Motivação e conexões entre os pares

Carolina Moreira Dolci

 

    Foi mencionado diversas vezes em nossas reuniões que, a fim de realizar um trabalho eficiente e com resultados expressivos, o professor deve buscar conhecer seus estudantes em suas capacidades individuais e particularidades de cada um no sentido de torná-los partes ativas do processo de aprendizado. Nesse contexto, identifiquei uma necessidade semelhante entre nós, professores e professores em formação, de conhecermos melhor nossos pares, ou seja, nossos colegas de trabalho integrantes do programa.


    Para nortear a discussão, sugeri a leitura do texto O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes - Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação, bem como que assistíssemos ao filme Sociedade dos Poetas Mortos. O texto se encaixa na demanda de entender como funciona a motivação - tanto do estudante, como de nós mesmos. Já o filme traz várias reflexões válidas, sendo a mais importante para o momento da reunião a de que as coisas que nos trazem felicidade e prazer são aquelas que nos mantêm vivos. Tendo isso em mente, sugeri que cada participante falasse, em termos gerais, sobre suas motivações profissionais e pessoas. Identifiquei muitos aspectos em comum, sendo talvez o mais recorrente a busca pelo conhecimento. Minha percepção é que nos conectamos e que, ao final da reunião, todos sabíamos um pouco mais sobre aqueles ao nosso lado do que quando a iniciamos, o que beneficiou e beneficiará nosso trabalho enquanto grupo.