Biologia 2 > Páginas > 2016 - Aulas regulares - Santa Gemma - Impactos ambientais do ser humano
Impactos ambientais do ser humano
Essa aula foi minstrada a duas turmas do 1º ano do Ensino médio do Colégio Santa Gemma, no mes de março de 2016, mesmo com os cortes de verba no PIBID, pelo pibidiano Mateus e pela professora supervisora.
Objetivos
- fazer com que os alunos compreendessem a relação entre causa e consequência dos impactos ambientais provocados pelo ser humano;
- pensar e desenvolver soluções para problemas sobre o tema;
- desenvolver o trabalho de debates em grupo em busca de um objetivos comuns;
- perceber que a ciência não tem uma verdade absoluta.
Metodologia
Foi elaborado um questionário com 5 questões sobre impactos ambientais provocados por atividades humanas. As questões não tinaham respostas "corretas". Essas questões exigiam raciocínio e capacidade de relacionar informações, e ver a questão ambiental como o todo.
- As informações do gabarito das questões foram obtidas de fontes confiáveis, como sites do Ministério do Meio Aambiente, IBGE, Organização Mundial da Saúde e no Wikipedia, desde que sustentados por artigos e dados estatísticos de organizações respeitáveis.
- Cada folha da atividade continha 2 questões, sendo que pelo menos duas folhas continham uma questão em comum. Assim, durante a atividade pelo menos dois grupos de alunos responderiam uma mesma questão.
- A turma foi dividida em um número de grupos (com 3 a 5 alunos) possível para que todos os grupos tivessem que responder pelo menos uma mesma questão que outro grupo.
- Foi estabelecido o tempo de 25 minutos para que os alunos respondessem as perguntas.
- Eles podiam consultar o livro didático durante a atividade. No caso de uma pergunta necessitar de uma resposta que não tivesse no livro, os alunos poderiam consultar informações na internet, geralmente utilizando telefones celulares (smartphones).
- O PIBIDiano circulava pela sala, para esclarecer as dúvidas dos alunos e para orienta-los durante a elaboração das respostas.
- Na sequência, os alunos leram suas respostas. Quando a resposta de ambos os grupos estava adequada, o PIBIDiano e a professora apenas as complementavam, se necessário. Se estivesse inadequada, o PIBIDiano e a professora desenvolviam um pequeno debate, raciocinando com os alunos, para encaminhar a uma resposta adequada. Quando a resposta de cada grupo foi diferente, foi promovido um debate entre os alunos, até que chegassem a um consenso.
Os materiais utilizados foram folhas com as questões, livros didáticos e os telefones celulares dos alunos.
O questionário utilizado em aula pode ser acessado aqui.
Relato do PIBIDiano Mateus: Infelizmente, só consgui fazer um pequeno debate em uma turma e nem consgui fazer o debate na outra. Isso porque alguns grupos demoraram demais para responder, o que me fez aprender que vou preciso ter uma melhor noção do tempo para fazer as atividades e que devo ser mais exigente com os alunos para que ele cumpram o horário. Percebi também que na maioria dos casos, os alunos que utilizaram o celular e/ou os que demoraram mais para responder foram os que responderam melhor e os que não pesquizaram no celular e/ou os que respondiam rapidamente tinham as respostas mais incompletas e genéricas. Também foi interessante observar o trabalho em grupo dos alunos, onde a maioria deles trabalha bem, com algumas exceções, como o grupo onde duas alunas conversavam enquanto os outros dois faziam a atividade e um aluno que não queria fazer trabalho em grupo, pois estava brigado com os outros alunos. Por mais que nem tudo deu certo nessas aulas, mas pelo menos consegui aprender algumas coisas que vou levar para minha carreira de professor.