Oficina de Fauna e Flora Nativa da Mata Atlântica

 

Apesar da situação alarmante de cortes na educação, com investimentos cada vez mais escassos, ainda há pessoas que acreditam na educação como ferramenta que transforma as pessoas e que elas podem sim mudar o mundo. Sendo assim, com apoio do orientador e supervisora do PIBID Biologia 2, a PIBIDiana Angela Cristina realizou-se nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2016 uma oficina com enfoque na educação ambiental sobre a fauna e flora nativa da mata atlântica. É importante fornecer subsídios para a tomada de consciência pelos estudantes da importância da Mata Atlântica, discutindo causas e consequências ambientais, sociais e econômicas das ações antrópicas, uma vez que os estudantes são, ao mesmo tempo, futuro da população e agentes multiplicadores de informação e conhecimento. Essa conscientização foi feita por meio de uma oficina didática com o tema Fauna e Flora da Mata Atlântica, que teve por objetivos: (1) dialogar sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos das ações antrópicas sobre esse bioma; (2) pensar possíveis soluções para a recuperação e conservação; e (3) despertar a curiosidade científica de modo que eles se tornem mais críticos na construção do conhecimento.

A oficina iniciou-se após semanas de planejamento e preparação no Colégio Estadual Santa Gema Galgani, no contra turno, contando com sete estudantes no primeiro encontro, com duração de 2h. No dia 05 de outubro a PIBIDiana mostrou títulos de reportagens sobre o desmatamento da mata atlântica, apontando causas e consequências, e em seguida, mostrou um mapa do Brasil que ilustra os biomas do nosso país e o quanto já foi desmatado. Na sequência citaram-se as características dessa floresta, indagando a importância da mesma na vida dos estudantes. Nesse momento de diálogo, onde se debateu sobre a introdução de espécies exóticas e como elas afetam a perda de biodiversidade nativa. Visto que a Floresta Atlântica é considerada um hot spot, por ser uma área com alto grau de endemismo e ameaçada, esse conceitos também foram abordados.  Para finalização dessa parte expositiva, mostraram-se imagens de animais e plantas nativos dessa região que estão ameaçados de extinção, perguntando os estudantes quais as consequências da destruição do habitat desses organismos. Posteriormente, aplicou-se um quiz da mata atlântica confeccionada pela própria PIBIDiana que consiste em um jogo de perguntas e respostas sobre o bioma citado, além de desafios (Figura 1). (As regras do jogo assim como cartas estarão no anexo ao final da página). Dividiu-se a turma em dois grupos, e no final, os estudantes ganharam muda de pitangueira (Figura 2) para incentivar o plantio de uma espécie nativa em suas casas.

Figura1. Estudantes realizando um dos desafios que consistia em montar um

quebra-cabeça em 1 minuto.

 

Figura 2. Prêmio do quiz Passa ou Repassa da Mata Atlântica. Os

estudantes que mostraram interesse em plantar uma espécie nativa

em casa ganharam muda de pitangueira.

 

No segundo encontro, oito estudantes compareceram, sendo divididos em dois grupos, dos quais, cada um ganhou um envelope contendo a imagem da planta, o nome científico, popular e distribuição de cinco espécies de plantas: três exóticas e duas nativas, que se encontram no terreno do colégio. O objetivo dessa dinâmica era que os estudantes encontrassem as espécies das fichas e posteriormente colocassem plaquinhas de identificação com o nome popular e científico das mesmas, sendo placas maiores para as espécies nativas e menores para plantas exóticas, buscando a valorização de espécies da flora desse bioma. O número grande de espécies exóticas levou os estudantes a se questionarem do por que disso acontecer e como afeta as espécies nativas. Importante ressaltar como o apoio da escola é essencial para realização dessa atividade, visto que a mesma ajudou com o incentivo e também financeiramente com a compra de alguns materiais. Para finalização das atividades desse dia, os estudantes propuseram um trabalho de revigoramento das pitangueiras que estão no entorno do colégio, retirando o mato ao redor das árvores e colocando terra preta e água para as mesmas (Figura 3).

Figura 3. Estudantes realizando o revigoramento das pitangueiras que

estão no entorno do colégio.

 

No último dia de oficina, os estudantes fizeram uma visita guiada ao Zoológico Municipal de Curitiba (Figura 4), com um dos PIBIDianos que também faz estágio naquela instituição; observaram exemplares de fauna e flora nativa do bioma estudado. Assim, vários conceitos que eles aprenderam anteriormente, nas aulas formais da disciplina de Biologia, foram aplicados aos poucos nas oficinas. Também pode ser observado como eles mudaram a forma de se perceberem como pertencentes a um dos biomas mais degradados da Terra. Ao final da oficina os estudantes escreveram relatos de experiência sobre sua participação, o que aprenderam, o que gostaram e o que poderia ter sido diferente. Observou-se que os estudantes participaram ativamente da oficina, tomando a iniciativa em algumas ações, como cuidar das plantas nativas do colégio. O conhecimento se tornou significativo, e ao longo dos dias eles se tornaram o foco do processo de construção do conhecimento. 

Figura 4. Visita guiada no zoológico de Curitiba.

 

Relato da PIBIDiana Angela: Amei ministrar essa oficina. Gostei de confeccionar o jogo e aplicar. É muito gratificante ver que seu esforço valeu a pena. No final das oficinas percebi o quanto os estudantes mudaram sua forma de ver o mundo, como estavam mais conscientizados para os problemas ambientais e empolgados para mudar a realidade do seu entorno. Percebi que devemos trabalhar com o coletivo. Que é difícil, pois somos seres que não temos as mesmas opiniões e experiências, mas é isso que torna o trabalho em equipe bonito, porque quando chegamos a um consenso podemos transformar maneiras de ver e agir perante as situações que acontecem a nossa volta. Sozinhos não vamos mudar o mundo, precisamos juntar forças e acreditar que sim, podemos fazer a diferença.  

 

Slides Mata Atlântica

Quebra-cabeça do Jogo da Mata Atlântica

Fichas das Plantas Nativas e Exóticas

Jogo Mata Atlântica (Frente)

Jogo Mata Atlântica (Verso)