Prática de montagem de cariótipos e estrutura do DNA utilizando gominhas comestíveis

Mesmo com os cortes de verbas no PIBID, a professora supervisora juntamente com a PIBIDiana Angela Cristina realizaram, em duas turmas de 2º do ensino médio, uma aula prática com a montagem de representações de cariótipos humanos com doces.

Após aula teórica, ministrada pela professora supervisora, houve a aplicação da aula prática pela PIBIDiana, que consistiu em montagem ilustrativa de cariótipos humanos utilizando gominhas do tipo Fini (Figura 01).

Figura 01. Pacote de minhocas cítricas Fini 500g.

 

Para isso, foram utilizados 08 pacotes de 500 g das gominhas, dos quais foram separados 30 kits de gominhas para representar cariótipos de homem e mulher normais, e kits para representar síndromes de alterações numéricas de cromossomos, como Down (tanto homem como mulher), Patau, Edwards, Turner e Klinefelter.  Na Figura 02 está um exemplo, representando um cariótipo de um homem com a síndrome de Patau (trissomia do cromossomo 13, indicado pela seta), que foi montado por um grupo de estudantes.

Figura 02. Montagem do cariótipo de um homem com a trissomia do cromossomo 13 (síndrome de Patau, indicado pela seta), realizado pelo estudante do 2º ano.

 

Os kits foram montados com a quantidade certa de  cromossomos para cada caso. Em classe, cada saquinho foi entregue para grupos de 04 estudantes; 7 a 8 equipes foram formadas por sala.

Todos os membros da equipe lavaram as mãos com sabonete líquido, para melhor manuseio dos doces.

Os estudantes montaram cada conjunto de cromossomos sobre papeis toalha que forravam a mesa, com o auxílio de uma imagem de um cariótipo genérico (Figura 03), para que eles se lembrassem da ordem que os cromossomos deveriam ser agrupados.

Figura 03. Cariótipo masculino formado pelas gominhas.

 

Além disso, em cada sala um grupo recebeu outro tipos de doces (gomas do ursinho Fini e alcaçuz, representadas na Figura 04).

Figura 04. Alcaçuz (á esquerda) e gomas de ursinho em gelatina (á direita).

 

Para essa atividade foram necessários 01 pacote de 500 g das gomas de ursinho e 02 pacotes de alcaçuz. O objetivo dessa prática foi a montagem ilustrativa da estrutura do DNA, como representada na Figura 05. Cada kit para montagem do DNA continha 04 barras de alcaçuz e 24 gomas de ursinhos.

Figura 05. Representação da dupla fita de DNA utilizando gomas de ursinho em cores amarela, verde, laranja e vermelha, sendo que cada cor representa cada uma das bases nitrogenadas do DNA (adenina, timina, citosina e guanina).

 

Após a montagem dos cariótipos a professora e a PIBIDiana passavam nas mesas conferindo o pareamento e agrupamentos dos cromossomos e perguntando se a equipe sabia identificar qual era o tipo do seu cariótipo.

Posteriormente, os estudantes comeram os doces.

Fotos dos cariótipos foram obtidas, e elas foram mostradas na aula seguinte, para o restante da turma, pois como eram cariótipos diferentes, os estudantes acabaram não vendo os dos demais.

Notou-se que os estudantes apreciaram muito essa aula prática, tanto pelo fato de poderem comer os doces no final, como na manipulação das gomas e montagem dos cariótipos. Percebeu-se que todos os estudantes participaram ativamente da aula.

Roteiro da Aula Prática na Montagem de Cariótipos com Doces

Relato PIBIDiana Angela: Particularmente, amei aplicar essa aula. Foi trabalhoso cortar todas as gomas e montar os kits; levei o fim de semana inteiro para isso, mas valeu muito a pena. Ver a empolgação dos estudantes em participar da aula me motivou a tentar, como futura professora, sempre que possível, planejar aulas diferenciadas para os estudantes, buscando aulas que signifiquem algo para eles, que os marque, e tenho certeza que os estudantes que participaram dessa prática irão sempre se lembrar do dia que montaram cariótipos humanos com doces.