Apesar dos cortes de gastos na educação e no PIBID realizamos uma oficina sobre alimentação.

Você é o que você come?

A oficina ocorreu em três encontros, sendo o primeiro divido em dois momentos, um para diferenciar agricultura transgênica, orgânica e por melhoramento genético e o outro para diferenciar agricultura familiar de não familiar. No segundo encontro complementar ao primeiro, foi entregue uma atividade de produção artística relacionada ao tema com uma roda de conversa para discutir e interpretar as produções criadas pelos estudantes e, por fim, um terceiro momento onde foi apresentado um método produtivo e de consumo alternativo conhecido como PANCs.

 

Orgânico x transgênico x melhoramento genético

No primeiro momento foram distribuídas frases que correspondiam aos conceitos aos quais cada método de produção se enquadrava, sendo alguns desses conceitos aplicáveis a dois ou aos três métodos, para a realização da atividade, que contou com oito estudantes, foram divididos em dois grupos iguais e o quadro foi divido em três setores para que pudessem colocar os conceitos no setor ao qual acreditavam pertencer. Após terminada a atividade, por meio de apresentação de slides, foi apresentado um “gabarito”, neste momento houve discussão sobre os conceitos, o porquê dele se enquadrar em um ou mais métodos e também uma contextualização com o cotidiano. Os estudantes foram questionados do porquê aqueles conceitos se enquadravam no setor proposto e como chegaram a esse pensamento, nesta atividade os estudantes foram pouco participativos, talvez pela falta de uma aula que abordasse assunto para assim terem algum embasamento, alguns estavam envergonhados em falar, talvez por medo de errar. Já no segundo momento a participação foi diferente, com o auxílio dos slides foram apresentadas frases, uma de cada vez, e cada equipe tinha que decidir se era “agricultura familiar” ou “agricultura não familiar” e explicar o motivo do porquê acreditavam que era à qual diziam. Neste momento houve maior participação, pois, os estudantes argumentavam entre eles mesmos e como havia contagem de pontos por acerto, o interesse foi maior.

 

Produção de alimentos

No segundo encontro participaram outros estudantes da escola, de diversas idades, além dos que já estavam participando da oficina, nesta etapa houve uma recapitulação do assunto abordado no encontro anterior e os desenhos produzidos pelos estudantes foram visualizados na roda, de forma anônima. A partir desse momento sucedeu uma transmissão de conhecimento sobre alimentação cotidiana, produção de alimentos, saúde e outros assuntos relacionados a produção de alimentos. Todos os presentes participaram compartilhando experiências e apresentando questionamentos. Além disso foram apresentados vídeos interativos e didáticos de métodos de produção como o de sistemas de integração agrícola.

 

PANCs

Por fim, no terceiro encontro, foi abordado algumas PANC's (Plantas Alimentícias Não Convencionais) que utilizamos ou poderiamos utilizar no cotidiano, como o inhame, o radite, a azedinha, dente-de-leão, entre outros. Além disso, realizamos a confecção de vasos em garrafa PET com mudas de manjericão estimulando nos estudantes o plantio de especiarias em casa e a importância da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, além de viabilizar formas de reutilização de lixo reciclável e também o aprendizado de como acomodar plantas em vasos (instruções abaixo)

 

Para o vaso em garrafa PET:

1. Posicionar a garrafa em pé

2. Fazer dois cortes, um espelhado ao outro, e, após isso, com a tesoura abrir duas frestas grandes o suficiente para a planta ficar arejada e bem acomodada (um retangula de 15x10cm)

Para acomodação das plantas:

1. Uma camada de argila espandida ou pedregulhos;

2. Cobrir a camada anterior com uma manta permeável;

3. Depositar uma quantidade de substrato e deixar um espaço no meio para acomodar a muda;

4. Acomodar a muda de planta e cobrir com mais substrato;

5. A primeira rega deve ser encharcada a terra para que ocorra uma melhor fixação das raízes e sustentação da planta.

 

ARQUIVOS

IMAGENS