Biologia 2 > Páginas > 2016 - Aulas contraturno - Santa Gemma - Oficina educação ambiental - Oficina 4
Aula 1: Doenças do ambiente urbano
Esta aula foi aplicada no dia 24/10/2016 no Colégio Estadual Santa Gemma Galgani. Nesta aula foi falado sobre as doenças do meio urbano, primeiro de forma expositiva-dialogada, depois de forma lúdica e finalmente por discussão. A parte expositiva-dialogada foi uma apresentação de slides com imagens didáticas em relação às causas das doenças do ambiente urbano (poluição do ar, da água, pragas urbanas, etc.). Eu fazia perguntas em relação às doenças que eram relacionadas com esse tipo de doença. Depois disso veio a parte lúdica com um jogo didático de cartas com o nome Respirou? Dançou! (Imagem 1) que dependendo da quantidade de cartas que são fatores que causam as doenças do meio urbano o jogador fica doente e pode morrer ou ser curado com as cartas de tratamento ou evitar a doença com as cartas de campanha. E, para finalizar, após tudo isso os alunos poderiam dar sugestões de como evitar essas doenças e o professor deve propor a atividade da aula 2, que encerra a oficina.
Imagem 1: "Respirou dançou", jogo utilizado na aula sobre doenças do meio urbano.
Aula 2: Preparação de material de divulgação de conscientização coletiva
Esta aula foi aplicada no dia 27/10/2016 no mesmo colégio. Nesta aula os alunos tiveram que criar memes que tenham como objetivo a divulgação de forma bem humorada, de como se previnir das doenças do meio urbano (Imagens 2 e 3), para ser divulgado na escola e nas redes sociais. Os memes foram feitos no site http://geradormemes.com/.
Imagens 2 e 3: Memes gerados pelos alunos na aula de produção de materia de conscientização das doenças do ambiente urbano.
Relato do pibidiano Mateus: Essa aula foi muito gratificante, os alunos realmente gostaram das aulas, reconheceram meu esforço em fazer slides que se encaixavam na realidade deles (me aproveitei do sucesso do jogo Pokémon go para relacionar Pidgey e Rattata com ratos e pombos), gostaram muito do jogo, apesar de encontrarem alguns defeitos do jogo e gostaram do caráter informal da aula. Vi um pouco de desinteresse dos alunos na parte expositiva, mas nas outras partes os alunos demonstraram muito interesse. Isso demonstrou que uma aula mais informal fizesse com que os alunos tivessem mais interesse e acabassem produzindo mais e contentes com a aula, apesar que eu dei aula para apenas 8 alunos em um dia e 5 alunos no outro. E apesar da falta de dinheiro, conseguimos imprimir o jogo e com a colaboração da minha irmã, que é aluna de design na UTFPR, consegui fazer as cartas.
Cartas do jogo "Respirou dançou"