PROJETO DE ARTE E GEOGRAFIA
MOSTRA CULTURAL INTERDISCIPLINAR DE ARTE, GEOGRAFIA, BIOLOGIA E LITERATURA DO PARANÁ
PROFº. ILDA – ARTE
PROFº. ANA MARA – GEOGRAFIA
PROFº. RAFAEL E ELISANDRA – BIOLOGIA
PROº AILTON – LITERATURA
PIBID/UFPR – SUBPROJETO DE GEOGRAFIA
OBJETIVOS
• Incentivar o pensamento crítico em relação às aspectos regionais
• Conhecer a história e arte do Estado do Paraná
• Reconhecer os artistas do Estado e suas respectivas obras
• Conceituar a arte no espaço regional do Paraná
• Conhecer o Paraná através da música e dança
• Identificar aspectos geográficos do Estado
• Analisar os aspetos físicos e econômicos através de maquetes, mapas e outras ferramentas
• Entender a dinâmica da população e a cultura do Estado
• Reconhecer a importância da contribuição dos imigrantes na formação do território do Estado, a influencia indígena e africana.
• Identificar os aspectos ambientais do Estado principalmente da capital (Curitiba)
JUSTIFICATIVA
De acordo com o dicionário informal interdisciplinaridade é um Processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento. Constitui uma associação de disciplinas, por conta de um projeto ou de um objeto que lhes sejam comuns. De acordo com BENETI (2009):
“Nós professores, não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais nós professores temos que trabalhar em conjunto – professores de todas as disciplinas sim do núcleo comum, por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas”.
Devido a essa preocupação das mudanças e a busca por melhorias nas aulas é que esse projeto foi elaborado, principalmente pensando-se na melhoria da qualidade das aulas e uma maior integração entre conteúdos, professores e alunos. Outo ponto seria que os livros didáticos do 1º, 2º e 3º ano (Ensino Médio), não contemplam o estudo do Estado do Paraná, e esses são cobrados em provas de ENEM e vestibulares.
METODOLOGIA
As atividades serão com as turmas do 1º e 2º E 3º ano do Ensino Médio do período Diurno e Noturno.
O Projeto PIBID da UFPR participará com atividades realizadas com o 1º ano A do ensino Médio da Manhã.
A parte musical e de dança irá envolver os alunos do projeto “mais educação” (do projeto de dança e fanfarra), a fim de incentivar a socialização e interação entre os alunos. Também alunos do ensino fundamental e médio de variadas turmas.
O Projeto de Música do PIBID da PUC participará com atividades realizadas com os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Manhã
Os trabalhos serão realizados em grupo. E alguns serão realizados paralelamente. Abaixo estão descritas as atividades por disciplina:
ARTES:
- Ilustração do livro “História do cotidiano Paranaense”;
- Confecção de artesanato;
- Elaboração da bandeira do Paraná com fuxico;
- Elaboração de mandalas, mosaicos etc;
- Pesquisa sobre os artistas do Estado;
- Recriação de obras de artistas paranaenses.
GEOGRAFIA – PIBID/UFPR
- Primeiramente farão uma pesquisa e estudo sobre as Regiões do Brasil, sempre comparando os demais estados ao estado do Paraná;
- Aulas expositivas sobre aspectos do Paraná: economia, hidrografia, vegetação etc;
- Elaboração de um mosaico o local da aula de campo;
- Confecção de maquete dos aspectos físicos e ambientais;
- Confecção de mapas temáticos;
- Mural om fotos das aulas de campo;
- Painel com a cronologia dos mapas dos Paraná e as mudanças;
- Aulas de campo ao litoral do Paraná (Manguezal)
BIOLOGIA
- Exposição da vida animal do litoral do Paraná;
- Aula de campo em área de Manguezal;
- Espécies vegetais e animais do Paraná.
LITERATURA
- Helena Kolody;
- Poetas paranaenses;
- Organização de um caderno de poesias (elaboradas pelos próprios alunos);
CRONOGRAMA
Mês Atividades
Julho e Agosto Pesquisas bibliográficas, apresentação de seminários
Setembro Ensaio de dança
Elaboração da bandeira com fuxico,
Mandalas, mosaicos,
Outubro Aulas Teóricas sobre o litoral do Paraná envolvendo geotecnologias
Ensaio de dança,
Recriação das obras,
Confecção de maquetes,
Aula de Campo no Litoral do Paraná – área de manguezal
Ilustração do livro apresentação
Novembro Exposição dos trabalhos
BIBLIOGRAFIA
BENETI, Marcelo. A Importância do Trabalho Interdisciplinar. 2009. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-do-trabalho-interdisciplinar-909164.html.
Lei nº 9795/99 sobre política nacional de educação ambiental.
Lei nº 11645/08 sobre história e cultura dos povos Indígenas.
Lei nº 10639/03 sobre história e cultura afro-brasileira e africana.
PARANÁ, SEED. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná, Geografia. Curitiba. 2006.
SCHMIT, Maria Auxiliadora M. S. História do Cotidiano Paranaense. Curitiba: Letraviva, 1996. 128p.
www. Diaadiaeducação.pr.gov.br.