PROJETO DE ARTE E GEOGRAFIA MOSTRA CULTURAL INTERDISCIPLINAR DE ARTE, GEOGRAFIA, BIOLOGIA E LITERATURA DO PARANÁ PROFº. ILDA – ARTE PROFº. ANA MARA – GEOGRAFIA PROFº. RAFAEL E ELISANDRA – BIOLOGIA PROº AILTON – LITERATURA PIBID/UFPR – SUBPROJETO DE GEOGRAFIA OBJETIVOS • Incentivar o pensamento crítico em relação às aspectos regionais • Conhecer a história e arte do Estado do Paraná • Reconhecer os artistas do Estado e suas respectivas obras • Conceituar a arte no espaço regional do Paraná • Conhecer o Paraná através da música e dança • Identificar aspectos geográficos do Estado • Analisar os aspetos físicos e econômicos através de maquetes, mapas e outras ferramentas • Entender a dinâmica da população e a cultura do Estado • Reconhecer a importância da contribuição dos imigrantes na formação do território do Estado, a influencia indígena e africana. • Identificar os aspectos ambientais do Estado principalmente da capital (Curitiba) JUSTIFICATIVA De acordo com o dicionário informal interdisciplinaridade é um Processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento. Constitui uma associação de disciplinas, por conta de um projeto ou de um objeto que lhes sejam comuns. De acordo com BENETI (2009): “Nós professores, não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais nós professores temos que trabalhar em conjunto – professores de todas as disciplinas sim do núcleo comum, por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas”. Devido a essa preocupação das mudanças e a busca por melhorias nas aulas é que esse projeto foi elaborado, principalmente pensando-se na melhoria da qualidade das aulas e uma maior integração entre conteúdos, professores e alunos. Outo ponto seria que os livros didáticos do 1º, 2º e 3º ano (Ensino Médio), não contemplam o estudo do Estado do Paraná, e esses são cobrados em provas de ENEM e vestibulares. METODOLOGIA As atividades serão com as turmas do 1º e 2º E 3º ano do Ensino Médio do período Diurno e Noturno. O Projeto PIBID da UFPR participará com atividades realizadas com o 1º ano A do ensino Médio da Manhã. A parte musical e de dança irá envolver os alunos do projeto “mais educação” (do projeto de dança e fanfarra), a fim de incentivar a socialização e interação entre os alunos. Também alunos do ensino fundamental e médio de variadas turmas. O Projeto de Música do PIBID da PUC participará com atividades realizadas com os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Manhã Os trabalhos serão realizados em grupo. E alguns serão realizados paralelamente. Abaixo estão descritas as atividades por disciplina: ARTES: - Ilustração do livro “História do cotidiano Paranaense”; - Confecção de artesanato; - Elaboração da bandeira do Paraná com fuxico; - Elaboração de mandalas, mosaicos etc; - Pesquisa sobre os artistas do Estado; - Recriação de obras de artistas paranaenses. GEOGRAFIA – PIBID/UFPR - Primeiramente farão uma pesquisa e estudo sobre as Regiões do Brasil, sempre comparando os demais estados ao estado do Paraná; - Aulas expositivas sobre aspectos do Paraná: economia, hidrografia, vegetação etc; - Elaboração de um mosaico o local da aula de campo; - Confecção de maquete dos aspectos físicos e ambientais; - Confecção de mapas temáticos; - Mural om fotos das aulas de campo; - Painel com a cronologia dos mapas dos Paraná e as mudanças; - Aulas de campo ao litoral do Paraná (Manguezal) BIOLOGIA - Exposição da vida animal do litoral do Paraná; - Aula de campo em área de Manguezal; - Espécies vegetais e animais do Paraná. LITERATURA - Helena Kolody; - Poetas paranaenses; - Organização de um caderno de poesias (elaboradas pelos próprios alunos); CRONOGRAMA Mês Atividades Julho e Agosto Pesquisas bibliográficas, apresentação de seminários Setembro Ensaio de dança Elaboração da bandeira com fuxico, Mandalas, mosaicos, Outubro Aulas Teóricas sobre o litoral do Paraná envolvendo geotecnologias Ensaio de dança, Recriação das obras, Confecção de maquetes, Aula de Campo no Litoral do Paraná – área de manguezal Ilustração do livro apresentação Novembro Exposição dos trabalhos BIBLIOGRAFIA BENETI, Marcelo. A Importância do Trabalho Interdisciplinar. 2009. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-do-trabalho-interdisciplinar-909164.html. Lei nº 9795/99 sobre política nacional de educação ambiental. Lei nº 11645/08 sobre história e cultura dos povos Indígenas. Lei nº 10639/03 sobre história e cultura afro-brasileira e africana. PARANÁ, SEED. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná, Geografia. Curitiba. 2006. SCHMIT, Maria Auxiliadora M. S. História do Cotidiano Paranaense. Curitiba: Letraviva, 1996. 128p. www. Diaadiaeducação.pr.gov.br.