Geografia 2 > Posts > PROJETO INTEGRADO 2017
- INTRODUÇÃO
O Subprojeto 2 de Geografia do PIBID – UFPR, tem por objetivos: proporcionar experiências aos bolsistas de iniciação à docência, no aperfeiçoamento da prática à docência ao se introduzir e conviver de maneira profícua com o ambiente escolar; possibilitar a formação continuada dos professores na utilização das novas tecnologias; fundamentar as discussões sobre a educação; permitir ao estudante do ensino básico que compreenda a geografia como a ciência presente no dia-a-dia da sociedade; possibilitar a interdisciplinaridade a partir das práticas desenvolvidas nas escolas.
Sobre esta ótica que a presente prática pedagógica visa integrar estudantes do ensino fundamental e médio dos dois colégios parceiros do PIBID, o Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard e o Colégio Estadual Nirlei de Medeiros.
2. REALIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
A prática pedagógica realizár-se-a por meio da integração entre o Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard sob supervisão da professora Francisléa Ishikiriyama, localizado no bairro Sítio Cercado, e o Colégio Estadual Nirlei de Medeiros sob a supervisão do professor Paulo Roberto Frick, localizado no bairro Campo de Santana, ambos situados na região sul de Curitiba e vinculados ao PIBID-GEOGRAFIA.
Com a finalidade de estimular o trabalho em equipe e pensando em novos recursos para ensinar a disciplina de Geografia, a aula ocorrerá no campus Centro Politécnico da UFPR, no sábado dia 30 de setembro, nos períodos da manhã e tarde (9h às 16h).
Contará com atividades, que serão aplicadas em forma de gincana, como: 1. Corrida de orientação - enfatizando conceitos cartográficos; 2. Aula de campo com enfoque em vários aspectos ambientais e urbanos; 3. Atividade lúdica – Jogando o Banco Imobiliário com enfoque na ocupação e características do estado paranaense e 4. Oficina de ciclo das rochas (geologia).
Serão atendidos em média 120 estudantes da rede pública (60 de cada colégio), de onze turmas diferentes (do 8º e 9º no Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e intenta-se separá-los em equipes de dez discentes, misturando turmas e faixas etárias, para que o processo de aprendizagem e ensino seja coletivo, horizontalizado e para que a competição fique mais justa.
A proposta das atividades seguirão o seguinte cronograma:
Horário |
Atividade |
9h |
Início das atividades |
9h-10h30 |
Grupo 1: Corrida de orientação (Luan) Grupo 2: Jogo banco imobiliário (Paulo, e Thiago) Grupo 3: Aula de Campo Grupo 4: Oficina Geologia (Vinicius e Fran) |
10h30-12h |
Grupo 2: Corrida de orientação Grupo 3: Jogo banco imobiliário (Thiago e Ronaldo) Grupo 4: Aula de Campo Grupo 1: Oficina Geologia (Luan e Leuci) |
12h-13h |
Almoço: cada um levará seu lanche e bebida |
13h-14h30 |
Grupo 3: Corrida de orientação Grupo 4: Jogo banco imobiliário (Thiago e Robertha) Grupo 1: Aula de Campo Grupo 2: Oficina Geologia (Luan e Leuci) |
14h30-16h |
Grupo 4: Corrida de orientação Grupo 1: Jogo banco imobiliário (Thiago e Paulo) Grupo 2: Aula de Campo Grupo 3: Oficina Geologia (Vinicius e Fran) |
Responsáveis pelas atividades:
Corrida de orientação: Robertha, Eduardo, Sérgio, Yasmin, Arthur, Julia, André, Bruna, Wellington
Aula de Campo: Prof. Elaine e grupo Expedições Geográficas e bolsistas PIBID Renan, Fernando e Stefany
Banco imobiliário: Prof. Paulo e bolsistas Thiago e Ronaldo
Oficina Geologia: Prof. Hindi e prof. Francisléa e bolsistas Luan, Leuci e Vinicius.
Orienta-se que os alunos venham uniformizados, tragam de casa seu lanche e bebida, o almoço será realizado dentro do campus.
Nenhum aluno deverá sair do campus durante as atividades, todas as atividades serão realizadas por professores e monitores do LABOGEO (LABORATÓRIO PEDAGÓGICO DE GEOGRAFIA).
3. RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que a integração entre os estudantes dos dois colégios participantes se concretize, partindo do princípio de que o conhecimento e a aprendizagem são construções tanto internas a cada um quanto coletivas e, portanto, fruto de trocas e relações sociais. Não obstante, tentar-se-á trabalhar com os estudantes de maneira interdisciplinar, característica inerente à Geografia (elencando conteúdos da Biologia, História e Literatura, por exemplo).