Jogo Caça-Liquens

 

                Na segunda-feira dia 20/03-2017, estava planejado para a turma do contraturno do colégio estadual Ângelo gusso, a gincana de caça ao tesouro no parque são Lourenço, mas como o clima não colaborou para a realização da gincana, buscamos outra alternativa para a tarde. A alternativa encontrada foi a realização do jogo “caça liquens” elaborado pelos próprios pibidianos.

                O jogo consistiu na formação de cinco grupos escolhidos pelos alunos, e cada grupo recebeu um conjunto de cartas com organismos diferentes em cada carta e suas respectivas informações e um conjunto de fichas nos valores de 1 e 5. 

      No início de cada rodada, foram passadas várias informações sobre um bioma diferente para todos os alunos (FIG. 1); terminada a explicação cada grupo tinha que debater entre os integrantes do grupo, qual dos organismos das cartas se adequava mais ao bioma escolhido aleatoriamente pelos pibidianos. Os alunos tinham a opção de comprar, com as fichas recebidas no começo do jogo, dicas para tentar ajudar a descobrir qual organismo se encaixava no bioma. Essas dicas eram de dois tipos: especifica do bioma, com o valor de 5 (cinco fichas valendo 1 ou uma no valor de 5), e aleatória, com o valor de 1. 

 

 

 

FIGURA 1: Carta bioma.

   Depois de 5 minutos debatendo (FIG.2), cada grupo deveria apresentar qual organismo escolhido e uma justificativa da escolha, sendo que cada quesito somava pontos para os alunos: acertando o organismo, e a justificativa, 5 pontos (em forma de fichas) foram dados para o grupo; acertando um ou outro quesito, 2 ou 3 pontos foram dados.

                                                                                                                                                                                                                             FIGURA 2: Grupo 5 debatendo.

 

 

 

                Ao decorrer do jogo, os grupos foram somando fichas, e assim podendo comprar dica(FIG. 3) para ajudar a descobrir o organismo. Muitos alunos recorreram a internet para resolver a questão, o que teria dado certo, pois seria uma maneira de adicionar a tecnologia ao jogo, porém, ao invés de tirar pequenas dúvidas sobre os textos descritivos das cartas, alguns alunos copiaram e colaram o texto das cartas no google, deixando outros grupos em desvantagem e tirando um dos propósitos do jogo que era a discussão em cima das informações que foram dadas a eles. Então, foi decidido que não poderia mais utilizar o celular, o que gerou mais busca pelas dicas, mesmo tendo que perder algumas fichas para isso.

 

FIGURA 3: Dicas.

 

               Depois de cinco biomas descritos e achados seus respectivos organismos, foi feito a soma das fichas restantes de cada grupo e dos pontos somados ao longo do jogo, e o grupo 3 foi apontado como campeão (FIG. 4).               

 

     

 

                                                                                                                                                                                                                            FIGURA 4: Somatória dos pontos.

Por mais que tenha sido difícil algumas horas manter os alunos em silencio para explicações, o rendimento do jogo foi muito bom, houve participação da grande maioria dentro dos grupos, houve empenho na elaboração de muitas das justificativas e esperamos que os alunos tenham saído com mais conhecimento sobre alguns biomas e seus organismos, pelo menos podendo relacionar os fatores abióticos com a biologia dos organismos.