17/03

24/03

31/03

14h - Abertura

14h – Seminário 2: Profa. Dra. Cristina Leite – Instituto de Física – USP. Vide resumo abaixo

14h - Sessão Dirigida: Formação e Produção de conhecimento pelos professores supervisores

 

14h15 - Seminário 1: Prof. Dr. Glauco dos Santos Ferreira da Silva, CEFET/RJ – Campus Petrópolis. Vide resumo abaixo

16h – Comunicações Orais: Socialização de Conhecimentos - PIBID/Física/UFPR

16h – Comunicações Orais: Produção e Socialização de Conhecimentos - PIBID/Física/UFPR

16h – Comunicações Orais: Produção e Socialização de Conhecimentos - PIBID/Física/UFPR

Intervalo

Intervalo

18h - Avaliação e Encerramento

19h - Palestra 1: Prof. Dr. Glauco dos Santos Ferreira da Silva, CEFET/RJ – Campus Petrópolis. Vide resumo abaixo

19h Palestra 2: Profa. Dra. Cristina Leite – Instituto de Física - USP. Vide resumo abaixo

 
Seminário 1 - 17/03 - 14h15:
Análise de eventos didáticos nas aulas de Física: uma proposta para observação da prática da (co)docência.
Prof. Dr. Glauco dos Santos Ferreira da Silva, CEFET/RJ – Campus Petrópolis
Resumo: O nosso objetivo é propor a construção e discutir o uso de esquemas heurísticos para observação de eventos didáticos nas aulas de Física, como por exemplo, para alunos em grupo resolvendo alguma atividade, ou para prática docente seja ela em regime de colaboração com outro professor ou não. Vamos utilizar alguns modelos, como por exemplo, da comunicação dos alunos nos pequemos grupos e da intervenção do professor neste contexto. O modelo de proposto por Mortimer e Scott (2002) e o Heurístico da Codocência serão discutidos como proposição para uma observação crítico-reflexiva da prática da (co)docência.
 
Palestra 1 - 17/03 - 19h:
A prática da codocência em Ensino de Física: algumas considerações sobre o Estágio Supervisionado e o Pibid
Prof. Dr. Glauco dos Santos Ferreira da Silva, CEFET/RJ – Campus Petrópolis
Resumo: A colaboração docente, em seus diferentes aspectos, está ganhando destaque entre pesquisadores e professores ao buscar alternativas para práticas de ensino e aprendizado. No que se refere à formação inicial, um dos objetivos da prática colaborativa é a inserção do licenciando ao seu ambiente profissional de forma a superar as dicotomias entre teoria e prática, promovendo espaços de diálogo entre o profissional experiente e o novato. Nesse sentido, o nosso objetivo é apresentar a codocência como uma possível abordagem para essas situações. No seminário, vamos propor uma discussão em torno de alguns elementos da codocência, e vamos mostrar alguns exemplos de licenciandos em ação no Estágio Supervisionado e um caso de uma pesquisa realizada no âmbito do Pibid, ambos do CEFET/RJ – Campus Petrópolis.
 
Seminário 2 - 24/03 - 14h:
Um olhar para a inserção dos "Três Momentos Pedagógicos" no contexto do estágio da disciplina Práticas em Ensino de Física na USP
Profa. Dra. Cristina Leite – Instituto de Física – USP
Resumo: Nessa palestra será apresentada e discutida uma experiência piloto que vem ocorrendo desde 2014 no interior da disciplina Prática em Ensino de Física, com suas 100h de estágio supervisionado, na tentativa de trazer à tona temas como problematização e educação dialógica. Na mesma medida, um exemplo concreto se dá por meio de um olhar para o projeto GREF sob o viés da dialogicidade, da problematização, bem como da relação com os Três Momentos Pedagógicos.
 
Palestra 2 - 24/03 19h:
A espacialidade e o ensino de Astronomia: uma proposta para professores de ciências
Profa. Dra. Cristina Leite – Instituto de Física – USP
Resumo: Como centro deste debate está a apresentação e discussão de atividades com enfoque na construção de um conhecimento espacial em temas da astronomia. De forma a estabelecer vínculos entre as observações primeiras e o conhecimento científico foram desenvolvidas cerca de 13 atividades com as temáticas: Terra, relações Terra-Lua-Sol e Sistema Solar.