Introdução à biologia celular

Ayrton Izaias de Oliveira

A proposta desta aula surgiu como uma aproximação doa alunos para participação do projeto no contraturno ‘Café com Ciência’. Ela foi ministrada para duas turmas de primeiro ano do ensino médio.

Buscou-se trabalhar com os alunos conceitos iniciais e gerais de biologia celular, por meio de questionamentos que remetessem aos conhecimentos prévios do aluno (acesse aqui o planejamento desta atividade). OS questionamentos foram levantados sem grandes” problemas” de disciplina, porém as contribuições com a construção do aula foram pontuais.

Ao final da aula foi proposta a construção de um mapa conceitual por parte dos alunos, relacionando os conceitos discutidos. Neste ponto as dificuldades iniciaram-se. A metodologia de sistematização do conhecimento por meio de mapas conceituais não era conhecida da grande maioria, de forma que, mesmo com explicação e exemplificação da construção, houveram dificuldades na elaboração, muitos mais do que dificuldades conceituais. Desta forma, foi cedida mais uma aula para que as dúvidas na construção fossem sanadas, e novamente a metodologia fosse apresentada a eles.

Os mapas conceituais apesar de facilitadores de uma aprendizagem significativa são metodologias que necessitam ser conhecidas pelos alunos antes de sua aplicação, de forma que o aproveitamento fosse maior.