfite e ao final da atividade estes e as hipóteses criadas por cada dupla foram comparados aos mais parcimoniosos previamente definidos pelos PIBIDianos.

Foto: Jehiny Xavier

Ao final dessa intervenção, observou-se que os estudantes captaram de modo eficaz conceitos acerca das conexões evolutivas entre os seres vivos, bem como tomaram contato com a importância do uso da parcimônia em Ciência. Além disso, os estudantes estiveram receptivos e participativos durante toda a aula, o que contribuiu para sua motivação em continuarem fazendo parte das atividades do PIBID.