no | Ação | Descrição |
1 | Diagnóstico do campo de atuação | Estudos e reconhecimento da realidade escolar: espaço físico, sujeitos e projeto pedagógico. |
2 | Elaboração de projetos relacionados ao ensino de Física | Em ações conjuntas, a partir de estudos coletivos, serão planejadas atividades de ensino relacionadas às temáticas do ensino de Física a partir de diferentes enfoques metodológicos. |
3 | Desenvolvimento dos projetos na Educação Básica | O desenvolvimento das atividades será realizado pelos bolsistas de ID com a supervisão dos professores em exercício e orientação dos coordenadores do Projeto. O professor supervisor terá um papel fundamental no desenvolvimento dos projetos dos bolsistas de ID, acompanhará o planejamento, as reflexões/discussões e a implementação dos projetos em sala de aula. |
4 | Inserção dos bolsistas no ambiente escolar | O reconhecimento da escola, a vivência e estudo do contexto educacional contribuirão para o desenvolvimento das propostas de docência e investigação adequadas às condições específicas da realidade escolar. Isso permitirá identificar questões que se colocam sobre a prática pedagógica em Física e seus pressupostos, possibilitando reflexões sobre a função social da escola e o papel do professor de Física no contexto escolar |
5 | Estudo de referenciais teóricos relacionados ao ensino de Física | Realizar encontros semanais (coordenador, supervisor e bolsistas ID) para discutir os fundamentos que subjazem às opções de ordem metodológica, teórica, epistemológica, ética e política, presentes na formação de professores e na Pesquisa em Ensino de Física no Brasil. |
6 |
Socialização do conhecimento |
Divulgação dos resultados das ações desenvolvidas na forma de artigos sobre a Iniciação a Docência e a Pesquisa nas escolas de educação Básica, em eventos locais, nacionais e internacionais da área de Educação e Educação em Ciências/Física. |