-- A prática docente na Educação Física escolar através da perspectiva da cultura corporal em contextos divergentes --

Boa noite a tod@s @s colegas de trabalho do grupo 0 no PIBID do Curso de Educação Física.

Conforme já apresentamos nos encontros anteriores - respectivamente nos dias 6 e 13 de maio -, o nosso subprojeto tem como objetivo promover o encontro entre duas realidades de ensino que procuram desenvolver as suas práticas nas aulas de Educação Física a partir de uma mesma perspectiva, a cultura corporal.

A divergência assinalada no título deste projeto vem em virtude de duas demandas. A primeira diz respeito ao contraste entre as duas unidades de ensino envolvidas: uma escola municipal que atende a turmas da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, e um colégio estadual que atende as séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; A segunda demanda diz respeito às formas de aproximação do conceito de cultura corporal com as práticas realizadas. Visto que não somente os espaços e equipamentos são distintos entre as duas unidades, como também a forma de relacionamento entre @s professor@s com as suas respectivas equipes pedagógicas implica em diferentes possibilidades de discutir e vivencias esses elementos na prática.

Sobre o acesso dos acadêmicos as unidades, iremos discutir esses procedimentos nos encontros subsequêntes. Por hora, vamos nos atentar aos compromissos ligados ao ambiente virtual, eis a razão pela qual tomei a liberdade de realizar essa apresentação.

Conforme vocês terão a oportunidade de experienciar, existe uma certa liberdade para a criação e organização dos relatórios nesta plataforma - não somente através de posts, mas também pelo envio de arquivos externos (PDF, DOC, XLS, etc.), bem como da divulgação de imagens e videos relativos às práticas realizadas nas escolas. Contudo, essa liberdade pede uma forma de organização do grupo. Assim vamos tentar construir algumas convenções:

A primeira delas é a identificação do acadêmico e do conteúdo do texto logo no título da Postagem. Vejamos o exemplo deste texto: 

Nome do Bolsista Título do texto Data da postagem
(Eumar)  Apresentação e organização dos relatórios de visita via ambiente virtual 16/05/15

Como é possível perceber, através do título do texto já temos condições de mapear o conteúdo, autor e data de publicação. Isso será necessário para organizar os relatórios das atividades realizadas, dentro e fora da escola. 

Sobre os relatórios de visita, estes podem seguir a forma de organização dos professores na escola. Seguindo um esquema simples é possível anotar os elementos fundamentais do planejamento dos professores. Vejamos a sugestão abaixo:

Conteúdo / Objetivo  - O QUÊ?

Encaminhamentos - COMO?

Recursos  - COM?

Avaliação - FUNCIONOU?

Esse material poderá auxiliar na análise posterior destes dados e na compilação de planos de ensino e sequências didáticas, além de oferecer um feedback para os professores responsáveis pela atividade realizada nas escolas.

Vejamos mais um exemplo prático deste modelo de planejamento:

(Eumar) Relatório de visita à escola Rolândia - 15/05/15

Conteúdo: Educativos para os saltos no Parkour - Monk

Encaminhamentos:

Organizar a turma com o auxílio dos materiais, formando filas a partir de diferentes graus de dificuldade.

1- Salto sobre o colchonete;
       Nesta estação os alunos deverão fazer o salto frontal sobre os colchonetes, ganhando confiança no movimento de projeção do corpo, com a queda segura por meio do rolamento sobre o ombro.

2 - Salto sobre o banco sueco;
       Após a aproximação com o banco, os alunos projetaram o seu corpo para frente, utilizando o apoio do braço como pêndulo enquanto realiza o movimento grupado - aproximando as coxas do peito e flexionando as pernas-. O salto terminava sobre os colchonetes, sendo que os alunos seguiam em caminhada para a próxima estação.

3- Salto sobre o Plinto;
       Dando continuidade a progressão, os alunos realizaram um curto trajeto de corrida, enquanto projetavam o seu corpo sobre o Plinto com o salto. seguindo a mesma progressão do banco sueco, os alunos projetavam o seu corpo sobre os colchonetes, aproveitando o embalo para fazer o movimento de rolamento sobre os ombros, deslocando-se adiante em velocidade para o final da fila.

Recursos:

Banco Sueco
Plinto
Colchonetes

Avaliação:

Verificar se o aluno se movimenta corporalmente, demonstrando domínio motor; Utiliza dos conhecimentos adquiridos para a realização dos desafios corporais; Reconhece em si e em seus pares as limitações e potencialidades na prática realizada, criando uma forma particular de movimentar-se; 

Além destas informações é possível adicionar qualquer observação relevante para a prática, sobre a forma de organização do grupo e do retorno da turma. Lembrando que não é necessário fazer um grande manifesto, uma página simples é suficiente para dar conta deste trabalho diário, o importante é que seja feito com regularidade.

Espero que este primeiro contato tenha auxiliado minimamente sobre este importante compromisso do programa. Outras sugestões e encaminhamentos serão discutidas durante as reuniões presenciais, e também via ambiente virtual.

Qualquer dúvida ou sugestão estamos à disposição.

Um bom final de semana, e até o nosso próximo encontro