AÇÕES
no Ação Descrição
1 Diagnóstico do campo de atuação Estudos e reconhecimento da realidade escolar: espaço físico, sujeitos e projeto pedagógico.
2 Elaboração de projetos relacionados ao ensino de Física Em ações conjuntas, a partir de estudos coletivos, serão planejadas atividades de ensino relacionadas às temáticas do ensino de Física a partir de diferentes enfoques metodológicos.
3 Desenvolvimento dos projetos na Educação Básica O desenvolvimento das atividades será realizado pelos bolsistas de ID com a supervisão dos professores em exercício e orientação dos coordenadores do Projeto. O professor supervisor terá um papel fundamental no desenvolvimento dos projetos dos bolsistas de ID, acompanhará o planejamento, as reflexões/discussões e a implementação dos projetos em sala de aula.
4 Inserção dos bolsistas no ambiente escolar O reconhecimento da escola, a vivência e estudo do contexto educacional contribuirão para o desenvolvimento das propostas de docência e investigação adequadas às condições específicas da realidade escolar. Isso permitirá identificar questões que se colocam sobre a prática pedagógica em Física e seus pressupostos, possibilitando reflexões sobre a função social da escola e o papel do professor de Física no contexto escolar
5 Estudo de referenciais teóricos relacionados ao ensino de Física Realizar encontros semanais (coordenador, supervisor e bolsistas ID) para discutir os fundamentos que subjazem às opções de ordem metodológica, teórica, epistemológica, ética e política, presentes na formação de professores e na Pesquisa em Ensino de Física no Brasil.
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Socialização do conhecimento

Divulgação dos resultados das ações desenvolvidas na forma de artigos sobre a Iniciação a Docência e a Pesquisa nas escolas de educação Básica, em eventos locais, nacionais e internacionais da área de Educação e Educação em Ciências/Física.