Biologia 2 > Páginas > 2017 - Aulas Contraturno - Angelo Gusso - Germinação
Foto: Victor Cetta, 2017
Ayrton Oliveira
Esta prática foi construída em parceria como os alunos participantes do projeto Café com Ciência, no contraturno escolar do colégio Estadual Ângelo Gusso. Sua ideia surgiu como continuidade do projeto da horta na escola (colocar link).
A construção da prática iniciou pelo seguinte questionamento: Que fatores influenciam a germinação de sementes?
Diversas hipóteses foram levantadas pelos alunos quanto a fatores influentes na germinação, tais como luminosidade – “A germinação é mais eficiente no escuro, já que as sementes ficam embaixo da terra” –, hidratação do solo, disponibilidade de nutrientes, presença de oxigênio, pH, e espécie.
Para testar tais fatores, os alunos prepararam placas de Petri com algodões úmidos, isoladas com filme PVC vazadas para circulação de ar, conforme quadro abaixo:
Uma semana após a construção deste experimento, foi avaliado o efeito de cada fator pelos alunos, por meio da porcentagem de germinação em cada tratamento (nº de sementes germinadas/n° total de sementes da placa). Com estes dados foi construído o gráfico abaixo:
Foto: Ayrton Oliveira, 2017
A discussão tomada a partir dos dados obtidos circulou em torno da influência dos erros experimentais, das condições de controle do ambiente onde estas sementes foram mantidas, da não replicação de cada tratamento para comparação de médias, e das diferenças ou similaridades estatísticas obtidas nos dados entre tratamentos.
O objetivo desta prática foi inserir e situar os alunos no processo de construção do conhecimento em ciências naturais. Fazendo-os participar de todas as etapas deste processo – levantamento de hipóteses, delineamento experimental, experimentação, tabulação e análise de dados e discussão – o conhecimento pareceu muito mais concreto, mais próximo de sua realidade.
Houve participação em peso dos alunos em todas as fases de produção destes dados; mesmo aqueles alunos que não se envolviam muito nas aulas participaram ativamente de todo o processo, se destacando dos demais; aqueles que apresentavam algum tipo de “indisciplina” apresentaram grande mudança comportamental. Aqui percebi mais uma vez que quando o aluno se sente parte daquilo que está fazendo, do processo ensino-aprendizagem, tudo se torna mais significativo, e os rótulos de indisciplina se desfazem.