SEMANA CULTURAL – MAQUETE DO ESTADO DO PARANÁ EM E.V.A
COLÉGIO ESTADUAL FLÁVIO FERREIRA DA LUZ
Esta oficina refere-se à Semana Cultural do Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz, que se realizou no dia 17/08/12 com a aula teórica tratando de conceitos relativos a curvas de ní¬vel, conceito básico sobre o que são maquetes; mapas hipsométricos; perfil topográfico e cotas altimétricas.
A oficina teve por objetivo apresentar a técnica e montagem da maquete do Mapa Fí¬sico do Brasil em E.V.A.
Participaram nesta atividade 40 alunos do 1º B. Foram divididos em grupos de 2 a 5 alunos.
Na aula expositiva, os alunos fizeram um perfil hipsométrico, colocando assim em prática os conceitos trabalhados. Foram utilizadas 2 aulas.
Para que se iniciasse a atividade de montagem da maquete foi explicado qual seria o procedimento. Para isto foram utilizadas 3 aulas.
Material Utilizado:
Folhas de E.V.A ; Folhas de papel sulfite A3; Folhas de carbono; Fita durex; Caneta; Canetinha; Régua; Tesoura; Cola para E.V.A; Mapa Físico do Brasil.
Método para elaboração da maquete:
Para a elaboração da maquete foi necessário estabelecer a primeira cota altimétrica. Assim, foi fixada a folha A3 com auxílio da fita durex; colocado o papel carbono em cima dela e depois a folha com o desenho do mapa a fim de estabelecer o contorno da primeira cota altimétrica do mapa físico do Brasil. Após isso, colocou-se o contorno do mapa em cima da folha de E.V.A de cor verde e fazendo o contorno com a caneta e depois recortando a folha de E.V.A.
O segundo passo foi para estabelecer a segunda cota. Para isso, foi feito o mesmo procedimento com as folhas sulfites A3, o papel carboo e o mapa. Foi recortado o papel sulfite com o contorno da segunda cota e contornado o mesmo sobre a folha de EVA de cor pêssego e depois recortada.
O mesmo foi feito com as próximas cotas, conforme os anteriores. O último passo depois de tudo recortado, foi o de colar cada parte com cola especial para E.V.A fixando-o a base em E.V.A preto para que a maquete ficasse com maior destaque. E colando, também, a legenda, o nome da maquete e o nome de quem a elaborou.
Constatou-se com a confecção da maquete que os alunos puderam por meio do envolvimento da atividade, fixar melhor o conteúdo que foi dado na aula expositiva e compreender o processo de confecção da maquete.